[Resenha] Camundo | O Desenho e a Sombra | Nanuka Andrade


"Não precisamos estar juntos, para estarmos sempre ligados"

Camundo é um garoto orfão, que faz desenhos incríveis. Essa qualidade não é dada somente pelos desenhos serem perfeitos, e sim por eles se realizarem. Camundo tem o dom de "prever" acontecimentos através dos desenhos e por mais que queira, não tem como impedi-los. Ao prever a queda do diretor do orfanato na escada, Camundo acaba parecendo culpado e acaba fugindo com a ajuda de Mariana, a arrumadeira. Mariana (Que me encantou assim que li seu nome - rs) é a única pessoa que o menino pode contar. Ela o  leva a um casarão, onde Camundo começa a descobrir coisas sobre seu passado através de Elano Duarte, quem já conhecera sua mãe, e o informa que ela também tinha seu dom.

A escrita de Nanuka faz com que sejamos transportados para a cidade de Curitiba no século XX. O autor escreve com tanta precisão, que às vezes parece que ele viveu na mesma época. Os detalhes principais são descritos com clareza e não tornam a leitura cansativa, como em muitos casos. Alguns mistérios são desvendados só no final, e o livro deve ser degustado com calma, mesmo que fiquemos muito ansiosos para saber o que acontecerá depois e o porquê de alguns acontecimentos.

Conheci Nanuka pelo mundo virtual, e desde então tive vontade de ler seu livro. Estou sempre em livrarias, e na maioria das vezes, o livro estava em falta (na Saraiva me surpreendi quando me falaram que o livro estava em falta em todas as "Saraivas" do Rio de Janeiro). Minhas expectativas foram surpreendidas (e olha que já eram muitas - rs)

Também não posso deixar de mencionar as ilustrações do próprio autor no livro. A capa foi desenhada por ele, e a cada capítulo temos uma imagem de inicio também elaborada por Nanuka. A parceria entre a Editora e o autor é admirável.

"O Signo Oculto", continuação de "Camundo" tem previsão de lançamento para agosto, na Bienal de São Paulo. A capa pode ser conferida aqui. Não deixem de ler a entrevista que fiz com Nanuka aqui no blog.




Comentários

  1. Mariana! Minha parceria de arte!

    Adorei a resenha. Fico muito feliz de saber que gostou do livro! Está sendo uma experiência muito bacana saber a opinião dos leitores. É motivador, e vem me ajudando muito a melhorar.

    Obrigado pelo carinho!

    ResponderExcluir
  2. A capa é realmente muito legal, autor dois em um haha
    Adorei sua resenha, ainda não tinha ouvido falar deste livro, mas me interessou bastante, já vou adicioná-lo na minha minha lista de leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Haha, é claro que você tinha de gostar da Mariana! :)

    A capa desse livro é muito linda. Saber que foi o autor quem fez só melhora as coisas. Sei lá, quando o autor faz, parece mais relacionado à história, uma parte do todo. Pena que nem todos os escritores são dotados de habilidades artísticas.

    Estou muito curiosa a respeito de "Camundo". Vai para o meu "Vou ler". Aposto que vou adorar. :)

    Abraços,

    Fátima Menezes - @fatimamd
    http://recantodecaliope.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Legal este conto, um menino que desenha coisa e elas tomam vida. Já vi alguns animes com personagens assim mas neste caso parece ser mais sombrio. Parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa sua resenha, ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas como a d o r e i vou procurar e ler.

    ResponderExcluir
  6. É ótimo ver literatura fantástica nacional de boa qualidade!
    Camundo é um livro que está entre os meus desejados, ainda não tive oportunidade de ler, mas conheci Nanuka e li alguns contos, o suficiente pra saber que ele tem muito talento (não que eu tenha 'cacife' pra julgar isso hhehe)

    Além de escrever muito bem, ele desenha! As ilustrações dele são incríveis, dá um fantástico na história. Bem diferente de muita coisa que a gente vê por aí!

    Ótimo post!

    @Pedro_Almada
    Pedro Almada - Inspirados, O Berço das Grandes Ideias!
    inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Sua resenha me deu a maior vontade de ler esse livro! Muito boa!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas