[Resenha] Camundo | O Desenho e a Sombra | Nanuka Andrade


"Não precisamos estar juntos, para estarmos sempre ligados"

Camundo é um garoto orfão, que faz desenhos incríveis. Essa qualidade não é dada somente pelos desenhos serem perfeitos, e sim por eles se realizarem. Camundo tem o dom de "prever" acontecimentos através dos desenhos e por mais que queira, não tem como impedi-los. Ao prever a queda do diretor do orfanato na escada, Camundo acaba parecendo culpado e acaba fugindo com a ajuda de Mariana, a arrumadeira. Mariana (Que me encantou assim que li seu nome - rs) é a única pessoa que o menino pode contar. Ela o  leva a um casarão, onde Camundo começa a descobrir coisas sobre seu passado através de Elano Duarte, quem já conhecera sua mãe, e o informa que ela também tinha seu dom.

A escrita de Nanuka faz com que sejamos transportados para a cidade de Curitiba no século XX. O autor escreve com tanta precisão, que às vezes parece que ele viveu na mesma época. Os detalhes principais são descritos com clareza e não tornam a leitura cansativa, como em muitos casos. Alguns mistérios são desvendados só no final, e o livro deve ser degustado com calma, mesmo que fiquemos muito ansiosos para saber o que acontecerá depois e o porquê de alguns acontecimentos.

Conheci Nanuka pelo mundo virtual, e desde então tive vontade de ler seu livro. Estou sempre em livrarias, e na maioria das vezes, o livro estava em falta (na Saraiva me surpreendi quando me falaram que o livro estava em falta em todas as "Saraivas" do Rio de Janeiro). Minhas expectativas foram surpreendidas (e olha que já eram muitas - rs)

Também não posso deixar de mencionar as ilustrações do próprio autor no livro. A capa foi desenhada por ele, e a cada capítulo temos uma imagem de inicio também elaborada por Nanuka. A parceria entre a Editora e o autor é admirável.

"O Signo Oculto", continuação de "Camundo" tem previsão de lançamento para agosto, na Bienal de São Paulo. A capa pode ser conferida aqui. Não deixem de ler a entrevista que fiz com Nanuka aqui no blog.