Papo Literário: Siobhan Vivian


Olá pessoal! Hoje venho com uma entrevista super esperada. Com ninguém mais, ninguém menos que Siobhan Vivian, autora de Não Sou Este Tipo de Garota, lançado pela Editora Novo Conceito, e A Little Friendly Advice, que será lançado em Maio também pela Novo Conceito. Siobhan nasceu na cidade de Nova York no dia 12 de Janeiro de 1979. Ela cresceu em Rutherford, Nova Jersey, freqüentou a Universidade de Artes, é graduada em Escrita para Filmes de Televisão, recebeu seu mestrado em Escrita Criativa e Leitura Infantil na Universidade New School, trabalhou como editora em romances Best-sellers do The New York Times, como roteirista para o Disney Channel e atualmente é professora na Universidade de Pittsburgh.
Na entrevista e nos e-mails que trocamos, Siobhan se mostra uma pessoa cheia de humor, e nos conta sobre seus livros, seus tempos no colégio, sobre a lua de mel que pretende passar aqui no Brasil e sobre seu diário, que deu origem a um de seus livros.
Confiram:

Como você descreve seu livro "Não Sou Este Tipo de Garota"?
Eu acho que é um livro sobre as pressões que uma garota sofre. A verdade é que todo mundo vai ter uma opinião sobre o que você faz e o que você não faz, mas você só precisa viver sua vida.

Como foi a criação dos personagens? Você se inspirou em pessoas de seu convívio para criar cada personalidade e cada nome?
Eu diria que Natalie e Spencer são diferentes partes de mim. Eu posso ser selvagem e louca, ou eu posso ser motivada e orientada. Autumn (a melhor amiga de Natalie) foi inspirada em uma menina que eu conheci que tinha um apelido parecido durante seus anos no colégio. Quanto aos nomes, eu gostaria que Spencer fosse um pouco atrevida. Natalie foi o primeiro nome que veio em mente. Eu gostei de como ele se encaixou. E Atumn parecia amigável, um nome doce para uma melhor amiga.

Em que momento você decidiu ser escritora?
Eu sempre gostei de contar histórias, para fofocar com meus amigos. Mas isso não aconteceu até o fim do colegial, quando eu fiz uma aula de escrita criativa, e então percebi que a escrita poderia ser uma opção de carreira.

Você foi roteirista no canal Disney Channel e atualmente é professora e escritora. Qual a diferença entre escrever roteiros e livros?
Existe uma GRANDE diferença. Em roteiros, você tem que ser toda visual. Você não pode entrar na cabeça de um personagem e dizer o que ele está pensando (ao menos que você use voice over*). Argumentar, eu acho também é muito pressionado. Você não tem o direito de sentar e descrever a beleza de um pôr do sol. Alguém só vai filmar aquele pôr do sol para você. As palavras, ao menos que sejam diálogos, realmente não importam.

Qual foi sua reação ao saber que seu livro seria publicado no Brasil? Você gostaria de vir aqui algum dia?
Eu adoraria ir ao Brasil! Meu marido e eu estamos sonhando e pesquisando sobre lugares para ir em nossa lua de mel e Brasil está no topo da lista.

Nos conte um pouco sobre "A Little Friendly Advice". (Que será publicado no Brasil pela Editora Novo Conceito em Maio)
A Little Friendly Advice é uma história sobre um grupo de quatro amigas. Ele é baseado em meus amigos do colégio. A personagem principal, Ruby, sempre seguiu o exemplo de seu melhor amigo. Mas as coisas começam a mudar quando ela conhece um garoto muito fofo e descobre que seus amigos estão escondendo segredos dela!

Nos fale um pouco sobre seus outros livros também. "The List" e "Same Difference"
The List é sobre uma escola na qual há uma tradição. Todos os anos, alguém coloca uma lista nomeado a garota mais bonita e a mais feia de cada série. O livro se baseia em oito meninas (quatro "bonitas" e quatro "feias") por uma semana em suas vidas, e como estar na lista as afeta.
Same Difference é uma história que vem direto das páginas do meu diário! É sobre uma menina que está entre dois mundos: um onde ela é uma menina normal, em uma escola normal, e outro onde ela é uma rebelde  vivendo em uma cidade e fazendo coisas loucas.

Qual dica você daria para quem quer ser escritor?
Pense sobre histórias e acontecimentos de sua própria vida que você contaria de novo e de novo e comece por aí!

Por último,  deixe uma mensagem para os fãs brasileiros e os leitores do blog Magia Literária:
Muito obrigada a todos por lerem meus livros! É um sonho virando realidade saber que garotas ao redor do mundo estão lendo e se divertindo com minhas palavras.

RAPIDINHAS:

Uma pessoa: Minha irmã, Brenna
Um lugar: Praia
Um escritor: Minha melhor amiga, Jenny Han
Eu não gosto: De suar
Eu gosto: De deixar minhas unhas feitas
Uma frase: "Não acredite em campanhas publicitárias"


* Voice Over: narração em Off


:: Entrevista feita por: Mariana M.
:: Traduzida por: Mariana M.