10 dicas para novos escritores, por Lycia Barros

1: Escolha uma coisa para escrever e permaneça com ela do começo ao fim. É tentador ficar pulando para um novo projeto quando o primeiro torna-se difícil.

2: Programe uma hora específica para escrever. Se você não estabelecer isso em sua agenda, não vai acontecer.

3: Evite a tentação de mostrar o seu trabalho enquanto você ainda está escrevendo-o. Espere até tê-lo concluído, e então consiga o feedback.

4: Escolha um gênero para escrever que você aprecie como leitor.

5: Quando você estiver escrevendo, não fique obcecado pensando se vai ou não conseguir vendê-lo. Concentre-se em escrever tão bem quanto puder, o marketing vem depois.

6: Experimente o que funciona melhor para você em termos de quão minuciosamente você esboça alguma coisa antes de escrever, onde escrever, quando escrever etc. Cada escritor desenvolve seus próprios métodos para o sucesso.

7: Não fique nervoso com a ortografia e a gramática durante o primeiro rascunho. Você pode voltar atrás e corrigi-las quando fizer a segunda versão. Se estes não são os seus pontos fortes, encontre alguém que seja bom nisso e peça-lhe para revisar o seu trabalho.

8: Encontre um companheiro de escrita, seja local ou online, com quem você possa permutar trabalho e críticas construtivas. Certifique-se de que seja alguém que tenha uma perspectiva positiva, não apenas alguém que esteja procurando um parceiro para queixar-se.

9: Aprenda com tudo o que você ler. Mesmo escrita ruim é instrutiva – você vai aprender o que não fazer! Se você ler algo que realmente funciona, leia-o uma segunda vez para analisar como e por quê funciona.

10: Leia bons livros sobre escrita, tanto para instrução prática quanto para motivação.