[Resenha] Garota Replay | Tammy Luciano

“Ser a gente mesmo pode não ser fácil, mas encarar quem somos é a melhor maneira de construir uma história de verdade.”

  Thizi é uma garota gente boa e ao mesmo tempo solitária. Seus pais estão sempre viajando pelo mundo, aproveitando a vida e ela vive sozinha em um apartamento na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Thizi namora Tadeu, ou pelo menos namorava, até que seu melhor amigo Tito o viu diversas vezes beijando outras garotas. Ela não acreditava, até o dia no qual ele tirou uma foto e ela não teve escolha se não aceitar que estava sim sendo traída.

  Se sentindo sozinha, Thizi sai para se distrair um pouco e acaba encontrando com uma garota idêntica a ela. Não é sua irmã, não é uma prima, nem uma conhecida, é apenas uma estranha desconhecida que ela passa a encontrar diversas vezes até que  descubra a resposta para a pergunta: quem é essa garota?

  Já estava doida para ler o livro desde que Tammy colocou no Facebook que ele seria lançado e tive a oportunidade de compra-lo no dia do evento da Fernanda França aqui no Rio. Por sorte, Tammy estava lá e eu pude ter meu exemplar autografado. Passei Garota Replay na frente de outros livros e não conseguiria parar de ler se não fossem as 6 provas do dia seguinte (sim, 6 provas. Essa é a minha vida) eu terminaria de ler o livro no mesmo dia, pois parei de ler nos últimos capítulos.

  A personagem principal pode parecer um tanto infantil as vezes, mas isso colaborou com o desfecho da história. Após encontrar sua replay ela faz vários questionamentos sobre sua vida e procura entender melhor seus sentimentos e a si mesma.
  “Ali, me vendo, ou vendo alguém tão parecida comigo, com aquele astral tão vencedor, imaginei que eu poderia ter conseguido muito mais do que fiz até ali.”

  Algumas pessoas reclamaram da narrativa e hoje entendo o porque. A verdade é que no inicio do livro a narrativa é só de Thizi, sem muitos diálogos e com muitos questionamentos, porém o livro me surpreendeu de forma positiva. A história tomou um rumo que eu nem imaginava e o principal problema de Thizi seria seu relacionamento e sua solidão, mas ao encontrar com sua replay ela passa a repensar em sua vida. E temos a "pegadinha da Tammy" no final do livro, que surpreende qualquer um - rs.

 O livro é super leve,  quando você começa a ler não quer parar e quando percebe ele já acabou. O personagem Tito é adorável e graças a ele o livro possui partes fofas e românticas. Tammy soube  fazer com que nos questionemos o mesmo que a personagem principal: se eu encontrasse comigo mesma, o que gostaria de saber? o que falaria? o que pensaria?

  Indico Garota Replay para os leitores (não só garotas) de qualquer idade, que gostem de se sentir na pele do personagem e para quem gosta de uma personagem que erra algumas vezes e que possui falhas. Exatamente como nós mesmos.

  E aproveito para dizer que leiam a entrevista com Tammy que foi feita aqui no blog, com perguntas de leitores através deste link.