[Resenha] Jogoz Vorazes | Suzanne Collins

Que a sorte esteja sempre a seu favor...

  Katniss é uma garota de 16 anos que vive no Distrido 12 de Panem, uma nação fundada após o fim da América do Norte e é comandada pela Capital. Katniss vive na Costura e após a morte de seu pai ela é o chefe da casa onde vive com sua mãe e sua irmã mais nova, Prim. Este ano ocorrerá a 74º edição dos Jogos Vorazes, que foram criados com o intuito de entreter a população. O Jogos tratam-se do que chamaríamos de reality show, onde 24 jovens entre 12 e 18 anos, dois (um menino e uma menina) de cada um dos 12 distritos é enviado a Capital para lutar até que só um sobreviva e seja o tributo vencedor. Este é o primeiro ano que o nome da irmã de Katniss estará no sorteio, e seu maior medo é que ele sorteado, porém para a infelicidade de Katniss e sua irmã, o nome de Prim é sorteado.

  Katniss não pode suportar a ideia de ter que ver sua irmã morrendo nos jogos e logo se oferece no lugar dela. Katniss agora é oficialmente a tributo mulher de seu distrito, e o homem é Peeta Melark, o filho do padeiro. Eles nunca se falaram, mas um acontecimento que pode parecer pouca coisa, faz com com que Katniss pense que tem uma dívida com Peeta, e agora ela terá que "enfrenta-lo" nos jogos, para sobreviver.

“- Quem é que não sabe mentir, Peeta? – pergunto, embora saiba que ele não pode me ouvir. Não tem problema. Panem inteira pode.”
Fiquei buscando todo o brilho que as pessoas estavam comentando. O livro não é ruim, é muito bom até. A forma que Suzanne descreveu cada detalhe e pensamento da personagem fazem com que a estória seja ainda melhor. Se o livro não fosse em primeira pessoa muitos detalhes ficariam jogados no ar, porém existem partes que eu pensei que seriam melhor em terceira pessoa, como por exemplo, as mortes dos outros tributos, já que Katniss ficou longe de todos e não participou de nenhuma briga, só sabíamos quem morria quando ela mesma sabia e não tivemos o "prazer" (ou desprazer) de poder vivenciar os combates.



Jogos Vorazes se tornou muito conhecido após o lançamento do filme. Como já era de se esperar, muitos fãs surgiram, muitas brigas também e mais uma rivalidade entre fãs. Essa resenha já era para ter sido escrita a umas duas semanas, e "embromei" ainda mais depois do MTV Movie Awards. Como fã incondicional de Harry Potter queria que o filme tivesse ganhado mais prêmios nessa premiação, já que era a última oportunidade, e como todo mundo estava comentando a premiação no meu twitter e fãzinhos revoltados de JG vieram falar comigo, ou melhor, querer brigar. Acho que cada um tem liberdade para se expressar, e eu estava no meu Twitter, também não fiquei calada. Depois disso fiquei com uma pitada de raiva do filme (que nem havia visto) e da série em si, mas isso é assunto para um outro post, da nova coluna do blog que vocês poderão ler a partir dessa semana.

Achei meio ridículo a forma como a Capital mudou as regras dos Jogos só por causa de um casalzinho. Tudo bem que eles queriam audiência, e um romance não faz mau a ninguém, mas achei que ficou forçado de mais que era óbvio que eles estavam torcendo para eles.

Apesar de sinceramente esperar que os outros dois volumes sejam melhores (os fãs de Jogos Vorazes que me desculpem, mas eu não achei o livro magnífico) recomendo o livro para todos que gostem de uma leitura que flui rapidamente, onde você quer ler mais, mais e mais. O livro é bem escrito, e eu mau posso esperar para ler Em Chamas (mesmo que já tenha me decepcionado ao ler o primeiro capítulo na internet). 

Comentários

  1. Provavelmente eu sou a única blogueira da blogosfera que ainda não leu JV!!!!!!! Nem vi o filme (porque veja bem, ia estragar a surpresa). Mas entenda, estou sem poder comprar livros :(. Enfim, gostei da sua resenha, me deu vontade de ler para tirar a prova haha.

    Beijos
    Nati

    http://www.meninadelivro.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achava que era a única Natália! hahaha
      Leia sim, e depois me diga o que achou! O livro tem opiniões diferentes..

      beijos,
      Mariana M.

      Excluir
  2. Também não li o livro ainda e não tinha muita vontade de ler. Também não vi o filme, pois como você penso que devemos ler o livro primeiro, mas acho que agora vou compra-lo para tirar a prova

    ResponderExcluir
  3. Olha, não li esse livro ainda. Mas fiz questão de ver o filme pra ver se era aquilo tudo que estavam falando mesmo. Ainda não sei até hj se amei ou só gostei. A ideia é boa, mas acho q tbm não me conquistou tanto... vamos ver po que vou achar do livro ;...

    ResponderExcluir
  4. Olha, uma coisa é verdade: a narrativa corre tão solta que vc nem percebe que o livro passou. Não sei se eu achei assim tãão justificadas as ações de Panem, ou a aceitação de uma coisa tão brutal como os JV. Lendo, assim, meu pareceu meio forçado. Claro que isso não interessa quando vc está lendo as cenas de ação e perdendo o fogo pra saber se vão pegar a Katniss ou não (nem que seja de pancada, já que é óbvio que ela vai sobreviver, pra que hajam as continuações do livro shhfhae).

    Enfim, uma boa leitura, mas não achei tudo iiisso que o povo fala. Daria um 7,5

    ResponderExcluir
  5. Jogos Vorazes é um livro ótimo. recomendo. A única coisa que me decepcionou durante a leitura foi a indecisão de Katniss em relaçao a Peeta. Nao vou falar mais nada senao vai ser spoiler :) resenha maravilhosa, a proposito. bjao

    ResponderExcluir
  6. Eu acabei de ler esse livro essa semana!
    Concordo com vc, a forma como eles mudara a regra e depois 'desmudaram'... Foi meio conveniente demais pra história acontecer, faltou um bocado de imaginação, eu penso.
    Eu também não favoritei o livro, não é bem o que eu esperava, mas acho que pela proposta dele, ele acabou conquistando os leitore. Sei lá, ganhou minha simpatia, mas não morro de amores pelo livro rs

    abração!

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li esse livro mas assisti ao filme. Gostei demais. Espero que o livro seja muito melhor e pelo que li aqui, creio estar certa.Sua resenha ficou muito boa.

    ResponderExcluir
  8. Estou ansiosa para ler esse livro. Estou com ele aqui em casa mas tenho que ler os livros de parceria primeiro :/ Assisti ao filme e adorei, espero que o livro seja melhor!

    Amei a resenha, os quotes são perfeitos!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Muito legal este post, eu estava com uma idéia muito limitada do que esta série de livros aborda. Agora já conheço um pouco mais sobre o clima dos livros com uma sociedade problemática e um regime ditatorial ministrado por uma Capital que controla todos os distritos através da força,opressão e medo.

    ResponderExcluir
  10. Também não achie esse livro tão incrível quanto todos diziam que ia ser, apesar de ser muito bom. O meu maior problema é que eu nunca entendi porque a Katniss e o Gale não estavam juntos no começo do livro. questões de conviniência, só pode. Porque eles até mesmo já agiam como se fossem!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas