[Resenha] Em Chamas | Suzanne Collins

Se você não leu Jogos Vorazes sugiro que não continue lendo a resenha, pois esta resenha pode conter spoilers deste e primeiro livro.
Para ler a resenha do primeiro livro da série clique aqui


  Em Chamas é o segundo volume da série Jogos Vorazes. No primeiro livro Katniss e Peeta foram os vencedores dos Jogos Vorazes e agora eles moram com suas famílias da Vila dos Vitoriosos, onde Haymich também possui uma casa por ser o único vencedor dos Jogos no Distrito 12 antes deles.

  Se alguém pensou que depois dos Jogos Katniss teria paz, pensou errado. Depois de quase comer as amoras venenosas junto a Peeta ela   praticamente criou uma guerra enfrentando os "poderes" da capital sobre os jogos e seus tributos e agora, o presidente Snow a ameaça de várias formas para ter certeza de que Katniss vai fazer com que todos acreditem que ela está sim apaixonada por Peeta e que ela não os enfrentará novamente.

  Neste livro a primeira parte mostra a vida de Katniss, Gale e Peeta no Distrito 12 após o término dos Jogos Vorazes e o retorno dos dois vencedores. Neste segundo livro reparei que as coisas acontecem um pouco mais rápido e isso faz com que a leitura flua também mais rápido. Por exemplo, li Jogos Vorazes em 5 dias, Em Chamas li em 3, e esse com certeza é um dos pontos positivos desse livro, já que muitas vezes não temos diálogos só os pensamentos de nossa Katniss.

A vida no Distrito 12 não é de fato tão diferente da vida na arena. Em determinado ponto, você precisa parar de correr, se virar e encarar quem quer que queira ver você morta.

  Quando terminei de ler Jogos Vorazes mau podia esperar a continuação.Como vocês sabem, eu não sou fã de Jogos Vorazes - nem do livro, nem do filme - mas era óbvio que não ficaria sem ler a continuação do primeiro livro e agora começarei a ler o terceiro. Não sou fã da série, mas tenho que admitir que a escrita de Suzanne é muito boa. Ela faz você se sentir como Katniss e muitas vezes se questionar como a própria. Faz você ficar na dúvida se ficaria com Gale ou com Peeta, o que faria se tivesse que voltar para a arena dos Jogos ou como resolveria o problema com a capital. E é justamente por isso que gosto muito de livros que são escritos em primeira pessoa, pois assim a narração se torna mais detalhada, alguns acontecimentos não são deixados de lado e você pode se sentir como o personagem. Na minha opinião essa é a melhor qualidade do livro, porque com os jogos e os confrontos com a Capital é Katniss quem nos "conta" tudo.

   Em Chamas é ainda melhor do que Jogos Vorazes. O foco desde livro é a luta. Luta para sobreviver. Luta para vencer a Capital. E Katniss, como sempre, tem seus momentos de confusões amorosas.  Quem gostou do primeiro livro deve ler a continuação e que não gostou também, porque vai se surpreender.

***

Leia a resenha de A Esperança aqui .