[Resenha] A Esperança | Suzanne Collins


* Se você não leu Jogos Vorazes ou Em Chamas tenha cuidado com spoilers.

  Começo a resenha dizendo que A Esperança foi o livro que menos gostei da trilogia. Katniss sobreviveu a mais uma edição dos Jogos Vorazes e neste livro ela busca uma esperança para continuar. Com a morte de pessoas próximas - acreditem, bem próximas - ela segue lutando para livrar Panem e Peeta, que foi capturado, dos poderes da Capital. Dessa vez Katniss é quem move todos em uma guerra contra a Capital. Neste livro temos vários questionamentos: Será que Katniss vai conseguir vencer a capital? O que o presidente Snow é capaz de fazer caso a guerra realmente aconteça? É possível existir um futuro melhor? É possível existir um futuro?

Digo e repito: não sou fã da série, mas tenho que admitir que gosto da escrita de Suzanne. A série em si não é um romancezinho como muitos pensam, ou como os fãs do filme fizeram parecer. Aconteceu com muitos outros filmes/séries e com Jogos Vorazes não seria diferente. Após o lançamento do filme muitos se interessaram pela série, outros muitos começaram a criticar e outros (eu me incluo nesses) não gostam de modinhas, mas antes de criticar preferem conhecer o conteúdo primeiro. Li Jogos Vorazes, li Em Chamas (o meu favorito da série) e não deixaria de ler A Esperança, que para mim foi o mais fraco da trilogia.

   Sinceramente, não gostei do desfecho da história. Tudo bem que muitos - se não todos - sabiam que a Katniss terminaria com Peeta (desculpem o spoiler [que não é tão spoiler assim, né] mas eu preciso desabafar, pois acho que tenho um dom para preferir os personagens homens ignorados ao invés dos que as mocinhas amam), mas não é só pelo fato de Peeniss - poderiam formar uma palavra melhor - existir. Ao longo no livro, Katniss muda muito e fica abalada. Nas duas primeiras partes do livro a personagem forte e perseverante muda completamente porque Peeta é prisioneiro da Capital. Acho que Katniss poderia ter enfrentado todos os problemas de forma mais firme, como enfrentou os Jogos

  Um outro ponto negativo do livro foi que esse eu demorei mais tempo para ler. A narrativa apesar de ser boa, se torna um pouco monótona em certos pontos do livro e isso fez com que eu tivesse pouca vontade de ler, ao contrário de Jogos Vorazes e Em Chamas que eu não queria nem parar.

  Não vou prolongar muito a resenha, pois esse é um livro onde cada detalhe é importante e cada opinião pode ser spoiler (já cometi o erro de soltar dois só nessa resenha). A estória é realmente intrigante, a personagem principal se mostra corajosa sim, e apesar de não ter gostado de A Esperança recomendo a série. Digo a série, pois ela em si é realmente tão intensa que você chega ao ponto de desejar estar no meio da guerra.

Comentários

  1. Não acho que Katniss tenha ficado abalada só porque Peeta era prisioneiro da Capital. Ela ficou abalada porque enfrentou os Jogos DUAS vezes. Se Haymitch, que enfrentou só uma edição, já era alcoólatra... Imagina ela, coitada. Muitas pessoas ficaram com raiva da Katniss porque ela não foi tão determinada no terceiro livro quanto foi nos outros dois, mas devemos lembrar por todo o trauma emocional e físico que ela passou. Não é fácil. Lembre dos combatentes em guerra, em como eles voltam pra casa. Geralmente estão loucos!

    Pense nisso ;)

    Um beijo,
    Nats.
    http://www.vireapagina.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Realmente ela passou por muita coisa e isso tem que deixar marcas. Ela ter ficado abalada só mostra mais a própria humanidade dela, nos levando a percebê-la de forma mais humana. Um grande ponto forte de Katniss foi a força e a capacidade de enfrentar as dificuldades, mas esse momento nos proporcionou vê-la mais naturalmente e não apenas uma "máquina que destrói tudo, sem sentir nada. Minha opinião. ;-)

      Excluir
  2. Ainda não li, mas quando livros me dão a sensação de monótonos, fico do mesmo jeito, prolongando.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mariana!
    Primeira vez que leio uma resenha que apresenta pontos negativos do no livro,gostei da sinceridade.Ainda não li o livro,mas está em minha lista.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde :)
    Só li o primeiro livro :O
    Não gostou do final? Quando isso acontece comigo ,e dá,não sei dizer,raiva kkkkkkk

    Beijos e cuide-se
    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  5. concordo plenamente. "Em Chamas" também é meu livro preferido da série e eu detestei "A Esperança" pq Suzanne Collins escreve mto bem e poderia ter dado um fim bem melhor ao livro. Quando acabou eu fiquei tipo :OOO já? nao pode ser. esse nao é um final digno da série. E eu acho q a trilogia teria muito potencial para ter continuaçoes.

    ResponderExcluir
  6. Tb não gostei do final, sei la, acho que a autora
    opderia melhorar, Mas fazer o que...

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião, é o pior dos 3, mas...

    ResponderExcluir
  8. Eu vi o filme JOGOS VORAZES (além de ler resenhas do livro, li spoilers e já sei bastante coisa que não sabia, resumindo: é como se eu tivesse lido o livro, apesar de que lendo um livro as emoções são maiores e intenças), e li EM CHAMAS, amei EM CHAMAS, e de todos eles prefiro EM CHAMAS, mal comecer a ler A ESPERANÇA (e apesar de adorar a linda história de Katniss e a buca pela felicidade da familia), eu já estou intediada, não sei se é por que Peeta meu personagem favorito não participa muita da história como nos livros anteriores e filme, ou por que a Suzanne se preoucupou, tanto, mas tanto com os detalhes, que acaba perdendo tempo em descrever o lugar que acaba as vezes esquecendo que a própria Katniss e personagens estão lá,( ter uma descrição detalhada é ótimo, mas quando se descreve até os minimos detalhes fica meio chato), a descrição agilizada, a emoção, e a "corrida" contra o tempo parecem não estarem presentes neste livro (até agora), espero que mais pra frente ele comece a ficar interessante...

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Também achei que o desfecho da série foi muito fraco. O pior pra mim foi o final do Gale, forçado demais...
    Bjuos


    http://7random.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Bela resenha em verdade, nao li o livro ainda mais vou procurar para ler e assim posso comentar minha opini'ao..Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  12. Sou apaixonada pela trigologia Jogos Vorazes, adorei resenha, já li todos os livros e são o máximo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas