[Resenha] Apaixonada Por Palavras | Paula Pimenta

“Odeio cantadas. Flores não me seduzem. Chocolates então, nem pensar. O que me comove são palavras." - Crônica Apaixonada Por Palavras, pág. 30

  Paula Pimenta  é uma escritora que me ganhou pela sua carisma. Li muitas resenhas sobre sua série Fazendo Meu Filme - todas positivas - mas mesmo assim não me interessei em ler. Na verdade, até existia um interesse, mas nada que chegasse ao ponto de dizer "Eu preciso ler esse livro!" ou "Eu preciso comprar esse livro!" e como não conhecia ninguém que pudesse me emprestar os livros, fui deixando para lá. Acabei adicionando Paula no Facebook e sempre via como ela dava atenção aos leitores,  até o dia que resolvi falar com ela a respeito do lançamento de Apaixonada Por Palavras, que aconteceria aqui no Rio de Janeiro e ela foi extremamente simpática desde o "Oi Mari". Acabei comprando Apaixonada Por Palavras só para poder conhecer ela e ter a oportunidade de conversar um pouco pessoalmente.

  Ao chegar no evento ela já foi tirando foto com as fãs e eu estava em um cantinho só olhando como ela era ainda mais simpática pessoalmente. O bate-papo começou, fiquei bem na frente, e logo depois foi o momento dos autógrafos. Quando cheguei para Paula e falei que meu nome era Mariana e que tinha falado com ela no Facebook ela na mesma hora me surpreendeu ao perguntar: "Ah, você pôde faltar a aula de jazz? Que bom!". Conversei um pouquinho com ela, ela autografou meu livro e ainda gravou um vídeo com uma mensagem para vocês aqui do blog (confiram no final do post) e me deixou super feliz por me mostrar que mesmo sendo super conhecida, recebendo milhares de e-mails e mensagens ela lembra e valoriza cada leitor, e é essa atenção aos leitores que falta em muita gente.

"É indescritível a sensação de ler um texto e me identificar totalmente com as palavras do escritor. É como se ele tivesse roubado a ideia que eu ainda não havia tido mas que já existia em mim." - Crônica Apaixonada Por Palavras, pág. 31
  Neste livro a escritora nos apresenta à adolescente, à mulher, à pessoa Paula. Ela nos apresenta aos seus pensamentos, seus gostos, seus amores... Paula conseguiu me transmitir o mesmo sentimento que ela cita na crônica-título do livro: ''Apaixonada Por Palavras". Ela fala sobre a indescritível sensação de ler um texto e se identificar totalmente com as palavras do escritor, e foi exatamente essa sensação que se senti ao ler não só esta, como a maioria das crônicas de Paula.
  Tirando a crônica que acabo de sitar, outras que me encantaram foram Nossa Verdade, Quase Uma Chance,  Platônica Crônica e Minha Coisa Preferida. Acho que são quatro crônicas que também falam um pouco do que eu penso e fiquei com aquela sensação de "droga, porque eu não escrevi isso antes?" - rs.
"Sempre acreditamos naquilo que queremos acreditar. O fato pode ser completamente inverossímil, mas, se por acaso cismamos que aquilo é real, nem com toda ciência provando o contrário mudamos de opinião." - Crônica Nossa Verdade, pág. 37
"[...] Foi embora, correndo, para não pensar que havia deixado a covardia vencer. E perdeu a chance de ganhar o jogo, ao menos uma vez. - Crônica Quase Uma Chance
"Mas por que algumas pessoas se satisfazem em amar de longe?" - Crônica Platônica Crônica, pág. 52
 ''[...] Foi assim por toda a minha vida. Sempre imaginei uma compensação que me fizesse esquecer os males provisórios."  - Crônica Minha Coisa Preferida , pág. 97
  Na contra-capa do livro Eduardo Loureiro Jr., editor do site Crônica Falada (onde Paula começou a escrever suas crônicas) fala "Se você está com este livro em mãos e é uma pessoa com um mínimo de sensibilidade, existem duas únicas opções: ou já é apaixonada por Paula Pimenta ou irá se apaixonar" e não é que ele estava certo? Me apaixonei pela escrita da Paula, pela forma como ela consegue usar palavras mágicas e nos faz dizer "ela me entende". As crônicas desde livro foram escolhidas pela própria Paula entre as mais de 150 crônicas que ela já escreveu e uma coisa que adorei foi que colocaram o mês e o ano que as crônicas foram escritas. Isso mostra como a autora evoluiu e quando foi o inicio de tudo.

  O trabalho gráfico do livro é impecável! As páginas rosadas, as frases marcantes de cada crônica com fontes e letras diferentes.. tudo fez o livro ser cativante e a Editora Gutenberg realmente arrasou.

  Apaixonada por Palavras sem dúvidas é um livro que merece a atenção não só dos fãs de Paula, como também dos que ainda não conhecem sua escrita, pois vão ver como vale a pena dar uma chance para cada escritor da nossa literatura nacional. Parabéns a Paula pela linda escrita, e obrigada, mais uma vez, pela simpatia e atenção de sempre.

---
Para conferir um pouco do bate-papo com Paula no RJ e um recado para os leitores do blog, vejam o vídeo abaixo:

Comentários

  1. Quando vi a capa desse livro fiquei encantada. Gostei do que foi escrito sobre o livro,valeu pela resenha e o vídeo ficou demais!

    ResponderExcluir
  2. Depois da Sua resenha, estou mais ansiosa para ler o livro. Já adoro a Paula, e conhecer ela mais a fundo com esse livro, vai ser muito bom :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas