[Resenha] O Sonho de Eva | Chico Anes


 ''Será que não trazemos para nossas vidas os ecos de nossos sonhos?"  

 Ana é uma mulher que trabalha em um projeto que pesquisa um meio de levar o jogo para os sonhos. Em uma noite que poderia ser como outra qualquer, Ana começou a ter sonhos com coisas confusas, imagens que  em sua cabeça sem que ela pudesse ter certeza de nada. Em um momento do sonho, Ana sai para o terraço de seu prédio, sobe no parapeito e acaba se jogando, levando-a então, à morte.

  Eva Abellar é uma especialista de sonhos lúcidos. Ela é mãe de Joachin, um menino autista e irmã de Ana. Ao receber a notícia da morte de sua irmã, Eva fica desesperada, sem entender o que fez sua irmã se jogar da cobertura e preocupada com seu filho, que ela havia deixado sobre os cuidados de sua irmã. Um dos detetives que foi lhe informar sobre a morte da irmã diz que deve haver algum engano, já que nenhuma criança foi encontrada no apartamento.

  Em meio a muitos questionamentos, Eva recebe uma proposta de emprego de Adhya, que trabalha na empresa Yume e faz parte do projeto DreamGame, que seria um jogo onde o jogador passa a agir como sonâmbulo: a pessoa pode sonhar com qualquer coisa (uma luta, uma conversa, uma morte...), mas estará dormindo e quando acorda, aquilo realmente aconteceu.

  Eva aceita a proposta e acaba viajando para Pequim, rumo à Kumo, onde fica a sede da Yume. Lá ela conhece Lee e Chiang, funcionários da Yume. Os dois a recepcionam em Pequim e em meio a conversa, Chiang, misturando inglês e mandarim, diz que o V11, o mais moderno centro de pesquisa sobre sonhos do planeta, não é tão maravilhoso como Lee diz para Eva. Eva não os conta que entendeu a conversa, mas começa a desconfiar das pessoas com quem ia trabalhar. 

  ''-Os sonhos são o novo mundo! [...] Um mundo onde se pode ser o que quiser! E vou lhes dizer uma coisa: num mundo onde poderíamos ser Deus, a maioria de nós vai preferir ser o Diabo!" 

 Eva começa a trabalhar na Yume, mas não são só eles que escondem segredos. O verdadeiro motivo de Eva ter aceitado a proposta de emprego, é porque ela encontrou o diário de sua irmã, onde na última página estava escrito "O livro velho. É nele que está o segredo. Eles querem roubar nossos sonhos; querem roubar Joachim". Qual o mistério por trás da morte de sua irmã? Por que seu filho foi sequestrado, ou melhor, por que seu filho é necessário nessa investigação?
 
  Ganhei O Sonho de Eva de uma amiga de Joinville. Já estava curiosa para ler o livro quando minha amiga Carol disse que me presentearia com ele, mesmo sem saber que eu já estava louca por ele. Comecei a ler o livro logo depois que ele chegou, e adivinhem? Ele é melhor do que eu imaginava.

  Chico escreveu um livro único, totalmente envolvente. Você mal vira uma página e já está ansioso para virar a próxima e saber o que vai acontecer. O livro é narrado em terceira pessoa e em alguns momentos Chico acrescentou pensamentos de Eva em primeira pessoa, o que tornou a narrativa ainda mais instigante.

  Os personagens foram muito bem desenvolvidos, mas senti falta da relação mãe e filho de Eva e Joachim ao longo do livro, mas o final emocionante nos faz esquecer toda a ausência. Joachim é autista e se comunica através das pálpebras com sua mãe, por isso, na última página, Chico nos mostra como os dois se comunicam e acaba nos fazendo pensar quanto valeu a pena chegar no final do livro e conhecer, finalmente, Joachim, que é a pessoa chave para o desenrolar da estória.

  Queria deixar bem claro como Chico me surpreendeu em algumas cenas. Quando Eva vai ao banheiro da mercearia para encontrar o indiano Jhothi pela segunda vez e tenta escrever um bilhete com... Bom, quem leu o livro vai saber do que estou falando, mas quem não leu vai ter que ler para entender, e acreditem, é impressionante - rs.

  Quero parabenizar Chico pelo livro totalmente inovador, que nos envolve mais e mais a cada página, nos faz sentir como a personagem e nos lembra que, às vezes, dormir pode ser um jogo perigoso.

   ''Se você sonhasse sempre a mesma coisa, não acabaria por confundir ilusão com realidade?"

Comentários

  1. Parece, realmente, uma leitura interessante. Espero ler o livro em breve!

    ResponderExcluir
  2. Não vejo a hora de ler esse livro! Eu fiz uma troca e ele chegou aqui em casa essa semana.
    Gosto muito desse "universo" dos sonhos e não poderia perder uma leitura que falasse dese assunto.
    A personagem principal me parece ser bem forte e determinada, o que me agrada demais. Cansei um pouco das mocinhas frágeis.
    Personagens bem desenvolvidos são a chave de um bom livro.
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    trocandoconceitos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Com certeza parece ser um livro envolvente, adorei a resenha. :)

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adoreia a resenha e fiquei muito curiosa sobre o livro.
    Vou ler.

    ResponderExcluir
  5. Já pela sinopse o livro me chamou a atenção. Agora lendo sua resenha, estou convencida que terei uma leitura bastante agradável.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas