[Papo Literário] Alyson Noël, autora das séries "Os Imortais" e "The Soul Seekers"

 Hoje, é com muito prazer, que venho dizer que vocês conhecerão um pouco mais sobre Alyson Nöel, autora das séries Os Imortais e The Soul Seekers.

 Alyson nasceu no dia 03 de dezembro (o blog foi criado neste mesmo dia, destino? - rs), atualmente mora em Orange County é uma escritora americana de ficção, de duas séries prestigiadas, de spin-offs e livros independentes. Ela já veio ao Brasil duas vezes, e além de demonstrar várias vezes o seu carinho com os leitores do Brasil e o próprio país, Alyson falou para mim sobre sua carreira, sua vida e sua relação com blogs literários. Confira:
:: Entrevista feita por: Mariana Mortani
:: Traduzido por: Mariana Mortani

Magia Literária: Alyson, você veio ao Brasil pela primeira vez em 2011 para a Bienal do Livro RJ, em 2012 você voltou, mas dessa vez para a Bienal de SP. Como foi a recepção dos leitores?
Alyson Noël: Brasil é um dos meus países favoritos para visitar e eu fiquei assustada e animada por ser parte da Bienal do Livro por dois anos seguidos. Meus livros foram publicados em todo o mundo, e meus leitores brasileiros são os que eu mais ouço! Eles são tão calorosos, carinhosos, e generosos, e é sempre incrível estar conectada com vários deles em pessoa. Espero voltar ao Brasil em breve!

ML: Eu fiquei sete horas na fila da Bienal do Livro RJ 2011 para conhecer você com minha amiga e minha mãe, depois fiquei sabendo que você ficou mais uma hora autografando. Você esperava ter tando sucesso aqui?
AN: Muito obrigada por estar presente e por esperar por tanto tempo em uma fila gigante, Mariana - eu lembro disso e isso realmente significa muito para mim! A tarde de autógrafos no Rio foi incrível, e para responder a sua pergunta - não, eu nunca esperei ver tanta gente esperando por tanto tempo! Mas, como eu disse antes, tem algo de muito especial nos meus leitores brasileiros: sua generosidade não tem limites!

ML: Na Bienal você disse que os direitos de imagem da série Os Imortais¹ foi comprado pela Summit Entertainment. Você pode nos contar alguma novidade?
AN: Infelizmente, a "opção" Summit Entertainment expirou e não existem planos para um filme agora, mas meus dedos estão cruzados para o futuro. E eu estou muito feliz em compartilhar com vocês que todos os livros da série The Soul Seeker - FATED, ECHO, MYSTIC & HORIZON - foram escolhidos para serem produzidos pela Cheyenne Enterprises!

ML: Se você pudesse escolher os atores para interpretar os personagens de Os Imortais, quem seriam?
AN: Eu imagino os personagens de uma maneira tão vívida na minha mente que é difícil substituí-lo por pessoas de verdade. Mas no caso de se tornar um filme ou uma série de TV eu estou segura de  que os produtores me surpreenderão da melhor maneira!

ML: Fated² (Sonhos) já foi publicado no Brasil. O que podemos esperar da série The Soul Seekers, e o segundo volume (Echo)?
Eu tive uma certa ansiedade para escrever o segundo volume da série Soul Seekers e espero que meus leitores se divirtam tanto quando eu me diverti escrevendo. A estória continua exatamente de onde Fated parou, com Daire e Dace tendo a descoberta da verdade sobre "o Eco"... Aqui está uma prévia exclusiva para os leitores do seu blog que ainda não conhecem a série:
"Ela herdou um destino mágico - e a missão de parar uma família poderosa de feiticeiros de magia negra. Ela só não esperava se apaixonar por um deles."
Ainda há muito que Daire Santos tem que aprender sobre ser a última buscadora de almas... e sobre ela mesma. Como seu treinamento mágico se torna mais intenso, seu relacionamento com Dace também. Mas quando ela descobre a relação entre ele e a malvada família Richter isso se aprofunda ainda mais do que ela imaginava, ela começa a se perguntar se o amor realmente pode conquistar tudo. Dace está - dolorosamente - consciente de que ele não existiria se não fosse e magia negra dos Richter - e como seu irmão Cade está determinado a usar seu amor por Daire contra ele. Dace está disposto a sacrificar qualquer coisa para proteger a garota que ele ama - incluindo sua própria vida. Mas Daire vai permitir isso? E se Cade custar não só sua vida, mas sua alma também?

ML: De todos os seus livros e personagens, qual é o seu favorito? E o que ele significa para você?
AN: Agora estou gostando de verdade da jornada de Daire e Dace em The Soul Seekers. O amor deles é profundo - o perigo é grande - e o destino do mundo está em jogo - e não fica muito mais emocionante que isso J

ML: O que você gosta mais nas suas próprias estórias?
AN: Eu faço muitas pesquisas para os meus livros e eu realmente adoro aprender o máximo que eu puder sobre o mundo que eu criei. E mesmo que eu escreva sobre mundos fantásticos, eu gosto de cultivá-los na realidade o tanto quanto possível. Para The Soul Seekers eu frequentei aulas sobre Xamanismo³, eu tive sessões privadas com um Xamã, eu viajei para o Novo México, onde parte do livro se passa, e entrevistei adolescentes locais sobre como é crescer lá, entrevistei um americano nativo sobre como é viver na reserva... a pesquisa ainda continuará enquanto eu estiver trabalhando nos livros.

ML: Você escreveu outros livros e alguns deles foram publicados no Brasil, mas existe algum livro que "não saiu da gaveta"?
AN: Eu tive a sorte de ter todos os livros que escrevi publicados. De qualquer forma, eu trabalhei no meu primeiro livro por um tempo de 15 anos, e eles (os livros) mudaram muitas vezes ao longo do caminho e é quase como escrever cinco romances diferentes!

ML: Quando você começou a escrever,  imaginou que teria o sucesso mundial que tem hoje?
AN: Embora eu, certamente, sempre sonhei em me tornar uma escritora famosa, isso foi completamente inesperado e surreal! Para Sempre foi meu oitavo livro escrito. E como os outros sete foram muito bem recebidos, eu não achava que ele era algo que merecesse todo esse sucesso mundial que a série Os Imortais tem. Estar no todo da lista dos best-sellers mais vendidos, sendo escolhido para filme, sendo traduzido para 36 línguas diferentes, vendendo milhões de cópias... Tem sido uma viagem maravilhosa, mas ficar fora fazendo uma turnê internacional e conhecendo muitos leitores pelo mundo, tem sido, definitivamente, a coisa mais maravilhosa que me aconteceu.

ML: Antes de ser escritora você foi babá, balconista,  recepcionista, assistente e aeromoça.Se você não fosse escritora hoje, no que gostaria de estar trabalhando?
AN: Eu, provavelmente, tentaria ser pintora. Mas só de telas, não em casas!

ML: Qual foi o país ou a cidade que mais marcou você (pode ser uma viagem para trabalho ou só a passeio)?
AN: Todas as minhas viagens me marcaram de alguma forma. Eu morei em Mykonos4 e Manhattan5 e agora estou de volta a OC6. Minha cidade favorita é Paris - a mais legal - e o lugar mais exótico que eu foi foi sem dúvidas Marrakech.

ML: O que você pensa sobre blogs e sites literários que falam sobre você e fazem resenha de seus livros? Você acompanha algum?
AN: Eu amo o senso da comunidade global que está acontecendo pela blogosfera. A ideia de que pessoas do mundo inteiro estão lendo os mesmos livros, mais ou menos ao mesmo tempo, e conversando sobre eles é incrível! Também sou muito grata pelo fato de que essas pessoas tiram horas do seu dia para manter seus blogs enquanto também tem uma vida ocupada. E sobre ler resenha de meus livros - isso é algo que eu tento evitar - eu confio  na opinião do meu marido, da minha agente e do meu editor porque seria muito fácil um escritor ter muitas opiniões em sua cabeça, tentar agradar a todos e terminar não agradando ninguém.

ML: Obrigada por me conceder um tempo para que a entrevista fosse feita, Alyson. Te esperarei no Rio de Janeiro ano que vem!
AN: Muito obrigada a todos os meus leitores brasileiros - obrigada pelo apoio contínuo. Vocês são OS MELHORES. MUITO obrigada pela entrevista, Mariana! Te desejo férias maravilhosas e realmente espero vê-la novamente em breve!

RAPIDINHAS:
Uma pessoa: Gandhi
Um lugar: Rio
Um livro: Catcher in the Rye (O Apanhador no Campo de Centeio no Brasil)
Um escritor: Carolina Munhoz e Raphael Draccon (Escritores brasileiros incríveis e bons amigos)
Um desejo: Paz
Eu odeio: Negatividade
Eu adoro: Positividade
Uma frase:  "Be the change you wish to see in the world." — Gandhi 
("Seja a mudança que você deseja ver no futuro")




¹ - A série Os Imortais contém seis livros e foi publicada pela Editora Intrínseca aqui no Brasil.
² - A série The Sou Seeker (Apanhadores de Almas, tradução livre) foi publicada pela Editora LeYa Brasil. A série contém quatro livros, porém só um foi publicado no Brasil agora em 2012.

³ - Xamanismo é a mais antiga prática espiritual, médica e filosófica que existe. A personagem Paloma, da série The Soul Seekers é uma curandeira, ou seja, xamã, que é o líder espiritual. 

- Mykonos é uma cidade na Grécia, onde Alyson  viveu na adolescência. 
5 - Manhattan é um bairro cituado em Nova York onde Alyson morou ao voltar da Grécia, e lá trabalhou como assistente, babá e outros empregos citados na pergunta anterior.

6 - Orange Country, é um dos 58 condados da Califórnia. Lá, Alyson nasceu e voltou a morar recentemente.
:: Entrevista feita por: Mariana Mortani
:: Traduzido por: Mariana Mortani

***

Espero que tenham gostado da entrevista com a nossa querida Alyson tanto quanto eu gostei de entrevista-la ontem. Ver seu carinho com o Brasil e com os leitores, dá o maior orgulho de ser fã dela, ainda mais depois de receber um Tweet dela me agradecendo ontem. Abaixo vocês podem conferir algumas resenhas dos livros escritos por Alyson, e fiquem de olho no blog, pois a série Riley Bloom será resenhada em breve:

SÉRIE "OS IMORTAIS":

SÉRIE "THE SOUL SEEKERS"