[Resenha] Fingindo ter 19 anos | Alyson Noël


"Se quiser ser alguém na vida, isso vai depender de você. Não espere a ajuda dos outros.”
  Em Fingindo ter 19 anos somos apresentados à duas amigas que vivem em Orange County, um condado localizado na Califórnia. Alex e M - sim, simplesmente M - tem 17 anos e estão no último ano do Ensino Médio. As duas possuem os mesmos hobbies e gostos, apesar de terem personalidade e situações financeiras um pouco diferentes.

 Alex tem uma irmã mais velha que mora e trabalha em Nova York, mas ela mora com sua mãe e trabalha meio expediente para conseguir mais dinheiro. Sua relação com seu pai não é nada boa, já que ele se separou faz tempo de sua mãe e mesmo sendo dono de uma empresa multinacional, não paga pensão e muito menos dá atenção para as filhas. A situação de M já é um pouco diferente: além de vir de uma família rica, ela é considerada a filha perfeita para os pais, que não estão nos melhores momentos do casamento.
“[...] peguei emprestada a frase que uma senhora francesa famosa escreveu.'Não, eu não me arrependo de nada'. Porque você não pode se arrepender das coisas que te fizeram aprender”
 Ultimamente Alex tem sido um pouco rebelde. A menina estudiosa e aplicada que era, agora ela está prestes a perder a oportunidade de entrar para a faculdade porque além de não participar de nenhuma atividade extra, ela não tem notas nem razoáveis. Como se não bastasse a sua falta de interesse nos estudos, M a convida todos os dias para passar a tarde em Los Angeles, onde frequentam lojas e baladas. Em um desses dias elas conhecem Connor, um cara de 23 anos que passa a se interessar por Alex e faz com que elas frequentem lugares chiques e tenham tratamento VIP em todos os lugares. O problema é: o que vai acontecer quando Connor descobrir que Alex e sua amiga não tem 19 anos e sim 17?

  Gostei muito de ler um livro de Alyson Noël que não seja sobrenatural. Conheci sua escrita graças à série Os Imortais, li a série Riley Bloom e agora comecei a ler a série The Soul Seekers para só então vir a ler o primeiro livro publicado pela autora, e tenho que dizer que adorei. 

  Gostei do tamanho da fonte no livro e de mais uma vez poder usufruir da escrita leve e rápida de Alyson. A história é bem envolvente e mesmo que a personagem principal seja um pouco infantil às vezes, ela consegue nos dar uma lição. Gostei também de Alex escrever contos, já que Fingindo ter 19 Anos foi escrito a partir de um conto.

  Uma coisa que tenho que comentar também é sobre a sinopse do livro que, digamos, me enganou um pouco. Pensei que os segredos de M era algum tipo de segredo de estado, algo que fosse mudar totalmente o rumo de história mas é algo que não deve ter surpreendido a muitos e talvez, tenha enganado outros muitos como eu - rs. O nome de M também é algo como uma pegadinha da autora. Fiquei o livro todo pensando que era um nome horroroso (algo como Matilda, como diz o personagem Guy) e é simplesmente um nome bonito, e que eu particularmente adoro.

  Mesmo não gostando muito do final - é um final bom, mas eu queria que algo diferente acontecesse - indico Fingindo Ter 19 Anos para todos que gostam de histórias tipicamente americanas com leitura leve, personagens cativantes  e cenário incrível. 


Confira aqui uma entrevista exclusiva que fizemos com a autora Alyson Noël.


Comentários

  1. Nunca li nada dessa autora, sempre achei que eles parecem muito 'fraquinhos'... posso estar errada. Quem sabe um dia eu experimente.

    Beijo**



    Livros, Bobagens e Guloseimas!

    @Livrosbg

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente eu pensei que este livro ia se tratar de voltar no tempo, na época em que se tinha 19 anos, bem no estilo "De repente 30". Não me interessei muito, espero estar errada e ler algum dia.

    ResponderExcluir
  3. Esse título sempre me chamou a atenção. Mas imaginava uma outra história. Nunca li nada da autora e confesso que amo ler livros com histórias de adolescentes americanas (risos). Parabéns pela resenha :) Bj

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas