"O Teorema de Katherine", de John Green, será lançado em março pela Intrínseca


O próximo título de John Green a ser publicado no Brasil será O teorema Katherine, e tem previsão de lançamento para março de 2013. 

Transpor o título de uma obra para outros idiomas é sempre um desafio linguístico para tradutores e editores. Pelo mundo, An abundance of Katherines, do original em inglês, virou Die erste Liebe (nach 19 vergeblichen Versuchen) [O primeiro amor (depois de 19 tentativas malsucedidas)] na Alemanha; Le théorème des Katherine [O Teorema de Katherine], na França; 19 keer Katherine [19 vezes Katherine] na Holanda; e Katherine a köbön [A Katherine à terceira potência] na Hungria. O título escolhido para a versão brasileira, O teorema Katherine, foi inspirado na solução italiana: Teorema Catherine – lá, porém, eles optaram pelo C em vez de K, porque não se pode ter a letra K no nome.

Em O teorema Katherine, o protagonista Colin Singleton tem uma queda especial por meninas chamadas “Katherine”! E quando se trata dela, é regra, Colin está sempre levando o fora. Dezenove vezes, mais especificamente. E é após o trauma do último rompimento que ele – ex-criança prodígio, entusiasta de anagramas, que acaba de se formar no ensino médio e se martiriza por ainda não ter tido um grande e significativo momento de genialidade – põe o pé na estrada.

Dirigindo sem destino, com o coração partido, um caderno de anotações no bolso e o melhor amigo no banco do carona, Colin, enfim, visualiza sua missão: formular e comprovar o teorema Katherine, que, ele espera, poderá prever o futuro de qualquer relacionamento, vingar todo e qualquer pé na bunda e, finalmente, ajuda-lo a conquistar sua garota.

Comentários

Postagens mais visitadas