Bate-papo sobre criação de histórias na Fnac


É com muito prazer que venho anunciar um bate-papo sobre criação literária com dois autores muito queridos por mim
, e que são parceiros do blog: Edson Gomes e Lu Piras.

O bate-papo será na Fnac do Rio de Janeiro no Barra Shopping no dia 21 de março de 2013. Este evento será aberto a todos os interessados a dar o primeiro passo na vida literária, quem sabe, se tornar um escritor promissor. Não importa a que área profissional o interessado atue, contanto que goste de ler, escrever e decida se enveredar no mundo da criação de histórias ficcionais. A entrada é gratuita. 

O encontro engloba vários aspectos que possibilitam as pessoas amantes da escrita compor um romance, através de perguntas feitas aos participantes. Há muitos bloqueios que impedem a grande maioria de escrever. Muitas vezes passam despercebidos, por falta de informações especificas sobre o assunto da criação. O bate-papo terá o intuito de lucidar algumas questões que permeiam o imaginário do autor iniciante, como por exemplo: Como escrever um enredo? Como elaborar uma boa trama? Qual o melhor assunto a abordar? e Como criar personagens e diálogos verdadeiros? Tanto Edson Gomes, quanto Lu Piras mostrarão tudo de uma forma simples, direta e descontraída de como dar o primeiro passo em direção a uma obra ficcional. Eles mostram também, o caminho inicial para que os participantes se sintam mais seguros diante de uma tela de computador em branco. 

Edson Gomes é jornalista carioca, cronista, contista, dramaturgo e romancista. Ele começou sua carreira muito cedo na literatura aos 11 anos de idade, sempre participando de concursos literários. Porém, Edson só conseguiu publicar o seu primeiro texto, um conto intitulado Papo 750, em 1995, quando tinha seus 29 anos. 
Nos anos seguintes vieram outros textos em Antologias Literárias, tais como os contos: Depoimento a Deus; A Doença Benigna; De Quatrocentos ou Cem? e Os Órfãos de Renato. Para se aperfeiçoar na escrita ficcional, ele fez cursos de roteiro para tevê e cinema com os melhores autores: Doc Comparato (Malu Mulher - seriado); Tiago Santiago (Amor e Revolução - novela) e Cláudio MacDowell (Toque do Oboé - cinema). 
Romances, ele tem dois publicados: Yin & Yang – A Batalha dos Opostos (Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro de 1999); O Último Lampejo do Crepúsculo – Uma Viagem ao Subconsciente (2009). Em 2012 foi lançado Psíquico – Muito além da justiça dos homens, pela Dracaena Editora.
Confira a entrevista com o autor clicando aqui.
Site do livro Psíquico – Edson Gomes: http://edprod.wix.com/psquico

Lu Piras sempre gostou de contar e inventar histórias, transformando pessoas reais em personagens de loucas aventuras. Escreveu seu primeiro romance – uma saga sobre duas famílias durante a Guerra da Crimeia - aos 15 anos numa máquina de escrever Olivetti 1982, presente de seu avô. É advogada por formação e escritora por vocação. Esteve por sete anos em Portugal, trabalhou como jurista, comerciante e artesã de bonecas. Em 2009 se matriculou no curso de Produção Editorial da UFRJ, quando escrever se tornou uma saudável obsessão. 
É autora da série Equinócio, tendo publicado em junho de 2012 o primeiro volume, Equinócio - A primavera, pela Dracaena Editora. É também coautora do romance A Última Nota, em parceria com o escritor Felipe Colbert, publicado pela Editora Novo Século.
Lu mora no Rio de Janeiro com sua família e sua gata Bria. 
Confira a entrevista com a autora clicando aqui.
Site da autora Lu Piras: http://www.lupiras.com/

Comentários

  1. Obrigadão, queridíssima Mariana,

    espero que todos gostem do evento. Que venham munidos de perguntas.

    Um beijão
    Edson Gomes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem precisa agradecer Edson!
      Espero que seja um sucesso!

      Beijoos

      Excluir
  2. Obrigada pela divulgação, Mari, sua lindaaaaa! *-*

    Ansiosa para reencontrar os amigos queridos e falar de tudo o que mais gostamos: literatura!


    Beijocas,

    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, querida *-*

      Uma pena que eu não possa estar presente, mas espero vê-la em breve!
      Beijoos

      Excluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas