Dicas para novos escritores #3 – Editora Comercial ou Prestadora de Serviços?



  No post anterior (clique aqui para conferir), nós aprendemos dicas básicas, mas essenciais para quem deseja enviar o original para uma editora. Hoje, vi muitas dúvidas sobre: e se eu quiser publicar independentemente? A opção é válida, mas vamos conferir os prós e contras desse tipo de publicação? Confira a baixo.
Bem, existem as editoras comerciais, que nós já sabemos como submeter um original para avaliação, e as prestadoras de serviços.

Editoras Comerciais
Vantagens: A primeira grande vantagem de publicar em uma editora comercial é que você não paga pelos serviços de edição: revisão, copidesque, diagramação, capa, comercialização. As noites de autógrafos são organizadas pela editora, assim como todo o processo de divulgação em mídia. 
  Além disso, há certo prestígio em estar sendo publicado em uma editora comercial, principalmente se ela tiver nome no mercado editorial. Isso abre grandes portas.

Desvantagens: Dentro do mercado editorial notei que há uma desvantagem que para muitos autores é terrível. Existem dois lados, claro. O lado que se torna ruim para alguns em editoras comerciais é que, como é a editora que está bancando toda a obra por ter apostado em você, é ela quem decide tudo no seu livro, desde a capa aos mínimos detalhes de texto. 
  Como editora, já tive muitos problemas com autores que não compreendem as modificações do livro e querem que seja exatamente como eles querem que seja. O importante é entender que são profissionais que estão trabalhando e pensando no lado comercial do seu livro, porque para a editora o que importa é que seu livro venda bastante na primeira impressão, pois o ganho realmente vai vir na segunda edição.
  Outra coisa que é vista como desvantagem é o marketing do seu livro. Se você não é uma pessoa muito conhecida, haverá sim o marketing, mas ele será menos eficiente do que para livros com autores internacionais ou famosos. Porém, a meu ver, TODO autor deveria dar mais atenção ao seu próprio livro, mas eu comentarei isso em outro post, fiquem tranquilos.

Prestadoras de Serviços
Vantagens: Você é o cliente. Você paga, você decide como vai ser todos os detalhes do seu livro conforme seu bolso. 
  Você não precisa esperar uma aceitação do seu original e os prazos são determinados por você e o profissional irá atender a todos os seus pedidos.
  Outra vantagem é: se você souber comercializar, você fica com o lucro total das vendas do seu livro.

Desvantagens: A desvantagem da prestadora de serviços é que, além de pagar pelos serviços completos, você não tem a comercialização. Isso você mesmo tem que correr atrás. 
  Em minha opinião, essa desvantagem é em partes, já que se você souber vender, hoje existem meios que ajudam muito! Mas é claro que o marketing de uma editora comercial ajuda demais.
  Outra desvantagem é que você precisa ter um bom conhecimento de todos os processos de produção do livro, para que você não seja enganado e que façam um serviço incompleto sem você saber.


E agora, Aline, publicar independente ou não?
  É precisa verificar qual será mais vantagem para você. Muitas vezes a editora comercial não é a alternativa certa.
  Pergunte-se: existe público certo para o meu livro? Conseguirei alcança-los sozinho? Terei como bancar os gastos com uma prestadora de serviços para ficar do jeito que eu quero, ou vou aceitar, conforme minhas expectativas, as opiniões de editores sobre os aspectos do meu livro?

  No próximo post vou falar como lançar independentemente e conseguir atingir leitores. Vou dar exemplos reais de que é possível publicar por conta e vou falar também sobre agentes literários. Então, fiquem ligados aqui na coluna!


E uma novidade: conversando com a Mari e notando que alguns escritores iniciantes estão curtindo a coluna, pedindo informações e leitura crítica, estarei realizando a leitura crítica e/ou orientação para novos escritores através aqui do blog. 
Entre em contato com o e-mail [magialiteraria.contato@gmail.com] e peça para a Mari encaminhar você para mim. Vamos ver como vai ser, certo? Acredito que ajudará muito os que estão entrando nesse mundo fantástico da escrita!