[Crítica + Resenha] A Última Casa da Rua




  Este vai ser um post um pouco diferente. Duas coisas me despertaram interesse em ver esse filme e ler o livro: Jennifer Lawrence é a protagonista e esse não é um livro baseado em um filme, e sim, um livro baseado em filme. Engraçado, não? Acontece que David Louck adaptou o roteiro, Jonathan Mostow aproveitou oportunidade, Lily Blake publicou o livro (assim como fez com Branca de Neve e o Caçador) e Mark Tonderai foi contratado para dirigir o filme. Esse é o motivo do post ser diferente. Resolvi não fazer uma resenha para o livro nem um post com a review do filme para fazer um post falando dos dois. Nada mais justo, não?

  Jennifer Lawrence interpreta Elissa, uma garota de 17 anos que acaba de se mudar com sua mãe para uma misteriosa rua, onde as casas estão sendo alugadas/vendidas a preços muito mais em conta do que o normal pois ninguém quer morar lá. O motivo? Na última casa da rua (daí o nome) um casal foi brutalmente assassinado pela filha mais nova que tinha problemas mentais. Para melhorar, a rua possui um bosque para onde Carrie Anne (a filha do casal) teria fugido após matar os pais e onde ela aparentemente vive até hoje, quatro anos depois.

 Os vizinhos de Elissa são um tanto estranhos e enquanto uns acham essa história uma tremenda mentira, outros acreditam fervorosamente, o que leva a mãe dela, Sarah (Elisabeth Shue), não confiar nem um pouco em Ryan (Max Thieriot), que é o filho mais velho do casal e que mora na mesma casa onde os pais foram assassinados pela irmã. Ryan é um tanto misterioso e solitário, mas para Elissa isso não é sinônimo de perigo, mesmo depois de tudo.


  A trama vai se desenvolvendo, alguns mistérios sendo desvendados, muitas dúvidas vão surgindo e você fica cada vez mais aflito e cada vez com mais dúvidas (algumas até que não serão desvendadas). O que parecia óbvio se torna surpreendente e isso, sem dúvidas, desperta ainda mais ansiedade.

  O livro é praticamente a cópia do filme/roteiro e por isso não sabemos nada mais da personagem principal se não o que é mostrado no filme. Temos ótimos diálogos e descrições bem curtas. Algo que ajuda bastante nesse ponto é a narrativa em terceira pessoa. Nada fica exagerado, porém ainda sentimos falta de algo mais.

  Sobre as atuações, nem preciso falar sobre Jennifer Lawrence e Elisabeth Shue.  Atuações brilhantes, sem mais. Max Thieriot peca em alguns momentos, mas nada que acabe com alguma cena, ou o torne "ator problema" no filme. Os outros atores deixam a desejar, mas nada que Jennifer e Elisabeth não nos façam esquecer.

  Recomendo, sem dúvidas, o livro e o filme, mesmo que dessa vez - e apenas dessa - recomende mais o filme. Por termos um livro baseado em filme, acho que ver Jennifer nas telonas, levar alguns sustos e ficar ainda mais apreensivo será mais prazeroso.


>> FICHA TÉCNICA
>Livro:
Autores: Lily Blake, David Loucka, Jonathan Mostow
Editora: iDISBN: 8516072908
Ano: 2012
Páginas: 184
Sinopse: No livro, os autores Lily Blake, David Loucka e Jonathan Mostow contam a história da jovem Elissa e sua mãe que, em busca de uma nova vida, encontram a casa dos sonhos em uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos. A cidade tem um mistério. Um assassinato aconteceu bem na casa ao lado.
Uma garota matou os pais de forma brutal e desapareceu. Hoje, quatro anos depois, apenas Ryan, o misterioso irmão mais velho, mora sozinho naquela mesma casa, sombria e esquecida no tempo. Indo contra tudo e contra todos, Elissa acaba se envolvendo amorosamente com o estranho rapaz. O que ela não sabe é o quão perigoso esse jogo pode se tornar…
Não espere ver adolescentes sendo perseguidos por forças sobrenaturais ou um desfecho daqueles que já “sacamos” ainda na metade do livro. A trama é criativa, com muitos “não acredito!” pelo meio do caminho. E a sequência final é de tirar o fôlego, com muita ação.
Antes de sentir o medo… Antes de conhecer a dor… É preciso voltar para onde tudo começou.


>Filme:

Diretor: Mark Tonderai
Produção: Peter Block, Hal Lieberman, Aaron Ryder
Roteiro: David Loucka, baseado em história de Jonathan Mostow
Duração: 101 min.
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: TerrorSinopse: A adolescente Elissa (Jennifer Lawrence) e sua mãe divorciada Sarah (Elisabeth Shue) mudam para um bairro prestigiado para começarem uma nova vida. Porém, os sonhos que elas tinham de um futuro melhor se transformam num pesadelo cruel, ao descobrirem que uma floresta próxima é assombrada por um assassino, e Elissa faz amizade com Ryan (Max Thieriot), o misterioso sobrevivente de um duplo assassinato, ocorrido na casa ao lado.

Comentários

  1. Mari, eu só vi o filme. Mas AMEIIIIIIIIIII tipo me surpreendeu muito!!!! :0
    RSRSrs
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Omg, fiquei com muita vontade de ler e ver o filme, excelente resenha *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. estou louca pra ver o filme... apesar de já terem me contado, né!
    http://deborahsthings.blogspot.com.br/ beijos mari!

    ResponderExcluir
  4. Eu me interessei muito pelo filme e pelo livro. Amei a resenha de ambos!! Acho q parece mais um suspense do q terror. Fiquei muito curiosa!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas