[Resenha] O Livro do Amanhã | Cecelia Ahern

"Dizem que uma história perde algo cada vez que é contada. Se assim for, esta nada perdeu, pois a contarei pela primeira vez." - Pág. 9
Titulo: O Livro do Amanhã
ISBN: 9788581630342
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Número de páginas: 368
Área Principal: Ficção
Assuntos: Romance
Sinopse: Tamara Goodwin sempre teve tudo o que quis e nunca precisou pensar no amanhã. Contudo, de repente, seu mundo vira de cabeça para baixo e ela precisa trocar sua confortável vida da metrópole por uma cidadezinha do interior. Assim, Tamara logo se sente solitária e louca para voltar para casa.
Então, uma biblioteca itinerante chega ao vilarejo, trazendo junto um misterioso livro de couro trancado com uma fivela dourada e um cadeado. O que Tamara descobre ao longo de suas páginas a deixa surpresa. E tudo começa a mudar das maneiras mais inesperadas possíveis... Será possível mudar o amanhã?



 Tamara Goodwin sempre sentiu que vivia na época errada, ou melhor, que tinha a idade errada. Tamara sempre foi rodeada de luxo e mimos, e ainda assim, reclama de tudo e está sempre insatisfeita com a forma de agir de sua mãe e seu relacionamento com o seu pai. Ela nunca foi o tipo de menina que espera pelas coisas, ou que agradeça por ter ganho algo. Sempre queria tudo na hora que ela quisesse, não se importava se estava magoando alguém, e muito menos se importava com o amanhã, somente com o "agora".

 Com a morte de seu pai, Tamara sofre um grande impacto, já que o encontrou morto em seu escritório, e agora, sem dinheiro, além do arrependimento de ter passado grande parte de seus dias brigando com ele, sobram apenas seus tios que vivem em Meath, em uma guarita reformada. Sua mãe Jennifer, que fica em estado de choque com a morte de seu marido George e com todas as mudanças, passa boa parte do seu tempo sentada sem expressar nenhuma reação, o que preocupara Tamara, já que sua tia Rosaleen finge que está preocupada, ao mesmo tempo que evita a visita de um médico, e seu tio nem ao menos se preocupada em fingir.
"[...] me dá impressão de que se afasta e alça voo, como se a meio caminho do ar, e ninguém mais liga nem nota, e sou a única que me mantenho embaixo, segurando-a na altura dos tornozelos, e tento puxá-la de volta à terra" - Pág. 65
 Em Meath tudo é diferente, Tamara percebia. O comando de tudo não era mas seu, sua tia era um tanto inquieta e passava má impressão - o que me fazia pensar a todo momento que ela tinha algum segredo, já que queria parecer agradável mas sempre deixava um cheiro de mistério no ar - e seu tio Arthur era muito calado, que não deixava transparecer nada, fazendo parecer que se limitava a falar porque não devia, ou porque não podia. Mas o inesperado acontece, e o que parecia não ter nada de atrativo, passa a se tornar atraente e um livro, que surge do nada, parece relatar tudo o que acontece. Tudo o que acontece, no dia seguinte...
"Todas as famílias tem seus segredos, a maioria jamais os conhecerá, mas sabe que há espaços, lacunas onde devem se encontrar as respostas..." - Pág. 364
 Esse foi o primeiro livro de Cecília Ahern que leio. Apesar de amar o filme inspirado em P.S. Eu Te Amo, e a vontade de ler o livro só cresça mais, não consegui fazê-lo ainda. Comecei a ler O Livro do Amanhã cheia de expectativas, o que me deixou um pouco desanimada no início do livro, já que demorei um pouco a gostar da personagem principal e a me envolver de verdade com a história.

 O livro é cheio de mistérios e surpresas. A autora nos apresenta a uma história interessante e bem moldada. A personagem principal, que no inicio tem 16 anos e é totalmente autoritária, acaba sendo conduzida por um livro, conhecendo segredos de sua família e, só assim, amadurecendo de verdade e descobrindo mais de si mesma.

 No final, um livro que ao meu ver seria apenas um livro com uma história legal e envolvente, deixa uma mensagem que deve ser levada para toda a vida: aprenda a viver o hoje intensamente, para assim poder vivenciar o amanhã. Nem tudo é como enxergamos, e quem sabe, nós podemos mudar o próximo capítulo de nossa história?


LEMBRANDO que o kit completo de "O Livro do Amanhã" será o prêmio do Top Comentaristas de Maio! Clique aqui e saiba como ganhar.