[Resenha] A Biografia de Lionel Messi | Leonardo Faccio

"'Messi é um jogador que veio sem manual de instruções, a Cidade do Esporte é sua incubadora." - Pág. 3
Título: A Biografia de Lionel Messi
Autor: Leonardo Faccio
ISBN: 978-85-63993-46-5
Páginas: 160
Assunto: Biografia
Sinopse: Neste livro, o autor não apenas registra a biografia de uma celebridade enigmática, mas faz também uma reflexão sobre um gênio atlético, com base em entrevistas com o jogador, com membros de sua família e com pessoas próximas, incluindo colegas, amigos de infância e até mesmo seu açougueiro favorito. Agora os fãs de futebol que gostam de assistir Messi ganhar vida no campo, vão se surpreender ao vê-lo ganhar vida nestas páginas.

 Acho que nunca comentei sobre isso aqui no blog (somente os que já acessaram meu perfil aqui devem saber), mas sou totalmente apaixonada por futebol. E não estou brincando. Quando era pequena escolhi meu time sozinha (e não é o time de minha mãe, muito menos o do meu pai), sempre gostei de assistir aos jogos na televisão e sempre que posso estou nos estádios. Falar sobre futebol é, com certeza, um dos meus assuntos favoritos.

 Quando fechei parceria com a Editora Évora e tive a oportunidade de solicitar livros, fiquei feliz ao poder escolher A Biografia de Lionel Messi. Sempre fui apaixonada pela Argentina, gosto muito do Barcelona e consequentemente acompanho Messi, mesmo só conhecendo "o jogador", e não a pessoa que ele realmente é.

 Decidi começar a leitura do livro no dia 24 de junho, e só depois fui perceber que por coincidência, era aniversário do Messi. Logo nas primeiras páginas do livro a narrativa de Leonardo Faccio me agradou. Calma e detalhada na medida certa e envolvente a ponto de te fazer querer ler mais e mais. O livro é dividido em 3 partes, sendo a primeira falando um pouco sobre o ano de 2009, a segunda sobre 2010 e a terceira sobre 2011; ano em que o livro foi publicado. Gostei de saber não só sobre a carreira de Messi, como sobre um pouco de sua vida. 
"O Barça tornou-se dono do seu futuro na precariedade de um papel descartável." - Pág. 30
Além de saber mais sobre o inicio da carreira de Messi, Leonardo Faccio nos apresenta o lado tímido e simples do jogador. Durante anos de "pesquisas" e buscas para conversar com Messi, ele conseguiu apenas 15 minutos com Messi em 2008, mas como ele mesmo diz foi o suficiente para saber que "suas palavras limitam mais do que explicam". Além de Messi, o autor esteve conversando com parentes, amigos,  jogadores, treinadores e professores, o que com certeza ajudou na formação da obra e de seus pensamentos em relação a ele.

 Gostei da forma como o autor descreve cada acontecimento. Muitas vezes me senti como se estivesse conversando com ele, e não lendo o livro realmente. Acho que ele também foi se surpreendendo aos poucos ao conhecer o outro lado de Messi e conseguiu passar isso para nós, que podemos perceber com clareza sua admiração por ele.
"Enquanto para outros jogadores não há nada mais motivador do que posar diante dos flashes, o garoto que deixa os comentarista esportivos sem palavras fica mais alegre ao receber uma mensagem pelo telefone do que ser a estrela de um videoclipe." - Pág. 42
 Depois de ler esse livro deixei de admirar o cara que entra em campo e dá um show. Passei a admirar o cara simples, que nasceu em Rosário, que ama milanesa a la parmediana, como eu, era viciado em videogames e tem um Blackberry que é a única coisa que o liga a todo o mundo. Acho que os fãs de Lionel Messi e do futebol deveriam separar algumas horinhas para ler esta obra e saber que Messi não é só aquele que é considerado "a maior lenda do futebol argentino". Ele é muito mais que isso.


Comentários

  1. Eu não uma fã de biografias.
    Apesar da resenha o livro não me interessou muito....

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari!
    Eu até gosto de biografias, mas futebol não é meu forte rsrs
    Esse vou passar :))

    ResponderExcluir
  3. Tbm n gosto de biografias e muito menos desse cara ai. Nunca lerei.

    ResponderExcluir
  4. Até que curto biografias, mas essa daí é só para quem é fã de futebol ou do atleta.

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito de biografias, mas não saio lendo todas que aparecem e como não gosto de futebol essa é uma que eu não lerei.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu nunca ouvi falar deste livro.
    Eu não sou fã de futebol mas acho que vale a pena conhecer mais.

    ResponderExcluir
  7. MDS, EU AMO O MESSI. MDS, VOU IR CORRENDO NA LIVRARIA VER SE TEM.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas