[Resenha + Promoção] Escola de Um Destino | Sidney Santborg




Título: Escola de Um Destino
Autor: Sidney Santborg
Editora: Livros Ilimitados
ISBN: 9788563194428
Ano: 2011
Páginas: 86
Sinopse: Com o livro Escola de um Destino, o leitor ganha combustível para buscar a realização de seus sonhos e enfrentar os percalços apresentados no decorrer da vida. Em um universo de poucas oportunidades, o esforço e dedicação os levam a uma realidade até então apenas vista pela televisão. Mas será que esse novo mundo pode modifi cá-los? Será que as más in fluências podem corromper aqueles que têm uma meta na vida? O início é duro, sair do convívio da família e da cidade para estudar em uma grande escola, onde todos os dias se faz necessário uma prova de força de vontade, superação e comprometimento com o estudo, pois os fracos se deixam levar... Mergulhando em abismos que os afastam do sonho e do foco principal.


 Quando conheci Sidney Santborg e ele me propôs parceria e me apresentou sua obra, logo fiquei interessada. O livro foi publicado em 2011, mas seu enredo é algo que está presente na nossa atualidade e creio que estará ainda bom um bom tempo. A primeira coisa que me chamou a atenção, é que os quatros jovens são adolescentes que pretendem ter um futuro melhor, porém o destino fará com que eles tenham que decidir o que querem de verdade para suas vidas.

 Em seu livro de estréia, Sidney Santborg nos apresenta à quatro jovens nordestinos: Marcos, João Paulo, Antônio e José Pedro. Todos eles tinham um sonho. O sonho de sair daquela cidadezinha no sertão do nordeste e poder crescer profissionalmente. O destino deles começa a mudar quando Mauro descobre uma escola técnica no Rio de Janeiro que preparava os melhores profissionais que eram disputados por grandes empresas pelo Brasil. Mauro logo conta a novidade para Antônio, que procura saber mais informações sobre a tal escola, e com a ajuda de João Paulo e José Pedro, começarão finalmente a investir em seus futuros.

 Todos consegue uma bolsa na escola e eles finalmente chegam ao Rio de Janeiro. Porém, logo no inicio, eles percebem o quão perigosa pode ser a cidade no qual passarão a viver e a própria escola onde estudam. Cada jovem fará uma escolha. Cada jovem escolherá o seu destino.

 Gostei muito da proposta do autor. Hoje em dia não é necessário ser adolescente para saber que muitos, se não a maioria, não sabe o que quer do futuro. É raro ver alguém ter uma resposta segura quando um professor perguntar "qual faculdade você quer fazer?''. Os quatro amigos do livro tem um objetivo na vida, mas é como diria Shakespeare: Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você.

 Quando encontrei o autor no evento de Adriana Brazil na semana passada falei que apenas uma coisa não me agradou um pouquinho no livro:  por ser em terceira pessoa, fiquei sentindo falta de diálogos. Eles existem, mas são poucos. Acho que se o livro fosse em primeira pessoa, os diálogos não fariam tanta falta, mas a escrita do autor e o número de páginas do livro faz com que não demoremos mais do que uma tarde para aproveitar a leitura.

 Recomendo Escola de Um Destino para todos que pensam no futuro e veem como os adolescentes de hoje só pensam realmente no "hoje". E indiquem aos amigos. Os que gostam ou não de ler, e os que sejam mais novos os mais velhos que você. Tenho certeza que terão uma bela companhia.



 PROMOÇÃO

 E como eu não deixaria vocês de fora dessa, em parceria com o autor lançamos hoje uma promoção valendo um livro autografado!
Para participar basta clicar aqui ou na própria imagem, para ser redirecionado ao link do Facebook.