[Resenha] Tipo Destino | Susane Colasanti


Título: Tipo Destino
Título Original: Something Like Fate
Autora: Susane Colasanti
ISBN: 9788581632612
Selo: Novo Conceito
Ano: 2013
Número de páginas: 288
Área Principal: Ficção
Assuntos: Romance
Sinopse: Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason...
Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era!
Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele.
Então, Erin viajou durante todo o verão...
"O Desconhecido é assustador. Sempre terei medo do futuro. Mas a questão é que o Desconhecido também pode ser empolgante." - Pág. 269

 Lani é uma menina do bem, que pensa no futuro e que é praticamente viciada em coisas relacionadas à astrologia. Lani é do signo de Touro e como boa taurina, é tranquila e, principalmente, protetora. Lani possui dois melhores amigos: Blake, um capricorniano que conheceu fazem dois anos e que logo se mostrou um grande amigo; e Erin, que conhece desde quase sempre, e é uma leonina com temperamento forte. Lani é o tipo de personagem que faz você amá-la e que em algum momento fará com que você queira dar uns gritos com ela. Ela pensa mais nos outros do que nela mesma, e mesmo que isso seja algo muito bom em uma pessoa, adiar sua felicidade para não magoar alguém que não te dá valor, não é a coisa mais certa a se fazer.

 Erin e Lani foram unidas por um acontecimento que marcou a vida das duas. Lani sente como se devesse sua vida para Erin, mas ela, na realidade, não pensa da mesma forma e eu sentia que em algum momento, ela acabaria usando isso contra Lani. Agora, Erin está namorando Jason, um garoto inteligente, divertido e que tem muito mais a ver com Lani, do que com a própria Erin. Ela não percebe a sintonia que existe entre os dois, nem que Jason mostrou interesse em Lani desde o primeiro instante, mas em algum momento todos terão que expressar seus verdadeiros sentimentos.
"Sua vida pode mudar de um instante para o outro. Mas, às vezes, essa mudança é a melhor coisa a lhe acontecer na vida." - Pág. 269
 No dia em que "Tipo Destino" foi lançado oficialmente aqui no Brasil, aconteceu um Hangout feito pela Editora Novo Conceito, com a participação da autora Susane Colasanti. O primeiro livro da autora que li foi "Esperando Por Você" e sempre tive vontade de conhecer a história por trás de "Bem Mais Perto". Procurei mais sobre a autora e vi em seu site a sinopse e comentários sobre "Something Like Fate" e logo me interessei pela premissa. Quando a NC disse que iria publicar justamente esse livro fiquei logo curiosa. E depois do Hangout, ainda mais. Pelos comentários de Susane, vi que me identificaria com a personagem principal, e quando ela comentou que o livro viraria filme, que estavam querendo Selena Gomez no papel principal e que eu parecia com a Lani que ela havia imaginado, eu já não me aguentava mais de ansiedade.

 A relação de Erin e Lani me pareceu um tanto forçada no inicio. Parecia que a única que mantinha a relação firmemente era Lani, e que Erin pouco se importava se a tinha do seu lado ou não. Ao longo da leitura a autora nos mostra que não é exatamente isso, mas que Erin vai mostrar a verdadeira raiva de uma leonina e Lani a determinação de uma taurina.

 A narrativa de Susane é sempre leve e rápida. Gosto da forma como ela expõe os pensamentos de seus personagens e como a leitura flui rapidamente. Outra característica dos livros de Susane é que ela sempre tem algo a acrescentar em sua vida. Em "Esperando Por Você" ela me fez conhecer e adorar a banda The Cure e agora com "Tipo Destino", acho que lerei meu horóscopo toda semana. Eu sempre gostei de coisas relacionadas à astrologia e acho que não poderia ter outro signo senão o meu (aquário), mas nunca fui de olhar meu horóscopo todo dia, ou fazer mapa astral e ir a uma vidente. Hoje sinto vontade de fazer todas essas coisas.

 Gostei do final, mas ainda esperava algumas páginas a mais. Gostaria de saber o que aconteceria depois do acontecido (risos), mas já estou torcendo para que não mudem esse final no filme. Mesmo que eu quisesse um complemento, acho que Susane quis nos deixar exatamente assim. Gosto de finais que nos fazem imaginar algo mais.

 Quando vi a capa pela primeira vez no site da Susane achei ela simples, mas sabia que podia definir muito bem a história por conta dos detalhes (como a sorveteria) que eu não sabia decifrar. E é exatamente isso que acontece. A capa, além de ter Erin, Jason e Lani, tem muito da história também. Achei super legal reconhecer cada coisa durante a leitura.

 "Tipo Destino" é o tipo de leitura própria para qualquer hora do dia. Susane Colasanti nos mostra que o que apelidamos de "sorte", na verdade se chama "destino". Nada é por acaso e, depois dessa leitura, você irá repensar em todos os acasos de sua vida.

Comentários

  1. Coloquei esse livro como um dos mais desejados e estou louca para ler, pelo que pude ver a Lani tem muito em comum comigo e quero conhecê-la o quanto antes.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari!
    A premissa é interessante, os personagens parecem envolventes e a trama fluída prende a atenção e remete à reflexão.
    Eu tb gosto de epílogos, gosto de saber o que acontece dp com os personagens com os quais fizemos amizade durante a leitura rsrs
    Está na lista dos desejados *-*
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Mariana,
    tudo bem?
    Nada como uma história leve para nos entreter. Ainda não li nenhum livro da Susane, mas depois da sua resenha fiquei interessada.
    beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não vejo a hora de ler esse livro! E também, "Esperando por Você" e "Bem mais Perto" dessa autora. Parecem ótimos!
    Mari, adorei essas frases do livro que você citou aqui na resenha :3

    ResponderExcluir
  5. Mari ^^
    Eu estou super ansiosa para ler este livro.
    Não pode! A NC vai me levar a falência! HAHAHAHAHAHAHAHA
    Resenha linda, como sempre!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Como uma taurina venho te dizer que: Não somos tão tranquilas quanto aparentamos!
    Mas a personagem é bem parecida comigo e estou ansiosa para ler!!!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu nao gosto desses romances adolescentes, são sempre obvios demais!

    Sem contar que a imagem da capa me dá vontade de bater na menina do canto esquerdo...E no menino IUAHIUAHSiuHASUIHASIUH

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas