Conheça "Sessão de Terapia", lançamento da Editora Arqueiro


 “Theo tem um tanto de anti-herói: por trás da máscara profissional impenetrável, há um homem a um passo do colapso.” – Veja 

 Sessão de Terapia, o livro, traz o relato secreto de Theo Cecatto – seus pensamentos, suas fobias e os acontecimentos antes e depois de cada sessão. É um diário emocional de tudo o que aconteceu com ele enquanto Júlia, Breno, Nina, João e Ana estavam em terapia.

 Aos 56 anos, dono de uma carreira sólida na psicologia e com um consultório lotado de pacientes, ele se encontra em uma dupla crise. Seu casamento de décadas parece um campo minado. Fora isso, o trabalho, que sempre foi tudo para ele e seu maior aliado para fugir dos problemas, se tornou um fardo insustentável.

 Numa narrativa que surpreende pela complexidade dos personagens e de seus dilemas, o livro conta em primeira mão o que não foi mostrado na série de TV e ficou reservado para os leitores. A voz de Theo revela gradativamente o homem por trás do profissional e a humanidade gigantesca que existe em tentar ajudar o outro em seu caminho de autoconhecimento.

 Mais de 9,5 milhões de espectadores mergulharam na atmosfera intimista do consultório de Theo para assistir a Sessão de Terapia, versão brasileira da série israelense que conquistou crítica e público em mais de 30 países. Sucesso na TV, o cotidiano dramático de um psicólogo e seus pacientes ganha agora nova dimensão ao levar o leitor para o universo pessoal do terapeuta. 

*     *     *     * 

Este livro é o relato do diálogo interior de Theo Ceca tto, o já conhecido protagonista da série Sessão de Terapia, em um momento muito particular de sua vida. Tudo parece dar errado. No âmbito pessoal, seu casamento passa por uma crise e o relacionamento com a esposa está cada vez mais difícil. Do lado pro fissional, uma série de acontecimentos o leva a questionar sua atuação como psicólogo.

 A princípio, Theo pensa tratar-se apenas de uma fase da qual ele certamente conseguirá sair, mas a declaração apaixonada da paciente Júlia e a descoberta da infidelidade da esposa o arrastam para um intenso turbilhão emocional. Após oito anos afastado de qualquer tipo de aconselhamento ou terapia pessoal, as circunstâncias o levam a procurar a antiga mentora. O reencontro com Dora Aguiar é repleto de amargura e rancor, e o que deveria ser um momento de re flexão se transforma em mais uma guerra.

 Aos poucos Theo se dá conta de que suas certezas não passam de uma ilusão e de que as convicções de antes nada mais eram do que uma defesa para não aceitar a realidade do seu dia a dia. O desprezo pela esposa, a súbita paixão por Júlia, a inconsequente interferência no processo de seus pacientes, o distanciamento dos filhos e de si – todos esses fatos vão revelando, aos poucos, outras motivações, camadas mais e mais profundas de questões que Theo sempre tentou evitar.

 De repente ele se percebe sendo mais paciente do que seus pacientes e constata que, assim como eles, está apenas em busca do entendimento para poder se reencontrar. Nesta jornada, Theo acaba se surpreendendo com o que acredita, com o que sente e com quem realmente é.

 

Comentários

  1. Essa série é nova, não? Recentemente vi a vinheta, mas não tinha conhecimento que trata-se de uma adaptação do livro.
    É interessante como ás vezes psicólogos também precisam de ajuda psicológica. Parece ser interessante, cheio de conflitos e descobertas.

    ResponderExcluir
  2. Li sobre o livro ontem e fiquei muito interessada. Gosto do estilo da história e já ouvi muitos elogios sobre a série.


    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. Que interessante! Uma jornada surpreendente pela mente de um psicólogo numa adaptação da série para livro.
    Gostei bastante da premissa, promete ser um universo diferenciado.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Mariana,
    tudo bem?
    Acabei de ler sobre esse livro. Gosto muito desse conceito. Eu vi a série na GNT que adorei, cada dia da semana era uma paciente diferente. Então, se você ligasse a TV toda terça-feira, por exemplo, você acompanharia o drama do paciente das terças. E assim por diante. E nas sextas, o próprio terapeuta ia fazer terapia.Agora, tem uma versão brasileira também.
    tem sorteio lá no Cantinho, depois passa por lá e participa:
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/2013/10/resenha-do-livro-o-eterno-menino.html
    beijos.
    Cila- Leitora Voraz

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ah, esse livro eu quero demais!
    Sou fã da série, acompanhei a primeira temporada e até revia os episódios na maratona de final de semana! Participo da página do programa e ganhei uma camiseta num concurso cultural promovido por lá. É pouco pra dizer o quanto adoro a série e preciso do livro? hahaha...
    Theo e suas angústias, seus conflitos, me encantam! E seus pacientes tão ricos em dramas existenciais até me ajudaram a perceber algumas coisas que não via na minha vida, vejam só...

    ResponderExcluir
  7. Oii Mari! Nunca havia ouvido falar sobre a série.
    Até fiquei curiosa, e com bastante vontade de ler =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha ouvido falar da série e do lançamento do livro. Eu nunca parei mesmo para assistir porque não gosto muito desse tipo de programa. Mas pelo que deu para perceber mesmo quem não assistiu a série pode ler o livro normalmente.

    ResponderExcluir
  9. Realmente tem profissões que abalam a mente e a alma da pessoa! Quantos casos já vimos de médicos que não se alimentam bem, não fazem exercícios e até usam substâncias químicas proibidas que fazem muito mal a saúde! Pode acontecer também com quem cuida da nossa mente! Muito interessante!

    ResponderExcluir
  10. Nem assisto muito tv por isso nem conhecia série. Não é um livro que me atraia muito justamente por ser baseado em uma série. Gosto mais de ler livros de romance, dramas ou fantasias que eu solto mais a imaginação.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia essa série, na verdade nem acompanho nenhuma por agora...
    Pelo furor que está causando, parece que será sucesso.

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, Mari! Não conhecia a série, então, pra mim esse livro passaria completamente despercebido. Achei interessante a premissa, por tratar a psicologia (que eu adoro), mas não consegui criar uma opinião exata. Talvez eu leia, talvez não! Mas, vou procurar saber mais sobre o seriado... porque realmente fiquei bem curiosa a respeito! Beijocas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas