[Projeto Beletristas] Por que ler?


Dessa vez o tema é uma simples pergunta: por que ler?
Antes de responder, imaginem que estão de frente para pessoas que dizem odiar ler. A missão é convencê-las de que os livros são incríveis e odiá-los não faz muito sentido. Falem de experiências pessoais, de como os livros mudaram vocês e de como a vida fica melhor com um livro em mãos. 
 Entre em um livraria. Você é menino? Vá até a sessão de biografias. Procure a biografia de um jogador de futebol que você gosta. Ou vá até a sessão de fantasia. Com certeza terá algo de seu agrado por lá. Você é menina? Vá até a sessão de romances. Ou vá até a sessão de chick-lit. Você com certeza irá se identificar com alguma personagem. Pegue um livro que o título e a capa te agradem. Leia a sinopse. Leia a contracapa. Abra o livro. Cheire-o. Existe melhor sensação que essa? 
"Um leitor vive mil vidas antes de morrer, o homem que nunca lê vive apenas uma." - George R. R Martin

 Semanalmente ouço a mesma pergunta: "Mariana, como você consegue ler?" Conseguir ler? Quem não consegue? Acontece que as pessoas acham que só porque eu ando com um (ou dois... ou três!) livros diferentes a cada semana, se elas começarem a ler algum livro, também terão que ser assim. Esse pensamento é completamente errado! Chega a ser engraçado, alguém que chega e fala "nossa, por isso que eu não leio!" (sim, já ouvi isso). Gostar de ler não significa que você tem que ter um livro novo a cada semana, que tem que sair lendo o primeiro livro que encontra pela frente. Não, não é nada disso.

 Todo mundo tem um gênero com o qual se identifica mais, por isso sempre que meus amigos homens me falam sobre como "eu sou viciada em leitura", indico uma biografia de um jogador de futebol. Para as meninas sempre indico um romance ou um chick-lit. Não adianta você odiar bruxos, vampiros e dragões e ir até  sessão de fantasia. Você tem que buscar se identificar com o livro, com os personagens e com as palavras do(a) autor(a).

 Você começa a ser leitor por hábito. Ler somente biografias, livros relacionados a futebol, romances ou chick-lit não te torna menos leitor. São esses livros que te introduzirão no mundo da literatura. Apenas comece a ler. Eu não seria tão bookaholic se minha mãe não lesse contos de fada e fábulas antes de dormir quando eu era pequena, ou se ela não me levasse ao cinema para assistir Harry Potter pela primeira vez quando eu tinha 8 anos, ou se minha avó não comprasse meu primeiro livro que não era de quadrinhos e contos quando eu tinha 10 anos. 

 Ainda acho sem noção uma pessoa que diz que ler é tedioso. Os livros mudaram tanto minha vida... hoje conheço tanta gente graças a eles. Conheço tantos países, tantas histórias, tantas músicas até e milhares de vidas.  Lendo, você é livre para ser quem quiser e estar onde quiser. Ler é usar a imaginação, ser criativo. Ler é uma arte!

 Já está na hora de você largar o computador e a TV por algumas horas, correr até a livraria e seguir minhas meras dicas de leitora voraz. Leia. Leia muito. Conheça nossa literatura e nossos autores nacionais, principalmente. Você logo se perguntará como era sua vida antes de conhecer e viver várias outras vidas através dos livros. Palavra de bookaholic ;)

 Agora é a vez de vocês. Por que vocês leem? Deixe seu comentário logo abaixo!