[Projeto Beletristas] Por que ler?


Dessa vez o tema é uma simples pergunta: por que ler?
Antes de responder, imaginem que estão de frente para pessoas que dizem odiar ler. A missão é convencê-las de que os livros são incríveis e odiá-los não faz muito sentido. Falem de experiências pessoais, de como os livros mudaram vocês e de como a vida fica melhor com um livro em mãos. 
 Entre em um livraria. Você é menino? Vá até a sessão de biografias. Procure a biografia de um jogador de futebol que você gosta. Ou vá até a sessão de fantasia. Com certeza terá algo de seu agrado por lá. Você é menina? Vá até a sessão de romances. Ou vá até a sessão de chick-lit. Você com certeza irá se identificar com alguma personagem. Pegue um livro que o título e a capa te agradem. Leia a sinopse. Leia a contracapa. Abra o livro. Cheire-o. Existe melhor sensação que essa? 
"Um leitor vive mil vidas antes de morrer, o homem que nunca lê vive apenas uma." - George R. R Martin

 Semanalmente ouço a mesma pergunta: "Mariana, como você consegue ler?" Conseguir ler? Quem não consegue? Acontece que as pessoas acham que só porque eu ando com um (ou dois... ou três!) livros diferentes a cada semana, se elas começarem a ler algum livro, também terão que ser assim. Esse pensamento é completamente errado! Chega a ser engraçado, alguém que chega e fala "nossa, por isso que eu não leio!" (sim, já ouvi isso). Gostar de ler não significa que você tem que ter um livro novo a cada semana, que tem que sair lendo o primeiro livro que encontra pela frente. Não, não é nada disso.

 Todo mundo tem um gênero com o qual se identifica mais, por isso sempre que meus amigos homens me falam sobre como "eu sou viciada em leitura", indico uma biografia de um jogador de futebol. Para as meninas sempre indico um romance ou um chick-lit. Não adianta você odiar bruxos, vampiros e dragões e ir até  sessão de fantasia. Você tem que buscar se identificar com o livro, com os personagens e com as palavras do(a) autor(a).

 Você começa a ser leitor por hábito. Ler somente biografias, livros relacionados a futebol, romances ou chick-lit não te torna menos leitor. São esses livros que te introduzirão no mundo da literatura. Apenas comece a ler. Eu não seria tão bookaholic se minha mãe não lesse contos de fada e fábulas antes de dormir quando eu era pequena, ou se ela não me levasse ao cinema para assistir Harry Potter pela primeira vez quando eu tinha 8 anos, ou se minha avó não comprasse meu primeiro livro que não era de quadrinhos e contos quando eu tinha 10 anos. 

 Ainda acho sem noção uma pessoa que diz que ler é tedioso. Os livros mudaram tanto minha vida... hoje conheço tanta gente graças a eles. Conheço tantos países, tantas histórias, tantas músicas até e milhares de vidas.  Lendo, você é livre para ser quem quiser e estar onde quiser. Ler é usar a imaginação, ser criativo. Ler é uma arte!

 Já está na hora de você largar o computador e a TV por algumas horas, correr até a livraria e seguir minhas meras dicas de leitora voraz. Leia. Leia muito. Conheça nossa literatura e nossos autores nacionais, principalmente. Você logo se perguntará como era sua vida antes de conhecer e viver várias outras vidas através dos livros. Palavra de bookaholic ;)

 Agora é a vez de vocês. Por que vocês leem? Deixe seu comentário logo abaixo!

Comentários

  1. Amei o post, e é exatamente isso, muitas pessoas não gostam de ler e quando querem ler vão ate uma seção que não lhe agrada, obvio que a pessoa não vai gostar. E eu te entendo, sempre escuto esse tpo de comentario "ler é chato" "não sei como você gosta de ler" "por isso que não leio" "assistir o filme é melhor".
    Mas só que realmente é leitor sabe como é bom entrar numa livraria, ou sebo, pegar um livro e sentir o cheiro dele, e nós leitores preferimos o livro, pelo menos na minha opinião o livro tem mais emoção, é mais intenso, você realmente se coloca no lugar dos personagens e em alguns casos inventa eles na mente, já no filme, você só fica olhando durante 2 horas e proto, acabou, a historia toda entrou na sua cabeça mas você não se aprofundou, não se pos no luar deles...
    Enfim, ler é realmente a 8ª maravilha do mundo haha

    beijos
    http://butilove-you.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari!
    Eu acho que se eu me deparasse com uma pessoa que odiasse ler e eu tivesse que mudar o conceito dela, eu explicaria que lendo, ela passa por mil lugares e conhece pessoas diferentes. Acho que isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não gostava de ler, acredito que tratava-se do efeito daquela coisinha chamada preguiça, sabe? No entanto, comecei nova, aos 8 anos. Eu gostava muito da saga Harry Potter, assistia os filmes e um belo dia minha tia deu para a minha prima (que é 5 anos mais velha) os livros até então lançados. Fiquei brava pelo fato da minha prima ter os livros e eu não, mesmo que na época leitura não era meu forte. Minha prima, por fim, me emprestou e quando me dei conta, já tinha lido todos pelo menos umas três vezes. Sendo assim, minha paixão pelos livros começou por causa de Harry Potter. Depois disso, procurei diversificar um pouco o que lia, não queria ficar presa num gênero só. Hoje, sempre que posso, leio. Ler significa esquecer um pouco da minha vida e experimentar outras personalidades, outros pontos de vista, outras vidas. Não há sensação melhor que chegar até a última página do livro e por 5 minutos permanecer "em luto", refletindo sobre toda a história que foi lida, como num filme. É simplesmente incrível!
    Há um ponto interessante que foi dito e que sempre explicito para aqueles que dizem não gostar de ler. Sempre digo que a pessoa ainda não achou o gênero que lhe agrada. Não adianta ler por obrigação ou porque a maioria das pessoas já leram, a leitura tem que ser prazerosa e,principalmente, voluntária.
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  4. Perfeito!
    Acho que um leitor pode ter essa inclinação natural, sem muito investimento. Eu, por exemplo, amava livros antes de conhece as vogais. Lembro de pequenina pegar livrinhos pequenos - de uma coleção Castro Alves que meu pai tinha - e fingir que lia quando tinha visita em casa. O livronho até podia estar de cabeça para baixo. E depois a escola me abriu um mundo maravilhoso: a biblioteca. Desde então passei a querer livros de presente.
    Por outro lado tb pode-se conquistar um leitor, exatamente naquilo que vc disse: no assunto que ele gosta. Não adianta forçar indicando um livro q vc curtiu, é preciso q a pessoa sinta interesse no gênero.
    Pra mim a leitura é parte da minha alma. Como diz o adorável mestre Ariano Suassuna:
    "Eu não tenho o hábito da leitura. Eu tenho a paixão da leitura. O livro sempre foi para mim uma fonte de encantamento. Eu leio com prazer. Leio com alegria."

    ResponderExcluir
  5. Bem, se eu tivesse que convencer um amigo a ler, eu diria: Sempre gostei de livros, e no meu ponto de vista é importante ler, pois, adquirimos conhecimento, e podemos conversar sobre assuntos diversos. A leitura ajuda a formar opiniões, enriquece nosso vocabulário, e ajuda em nosso desenvolvimento pessoal e profissional, quem tem o costume de ler, está mais preparado para os estudos.
    Nos livros, encontramos várias aventuras sem sair do lugar. Viajar na leitura é algo sensacional !!! só lendo para sentir toda a emoção, suspense e alegria que encontramos nos livros. Enquanto leio, sonho, viajo, e aprendo com as experiências dos personagens abordados naquela história. Isso é o há de especial nos livros. Você não vai se arrepender, experimente! leia um livro.


    Beijos, fica com Deus.
    lendoeaprendendoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Graças ao meu avô eu cresci gostando de ler, pq se dependesse da minha mãe ou pai, isso não teria acontecido. Mas é por aí mesmo, para a pessoa que não tem o hábito de ler, é necessário começar por algo que goste. Realmente não tem cabimento pegar um gênero que não seja o estilo da pessoa, o que vai acontecer é ela ficar entediada e abandonar a leitura. Aí criam-se os traumas rs.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Na minha família todos tiveram incentivo a leitura. E quando fiquei um tempo muito doente e só podia ficar de cama, aí mesmo é que me joguei mais ainda nas leituras das mais variadas. É o que eu digo para qualquer pessoa; Ler enobrece o homem e eleva a alma!

    ResponderExcluir
  8. Acho que todos podem gostar de ler. Afinal é viciante e uma vez tendo entrado para esse mundo, será difícil sair. hehe O que é preciso é cada pessoa encontrar o seu livro, o gênero com o qual irá se identificar e o seu ritmo de leitura. Não é preciso ter uma meta de leitura. O importante é ler, nem que seja uma página por dia, um livro por mês. Muitas vezes as pessoas se desestimulam porque o primeiro contato só acontece com aqueles paradidáticos do colégio, que venhamos e convenhamos alguns são mesmo bem chatinhos ou nem entendemos direito na hora o que o autor quis passar. Como eu já comecei a ler muito pequena, não tive essa dificuldade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas