[Resenha] Invisível ao Toque | Nat Bespaloff

Título: Invisível ao Toque
Autora: Nat Bespaloff
ISBN: 9788591510405
Ano: 2013
Páginas: 248
Sinopse: Atormentada pelas lembranças de uma relação amorosa que acabou mal, Svek, uma jovem de 20 anos e apaixonada por esportes radicais, foge de relacionamentos sérios e abomina tudo o que diz respeito a sentimentos. Enquanto isso, tem sonhos recorrentes e bastante vívidos com uma garota chamada Victória, em cuja pele se vê transportada a cenários de séculos passados, em situações de extremo perigo. Nesse momento de confusão, Svek conhece o enigmático Zac, que consegue despertar nela pensamentos até então inexistentes. Ela acaba descobrindo o amor na figura de uma pessoa estranhamente familiar. Um sentimento transformado em uma maldição que resistiu aos séculos, em que a despedida e a renúncia representam o maior gesto de compaixão e coragem. Invisível ao Toque é uma história intensa, romântica, emocionante e, ao mesmo tempo, divertida, graças à habilidade com que a autora consegue imprimir o seu estilo bem-humorado em diálogos e pensamentos.
"- Se alguém te desse passagem para o inferno você iria?
 - O que? Mas o que isso tem a ver com a história?
 - Entenda que qualquer lugar que eu vá longe de você é inferno para mim. Não posso aceitar esse convite para ir embora, desculpe. Gosto do paraíso."


 Essa resenha já devia ter sido publicada há algum tempo. Recebi o livro da parceira Nat Bespaloff antes da Bienal, mas a correria, resenhas e posts atrasados por conta da feira, e posts programados e não publicados que acabaram sendo apagados por culpa do blogspot me enrolaram completamente. De qualquer forma, reescrevi a resenha e aqui estou para falar minhas impressões sobre este livro cheio de romance e enigmas.


 Nat Bespaloff nos apresenta à Svek, uma menina que se sente culpada pela morte de seu namorado, e a partir daí irá percorrer um caminho totalmente errado. Svek é aquela personagem que se mostra forte, mas também possui suas fraquezas e tenta escondê-las. Svek vai acabar conhecendo Zac *suspiros* e ele será o cara que mostrará para Svek que levar a vida sem interesse por causa do sentimento de culpa não é a melhor opção para superar uma perda.

Durante a leitura vamos nos deparando com vários questionamentos e dúvidas, que nos farão imaginar várias hipóteses para o mistério de Zac. Nat envolveu vários de nossos elementos favoritos para que não quiséssemos desgrudar do livro e ainda nos presenteia com frases que ficam guardadas na memória, e com personagens que acabam se tornando amigos literários.
"É revigorante encontrar a perfeição, mesmo que o perfeito seja torto, quebrado, arranhado, esquisito...  Porque, de um jeito ou de outro, essa imperfeição é perfeita pra mim."
 Gostei muito da narrativa envolvente e, principalmente, pela história ser narrada por Zac e Svek, e não se tornar confusa em nenhum momento. Acho isso muito importante, já que por ser em primeira pessoa, acabamos por conhecer mais dos dois personagens, e Nat soube separar muito bem. Além do romance na medida certa, Nat também acrescentou cenas engraçadas ao seu livro, o que nos deixa ainda mais envolvidos com os personagens.
 A diagramação do livro está simplesmente LINDA! Primeiro que a capa já me encantou na hora que a vi pela primeira vez, e quando folhei o livro fiquei mais encantada ainda. No inicio e cada capítulo, como podem ver na imagem acima, temos uma menina que representa Svek, um degradê de tons de cinza e detalhes na ponta.  A Nat é desenhista, faz tirinhas ótimas e também é super criativa. Não sei se foi ela que cuidou da diagramação do livro (ele foi publicado de forma independente), mas só tenho que parabenizar essa pessoa por isso.

 Como eu disse acima, a Nat é desenhista, e fiquei super feliz quando vi a caricatura dela no autógrafo do livro. Vejam como é uma graça:
 Nat Bespallof consegue nos envolver com uma narrativa leve, uma história envolvente e divertida, e personagens inesquecíveis e encantadores. Ficamos torcendo pela felicidade dos persoangens do inicio ao fim, e acabamos sentindo o mesmo que eles a todo momento. Acho que sentir a história é uma das coisas mais importantes em um livro. Por isso desejo desde já ler outros livros de Nat, e desejo muito sucesso para ela.

 Se você quiser adquirir (e eu indico muito que o faça!) compre o livro no site da autora (clique aqui) por apenas R$ 16,00 e com frete incluso.