[Resenha] Olho Por Olho | Jenny Han e Siobhan Vivian

Título: Olho Por Olho
Título Original: Burn For Burn
Autores: Jenny Han e Siobhan Vivian
ISBN: 9788581632780 
Selo: Novo Conceito 
Ano: 2013  
Número de páginas: 320 
Área Principal: Ficção
Sinopse: Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena... Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho...
No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “;aqui se faz, aqui se paga”; poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos.
Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!
"Ninguém pode jamais saber o que vamos fazer. O que fizermos juntas viverá e morrerá conosco. E, se vamos fazer isso, ninguém pode desistir na metade do caminho. Se for para entrar, é para ir até o fim. Até nós três conseguirmos o que queremos. Senão, bem... você pode se considerar a caça."

 A Ilha Jar nunca foi o tipo de lugar onde todos querem viver, ou nunca querem sair dele. A Ilha é um lugar um tanto misterioso, sempre cheio de turistas e que nunca muda. Mesmo assim, Mary, a mais quieta e, digamos, misteriosa do nosso trio principal volta por vontade própria para sua antiga casa. Mary é loira, parece (e é) um tanto frágil, e possui uma grande marca do seu passado nessa Ilha. Tenho que admitir que Mary me irritou bastante por conta de suas atitudes no passado. Sei que ela se sentia insegura, e queria poder dar mais detalhes para vocês entenderem realmente do que estou falando, mas o certo é vocês descobrirem durante a leitura. 


 Lillia é a asiática do trio. Bonita, de cabelos pretos e brilhosos, ela faz parte do grupo mais popular do colégio, tem uma irmã mais nova chamada Nadia e faz qualquer coisa para protegê-la. Nadia quer praticamente ser a cópia de sua irmã e da melhor amiga da mesma, Rennie. Nesse caso, não sei quem me tirou mais do sério: Lillia por aceitar qualquer coisa que sua "melhor amiga" impõe (inclusive mentiras e atitudes em público), ou Rennie por ser tão hipócrita, mimada e mentirosa.

 Kat é morena de cabelos castanhos. Ela, para mim, é a que tem mais personalidade das três. Ela possui alguns deslizes, e admito que a maioria dos capítulos dela são chatos, mas ela não deixa de mostrar o que quer, e durante a leitura vemos que ela é assim desde pequena. Ela perdeu a mãe cedo, mora com seu pai e seu irmão que não dão nenhum bom exemplo para ela; começando pelo fato de ela fumar e beber com eles mesmo quando era menor e idade.

 Mary, Lillia e Kat possuem muitas diferenças, mas as três possuem histórias que se cruzam, e que farão com que elas se unam por um mesmo objetivo: vingança. Mary quer se vingar do garoto que a fez sofrer e a fez sair da Ilha Jar, Lillia quer se vingar do garoto que pode estar abusando de sua irmãzinha, e Kat quer se vingar da garota que mais a humilhou. Os planos podem dar certo ou não, mas de uma coisa elas tem certeza: nenhuma delas poderá se arrepender depois.

 Se eu falar que ainda não consigo definir meus sentimentos reais em relação ao livro, vocês me entendem? É sério. Por um lado que esperava que cada garota tivesse uma personalidade forte, que fizesse com que nós, leitores, sentíssemos sua raiva; mas por outro, entendo que as autoras quiseram mostrar que mesmo com essa sede de vingança, elas são frágeis e também possuem medos. Eu esperava vinganças muito mais sérias como tortura (juro que esperava mesmo), mas fiquei decepcionada com a primeira vingança (a de Lillia). Foram coisas bobas, de colegial, que só geraram piadinhas e risadas por pouco tempo. A vingança de Kat também me pareceu boba, mas a vingança de Mary (na verdade, a ideia nem é dela, mas a pessoa é a que ela quer se vingar) foi a que me pareceu mais séria. Quem já leu pode até falar "Nossa, Mariana, como você é sem coração. As vinganças atingiram sim a quem era direcionada." Ah, fala sério. Com tantos filmes e livros sobre vingança, alguém tem que concordar comigo!

 A narrativa, no entanto, é super fluida. Confesso que no inicio fiquei muito inquieta pois quando temos pessoas na capa de um livro, sempre volto para ver a capa várias vezes durante a leitura para ver as semelhanças. Dessa vez, li os três primeiros capítulos (narrados por cada uma delas) e voltei para a capa. No final, acabei acertando quem era quem, mas as autoras não dão muitos detalhes logo de inicio. Ficamos um bom tempo ansiando por mais detalhes, mas quando eles aparecem, fiquei animada por as três serem (na minha mente) idênticas as garotas da capa. Kat tem um olhar decidido, Mary parece uma garotinha frágil e Lillia com um olhar cauteloso que tenta esconder seus segredos. Gostei da capa seguir a capa original (ao lado), e as letras e alguns detalhes serem modificados. Adorei a ideia dos capítulos alternados, e por não ficarmos confusos em nenhum momento. 

 No final, acabo tendo uma relação de amor e ódio com o livro e principalmente com as personagens, mas mal posso esperar para ter a sequência em mãos. "Olho Por Olho" mostra como feridas do passado podem ter marcar profundas no futuro, e como podemos ser muito afetados por atitudes até pequenas. Senti falta de um aprofundamento, mas as protagonistas irão nos surpreender com suas histórias e nos deixar curiosos até o próximo volume do livro. Se você é fã das séries "Revenge" e "Pretty Little Liars", e amou (como eu) o livro "Tudo que ela sempre quis" de Barbara Freethy, com certeza tirará algum proveito da leitura. 

O segundo volume da trilogia, intitulado "Dente Por Dente" será lançado esse mês pelo Grupo Editorial Novo Conceito. O terceiro volume ainda não foi lançado nos EUA, mas espero que seja o mais rápido possível, para termos ele logo no Brasil.


Comentários

  1. Primeiramente adorei a sua resenha! Parabéns!!
    E continuando eu de cara já sei que esse livro é a minha cara então já está anota na minha lista de livros para ler e outra coisa você citou as duas séries de tv que eu amo <3... preciso ler!!!

    É isso, beijocas da Deebs
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olho por olho é um livro sobre vingança, inclusive o próprio título entrega seu conteúdo. Ao ler a sinopse, antes de ler qualquer resenha sobre ele, eu me interessei pelo livro e criei expectativas. Depois li várias resenhas e a grande maioria tinha opiniões parecidas, diziam que esperavam por uma vingança mais violenta, digamos assim. Lendo opiniões distintas, acabei com todas as expectativas. Assim que o recebi e comecei a ler, entendi o porquê das vinganças terem sido tão “bobas”, trata-se de vingança adolescente. Me surpreendi com o segredo da Mary, foi algo que eu não esperava, confesso. Já a vingança da Lillia, achei tão sem propósito. O livro não é ruim, mas acredito que poderia ter sido um pouco melhor. A capa é linda, a caixa que vem com o livro também e o mais legal de tudo foi o bonequinho de vodu. Assim como você, fiquei um pouco confusa no início por causa da capa, não sabia quem era quem e acabei trocando tudo. Mas depois de ler uns quatro capítulos, acabei entendendo quem era e quais suas características físicas. É uma boa leitura, flui rapidamente, mas sinceramente, não acrescenta muito ou melhor, não acrescenta nada. Quando o enredo começa a ficar interessante, o livro termina. Haha Lerei a continuação, fiquei um pouco curiosa a respeito do final.

    ResponderExcluir
  3. Confesso que quando li a sinopse do livro e também o book trailer fiquei fascinada pelo ar de vingança da história e fui correndo comprar o meu. Já li e também concordo com você quando diz que as vinganças poderiam ser mais intensas, mas gostei bastante do livro e é claro, quero ler o próximo. Sua resenha está ótima! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Gostei da capa, da história e da resenha. Só não gostei da parte das vinganças serem bobas, sei la kk. Fiquei curiosa para ler o livro. Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da sinopse do livro. e quem não teve vontade de fazer uma vingancinha para aquela pessoa que te passou a perna em algum momento da vida, né? Pois é!!

    ResponderExcluir
  6. Eu curti a leitura desse livro, apesar do começo ser meio enrolado, gostei bastante do final, sem contar que estou super curiosa pela continuação :)

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  7. Oii Mari!
    Amo livro deste tipo de gênero, para mim, os livro de romance, ação, vingança e mistério são os mais chamativos!
    Estou louca para ler o primeiro e o segundo volumes da série!
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas