Visita à Editora Sextante

 No final do último mês fui convidada, assim como outros vários blogueiros cariocas, a fazer uma visita à Editora Sextante, fundada por Geraldo Jordão Pereira, depois da fundação da Editora Salamandra, e seguida da criação da Editora Arqueiro, que foi criada para a publicação de livro de ficção.

 A Sextante e a Arqueiro se tornaram parceiras do ML em Junho deste ano, e fiquei muito feliz em receber o convite. Na Bienal eu conheci a Isabella, que faz parte do marketing da Editora, e a Thaís, mas dessa vez, tive a oportunidade de conhecer não só o pessoal da Editora, como mais sobre o trabalho que é feito lá dentro.

Infelizmente, por conta do colégio e do trânsito aqui no Rio e Janeiro, cheguei um pouquinho atrasada no encontro. Quando cheguei, a Mariana estava na sala, juntamente a Fernanda e a Natália, já conversando com os blogueiros. A Mariana estava falando um pouco sobre como é o processo de publicação de um livro. Ela falou sobre a aquisição, que envolve o contrato e os direitos autorais do livro; o Editorial, que envolve tradução, preparo do original, revisão, capa e título; a Produção, que envolve compra de papel, contratação da gráfica e registro do livro; o Marketing,  onde é feito a comunicação com o mercado e fechamento de campanhas; o Comercial, que prepara a venda e distribuição do livro para todo o Brasil; e finalmente, as livrarias.
Outro assunto que era muito aguardado por todos os blogueiros presentes eram os romances de época! A Mariana falou sobre vários gêneros, mas este era o mais esperado. Ela mencionou os futuros lançamentos, as apostas e expectativas da Editora, o retorno que eles estão recebendo e pediu a opinião da gente também. Não preciso nem dizer que  todos ficaram animados com as novidades, e doidos para indicar vários livros, né?
Nicholas Sparks não podia deixar de ser mencionado. "Uma Longa Jornada" e a Bienal foram dois assuntos que não poderiam ficar de fora. Se não me engano, dos 20 blogueiros presentes, só eu e mais uma conseguimos o autógrafo dele na Bienal.  Eu contei para vocês aqui no Blog (cliquem aqui para acessar o post) o sufoco que foi para conhecer ele, mas no final, valeu muito a pena. A Mariana também falou sobre as capas dos outros livros publicados pela Arqueiro, e sobre o próximo lançamento que, na verdade, é o relançamento de "Uma Carta de Amor".
 Por fim, vimos alguns vídeos dos autores publicados pela Sextante e pela Arqueiro, enviando um recado para os leitores. O vídeo de Nicholas Sparks e Nora Roberts foram os que nos deixaram mais alegres, e ficamos lamentando o fato de Nora ter medo de aviões e não poder vir nos visitar. Ela parece ser infinitamente fofa.
No final, tiramos uma foto todos juntos, e as meninas com o arco de noiva que faz parte do kit que ganhamos da Editora. Conversei mais um pouco com a Isabela, a Mariana e a Fernanda (respectivamente, nas fotos acima) e com a Natália também, mas falamos demais e acabei não tirando foto só com ela (risos).
Fiquei, literalmente, babando nesse corredor com alguns dos vários títulos da Sextante. Não é lindo?
 E, por fim, compartilho com vocês o kit que ganhei da Editora, que inclui dois livros que eu estava louca para ler: "Feliz Natal, Alex Cross" de James Patterson; e "Álbum de Noiva", da Nora Roberts.

Agradeço demais o pessoal da Editora pela maravilhosa tarde. Foi ótimo encontrar blogueiras amigas, conhecer mais sobre o mercado editorial, e saber as novidades que vem por aí. Espero ter mais ótimas tardes como essa!