[Resenha] Anjos à Mesa | Debbie Macomber


Autores: Debbie Macomber
Título: Anjos à Mesa
Título Original: Angels At The Table
ISBN: 9788581633411
Selo: Novo Conceito
Número de páginas: 224
Área Principal: Ficção
Assuntos: Romance
Sinopse: Shirley, Goodness e Mercy sabem que o trabalho de um anjo é interminável - especialmente na véspera do Ano-novo. Ao lado de seu novo aprendiz, o anjo Will, elas se preparam para entrar em ação na festa de um de ano da Times Square. Quando Will identifica dois solitários no meio da multidão, ele decide que a meia-noite será o momento perfeito para dar aquele empurrãozinho divino de que eles precisam para acabar com a solidão. Então, por "acidente", Lucie Ferrara e Aren Fairchild esbarram-se no meio da alegria da festa, mas, assim como se aproximam, acabam se perdendo: um encontro marcado que não acontece os afasta pelo resto da vida. Ou será que não?
Um ano depois, Lucie é a chef de um novo e aclamado restaurante, e Aren é um colunista de sucesso em um grande jornal de Nova York. Durante todo o ano que passou, os dois não se esqueceram daquela noite. Shirley, Goodness, Mercy e Will também não se esqueceram do casal... Para uni-los novamente, os anjos vão usar uma receita antiga e certeira: amor verdadeiro mais uma segunda chance (e uma boa dose de confusão), para criar um inesquecível milagre de Natal.

"Eu diria que é um milagre de Natal, mas não vou dizer uma palavra para ninguém. Quem acreditaria em mim?"

 Conheci a escrita de Debbie Macomber através de "A Pousada Rose Harbor", participei de um Hangout com a autora, e depois li "O Amor Mora Ao Lado". Quando fui selecionar minhas perguntas para fazer à autora no Hangout, vi que ela é autora de mais de 150 romances publicados (!) e que possuía várias séries, uma delas, a série "Anjo", que possuía 7 livros. A resenha de hoje é sobre o último livro da série, porém o primeiro publicado no Brasil, intitulado "Anjos à Mesa".

 Shirley, Goodness e Mercy são três anjas que trabalham sob o comando do anjo Gabriel. Essas três são super atrapalhadas; estão sempre se metendo em boas confusões, e nos rendendo boas risadas. A série "Anjo" gira em torno dessas três anjinhas. A cada volume temos personagens e histórias diferentes, porém elas estão sempre presentes e se atrapalhando para ajuda os outros. Na última "missão", elas tiveram que prometer se comportar, e como o fizeram, ficaram responsáveis treinar um anjo aprendiz, Will.  No primeiro dia de aprendizado, Shirley, Goodness e Mercy levam Will para conhecer a Terra, sem o consentimento de Gabriel. As três o fazem prometer que ninguém no céu irá saber sobre a visita e acabam demonstrando que estão indo lá mais para matar a saudade do alvoroço da cidade grande e de todas as luzes néons no Ano Novo. Como sempre, as acabam se distraindo e o plano não sai como desejado...
"[...] Não dá vontade de chacoalhar esses humanos? Eles são impossíveis."
 Lucie Ferrara é uma mulher que sonha em abrir seu próprio restaurante com sua mãe. Ela vive em Nova York, mais precisamente no Brooklin, desde sempre, mas por conta de sua dedicação ao trabalho, não tem muito tempo para muitas amizades e muito menos para iniciar um relacionamento sério. Aren Fairchil é um escritor que acaba de se mudar para Nova York com sua irmã, Josie. Eles moravam em Settle, mas acabam de se mudar porque ele ganhou uma vaga de colunista do jornal Gazeta de Nova York. O destino, ou melhor, um anjo, irá unir a vida dessas duas pessoas que precisam, antes de qualquer outra coisa, dar uma oportunidade para si mesmas. 

 Mais uma vez Debbie Macomber nos proporciona uma leitura leve e rápida. A narrativa em primeira pessoa nos deixa a par de todos os detalhes necessários e nos mostram mais de casa personagem do livro. As travessuras de Shirley, Goodness, Mercy e Will farão com que qualquer leitor se pegue rindo do nada, encantado com a capacidade desses quatro de se meterem em encrenca mesmo em situações muito simples.

 Lucie e Aren realmente foram feitos um para o outro, porem admito que essa coisa de "Uhul, é Ano Novo, vou beijar a primeira pessoa que ver na frente", não é comigo. Tudo bem que esse não é o pensamento das personagens (vocês entenderão quando lerem), porém, em um primeiro momento, não me convenceu. Ao longo da leitura, acabei me encantando pelo casal e torcendo para que terminassem juntos (também, não teria como não torcer depois de tanto esforço dos anjos), mas tenho que deixa claro aqui que esse não será um romance de tirar o fôlego, mas também não é daqueles que nos decepcionam.

 Uma coisa que achei super incrível da autora é que na carta que ela sempre escreve para os leitores no inicio de seus livros, ela conta que esse é o sétimo volume da série e que foi escrito 3 anos depois do último volume, porque os leitores pediram muito. Ela fala sobre a chegada do anjo Will e conta: "Sua criação resulta de  uma carta recebida de uma leitora há muitos anos. Rose Williamson sugeriu-e um anjo chamado Will. [...] Ao continuar a carta, Rose explicou: 'Visto que você criou os anjos com base no versículo da Bíblia do Salmo 23, que diz 'Surely, goodness and mercy will follow you..' Imediatamente, Will, um aprendiz anjo, nasceu na minha mente graças a essa perspicaz leitora que compartilhou comigo uma ótima ideia." Eu fui a única que achou isso incrível? Primeiro,  a ideia da leitora; e segundo, a boa vontade de Debbie de seguir uma sugestão e criar um novo personagem. Mais uma vez ela mostrou como é atenciosa.

 A capa desse livro é do tipo que você quer comprar, independente do assunto do livro, só para tê-la na sua estante. Ela é incrível e eu poderia ficar aqui um tempão falando sobre cada detalhe dela. A capa americana é até bem bonita, mas nada supera a capa feita pela Novo Conceito. A diagramação também está adorável. A cada inicio de capítulo e no rodapé de cada página temos desenhos delicados que dão um ar ainda mais meigo ao livro. A fonte das letras não está nem muito grande, nem muito pequena, e as folhas amareladas ajudam ainda mais no rendimento da leitura.

 "Anjos à mesa" é  uma leitura despretensiosa, um passatempo gostoso, ótimo para o espírito calmo do Natal. Este é um livro que nos lembra a importância do amor e de como devemos  parar de pensar no passado, vencer nossos medos e dar uma chance para nós mesmos.

   
 OUTRAS RESENHAS DA AUTORA: "A Pousada Rose Harbor" | "O Amor Mora ao Lado"


 LEMBRANDO que o livro "Anjos à Mesa" faz parte da promoção de Natal, juntamento ao livro "O Presente", de Cecelia Ahern. Clique aqui e saiba como participar.