[Resenha] De Coração Para Coração | Lurlene McDaniel



Autora: Lurlene McDaniel
Título: De Coração para Coração
Título Original: Heart To Heart
ISBN: 9788581633138
Editora: Novo Conceito
Selo: Novo Conceito
Número de páginas: 208
Área Principal: Ficção
Assuntos: Drama
Sinopse: Da autora best-seller Lurlene McDaniel, De coração para coração fala de perdas, amor e renovação. Fala também da maneira como esses sentimentos tão complexos se entrelaçam, nos momentos mais difíceis, nas relações familiares e de amizade.
Elowyn e Kassey são grandes amigas, que dividem tudo. Mas uma coisa Elowyn não contou para Kassey: ao tirar a carteira de motorista, ela marcou a opção “;doadora de órgãos”;. Kassey descobre esse detalhe da vida da amiga da maneira mais trágica – quando o desejo de Elowyn está prestes a ser atendido.
Arabeth nunca teve a sorte de ter uma melhor amiga. Com o coração doente, ela leva uma vida protegida de tudo e de todos. Até que, aos 16 anos, recebe o telefonema que tanto esperava — mas inicialmente ela e sua mãe não sabem a quem devem agradecer. Quando os mundos dessas três meninas e de suas famílias se cruzam, suas vidas se transformam de maneira nunca imaginada. Kassey, especialmente, encara os fatos como uma forma de manter viva a memória de sua querida amiga. Ela passa a compartilhar da nova vida de Arabeth, ao mesmo tempo em que ajuda a aliviar o sofrimento da família de Elowyn e a compreender a sua própria dor.
"Meu coração estava ficando cada vez mais fraco, mas eu me arrastava para a escola porque ficar em casa sozinha o dia todo era solitário demais." - Pág. 62

 "De Coração Para Coração" é uma história que começa a nos emocionar desde a sinopse. Elowyn e Kassey se conheceram quando estavam na ortopedia de um hospital e desde então uma forte amizade surgiu, mas as duas tinham vidas completamente diferentes. Os pais de Elowyn, com a boa situação financeira que tem, se mudaram para a Caroliina do Norte, ficando mais próximos da nova amiga da filha; já os pais de Kassey, eram divorciados e ela era criada pela sua mãe. Kassey sentia falta do pai, que havia deixado muitas mágoas em sua vida, ainda mais vendo como o pai de Elowyn a tratava e a mimava, enquanto ela sempre teve que se virar sozinha, já que a mãe trabalhava. As diferenças entre as duas amigas podem até incomodar, mas não destroem a amizade delas. Infelizmente, um acidente irá separar a vida das duas, porém depois de uma grande surpresa, Kassey descobre que não perdeu sua amiga para sempre.

 O livro se divide inicialmente entre as vidas de Elowyn e Kassey, até que a vida das duas se cruza com a de Arabeth, uma menina que desde pequena tem problemas no coração. Antes da morte de seu pai, que era militar, ele sempre facilitou a vida da filha como podia. Brincadeiras, distrações, tudo que pudesse evitar os esforços da filha. A família esperava um transplante fazia um ano, até que graças a Elowyn, Arabeth terá uma oportunidade única.
"O coração no meu peito se acalmou, entrando em um ritmo constante." - Pág. 90
 Este livro nos transmite um turbilhão de emoções. É impressionante a forma como a autora transmite todos os sentimentos das três personagens principais, que passam por situações completamente diferentes, mas que conseguem nos ensinar muitas coisas. A forma como Arabeth passa a agir depois do transplante deixa qualquer um impressionado e feliz ao mesmo tempo. A maneira como as outras pessoas se comportam ao perceber as semelhanças dela e de sua doadora também é comovente.

 A narrativa do livro é totalmente fluída e as poucas páginas nos permitem ler o livro rapidamente. A diagramação está ótima, e não não preciso nem falar que amei essa capa, certo? É simples e super criativa ao mesmo tempo. As digitais que formam os dois corações e o fundo vermelho já me deixaram encantada desde que vi a capa pela primeira vez. 

 Lurlene McDaniel aborda um tema delicado de forma totalmente emocionante. É impossível não derramar lágrimas de alegria e de tristeza ao longo do livro. Os personagens cativantes nos ensinam a importância de viver cada dia e a lutar pelo nosso amanhã. "De Coração Para Coração" é o tipo de livro que nos evolui e nos incentiva a continuar.