[Resenha] Feitiço | Liza Jones


Autora: Liza Jones
Título: Feitiço
Número de páginas: 158
ISBN: 9788581632735
Selo:  Novas Páginas
Área Principal: Ficção
Assuntos: Fantasia, Literatura Nacional
Sinopse: Três amigas inseparáveis que, apesar de não possuírem laços sanguíneos e de terem aparência bem diferente, são como irmãs. Frequentam o último ano no mesmo colégio, têm uma banda de rock e nomes perfeitos para virar apelidos: Amanda (Mands), Pamela (Pam) e Analice (Ana). Longe de serem as garotas mais populares da escola, são conhecidas como “;bruxinhas”;. Não pela aparência, mas pelo seu visual dark. O uniforme do tradicional e luxuoso colégio Hall é bastante tradicional, composto de saia quadriculada, camisa branca e terno preto, mas cada aluno marca seu estilo da forma que achar melhor. As bruxinhas capricham na maquiagem e nos acessórios: sombra e lápis pretos, colares de crucifixo, batom sempre bem escuro.
O trio decide fazer um feitiço para tentar trazer de volta à vida o famoso bruxo do século XVII Nicolas Byron. Querem aprender mais sobre as artes das bruxarias. As meninas acham que não deu certo e desencanam, mas no dia seguinte aparece um novato no colégio. 
O garoto chama a atenção: olhos azuis, alto, cabelo castanho-claro penteado para trás de um jeito meio formal. Rosto bonito, lábios bem contornados, sorriso de tirar o fôlego. Dá para ver, apesar do terno preto, seu belo porte físico. Faz a alegria das alunas nas aulas de educação física, especialmente a de natação. Seu nome é... Nicolas Byron. 
Agora as bruxinhas ficam com essa dúvida na cabeça: será que este é o famoso bruxo que invocaram ou é apenas uma terrível coincidência de nomes?
Para descobrir a verdade, as amigas passam por muitas confusões, situações engraçadas e uma delas se envolve em um romance daqueles, fadado a uma triste maldição. Diversas surpresas as esperam. 
Será que a maldição será quebrada?

 Dez de setembro de 2011. Fiquei 4 horas e 30 minutos em uma fila de autógrafos na Bienal, conversando com  duas amigas que acabei conhecendo lá. Em meio a tanta conversa sobre nossos livros, filmes e bandas preferidas, acabamos esquecendo de trocar e-mail, Facebook e telefone. Um ano depois, eu estava em um evento literário e acabei reconhecendo uma das amigas que conheci naquela fila de Bienal. Mais um ano se passou, e finalmente a Bienal 2013 chegou e junto a essa garota, que eu conheci em uma simples fila, muitos eventos e aventuras se passaram. Logo no final do primeiro sábado de Bienal, aquela mesma garota chegou para mim e falou "Mari, meu livro será publicado pela Novo Conceito!"

 Mands, Pam e Ana são três bruxas que são amigas inseparáveis. As três amigas são super divertidas e apesar de as três terem seus momentos, a história gira mais em torno de Mands. As meninas, em busca de mais conhecimento, acabam realizando um feitiço para trazer aos nossos tempos, um dos bruxos mais poderosos que existiu desde o século XVIII, Nicolas Byron.  As meninas não sabem se o feitiço deu certo, mas quando um misterioso garoto chega do nada em seu colégio, faz muito sucesso não só com as meninas, como com os garotos e professores também, elas decidem que terão que descobrir de qualquer jeito se ele é mesmo o bruxo que elas tanto queriam conhecer.

 Com capítulos curtos e narrativa em terceira pessoa, "Feitiço" é um livro em que a leitura é muito fluída. Por conta das poucas páginas, acabamos aproveitando ao máximo a leitura e quando nos damos conta, já estamos nos últimos capítulos da obra. Essas são características que me agradaram bastante, já que eu, apesar de ter kindle, não sou muito fã de e-books e achei que demoraria até mais para completar a leitura.

 As personagens são cheias de personalidades e cada uma nos faz adorá-las da maneira que são. Os acontecimentos se passam mais em torno de Mands, e é praticamente impossível não gostar tanto dela.  Mesmo que as vezes pensemos que alguns fatos acontecem rápido demais, acabamos criando um tipo de laço com os outros personagens, porém Liza consegue nos deixar ansiosos e curiosos até a última página de seu livro. Tentamos descobrir quem é bom e quem é ruim, ao mesmo tempo que torcemos para uma personagem e acabamos desconfiando dela também. Achei isso ótimo durante a leitura.
 Sobre a capa, achei ela bem bonita e gostaria de ver como a Editora acrescentaria detalhes à ela em um formato físico do livro. Acho que com os detalhes nela, a NC não deixaria a desejar. A diagramação também está uma graça! No início de capa capítulo temos três morcegos no topo da página e a numeração em uma fonte detalhada. Encontrei alguns poucos erros de digitação e concordância durante a leitura, mas nada que atrapalhasse o rendimento da obra.

 Em "Feitiço", Liza Jones nos apresenta a um livro onde romance, comédia, drama e, claro, magia estão presentes. A pegada adolescente e a leitura rápida ajudam no rendimento da história e sem dúvidas não agradará apenas os jovens Mais uma vez queria parabenizar Liza por ter ganhado o concurso "Do Manuscrito Ao Livro" na Bienal do Livro 2013, e desejo muito sucesso a essa autora que tem uma longa  e bela jornada pela frente!

Comentários

  1. Que legal! Adorei esse livro e concordo quanto a personalidade dos personagens volta e meia fiquei na dúvida que quem era realmente o mocinho. Dei suspiros no livro como o depoimento de Marina Carvalho diz hahah E espero ver impresso, autora nacional é mais dácil ter autógrafo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana o que contou sobre o início da amizade de vocês. Não estou ainda habituada a ler e-books mais sua resenha me deixou curiosa. A ansiedade de descobrir quem é bom ou ruím na trama deixa a leitura bem fluída e isso é ótimo ainda mais sendo em e-book.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Mari! Que fofa sua resenha!Happy que curtiu o livro! E adorei claro você ter colocado como a gente se conheceu RSRSR #Bienal Obrigada pelo carinho, sempre.

    Bjs

    Blog:http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    Livro:http://www.editoranovaspaginas.com.br/e-books/feitico/
    Site:http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas