[Resenha Premiada] De Volta Aos Quinze | Bruna Vieira



Título: De Volta Aos Quinze
Autora: Bruna Vieira
Páginas: 224
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788582350799
Área principal: Ficção
Sinopse: Anita tem 30 anos, e sua vida é muito diferente do que ela sonhou para si. Um dia, ao reencontrar seu primeiro blog, escrito quando tinha 15 anos, algo inusitado acontece, e tudo ao seu redor se transforma de repente. Com cabeça de adulto e corpo de adolescente, ela se vê novamente vivendo as aventuras de uma das épocas mais intensas da vida de qualquer pessoa: o ensino médio. Ao procurar modificar acontecimentos, ela começa a perceber que as consequências de suas atitudes nem sempre são como ela imagina, o que pode ser bem complicado. Em meio a amores impossíveis, amizades desfeitas e atritos familiares, Anita tentará escrever seu próprio final feliz em uma página misteriosa na internet.
"Até sem fazer nada você pode estragar tudo. Às vezes,principalmente se não fizer." - Pág 89

 Faz um pouco mais de dois anos desde que conheci Bruna Vieira através de seu Blog. Em 2012 Bruna compartilhou com todos os leitores do Depois dos Quinze que lançaria, em Dezembro, um livro de contos e crônicas que seria intitulado com o nome do blog. Conheci Bruna e toda sua fofura pessoalmente no lançamento aqui no Rio,  e a reencontrei na Bienal RJ deste ano, lançando o seu segundo livro, "De Volta aos Quinze", que é o primeiro de uma série. 
"De quanto tempo você precisa para não precisar mais de tempo algum?" - Pág. 219
 Anita é uma mulher de 30 anos um tanto frustada. Ela nasceu no interior de Minas Gerais, e mudou-se para São Paulo com o desejo de ter uma vida melhor e com mais oportunidades, porém praticamente nada, ou melhor, nada sai como esperado. O emprego não é incrível como ela esperava, o apartamento é de aluguel, e até hoje ela não conseguiu ter um relacionamento sério. No dia do casamento de sua irmã mais velha, coisas estranhas acabam acontecendo e, de repente, Anita tem 15 anos novamente.

 Anita está de volta ao tão aguardado primeiro dia do Ensino Médio, e em um colégio novo. Os medos e incertezas não fazem mais parte dela, já que ela já esperava que tudo iria se repetir novamente, mas tudo acontece de uma forma inesperada. Anita acaba, mesmo que sem querer, mudando coisas de seu passado, e perceber que ela pode ter um futuro melhor se fizer as mudanças necessárias. Acabar e começar amizades, estar mais ao lado de pessoas queridas e agir de maneira completamente diferente, são coisas que farão com que Anita entenda que para mudar o seu passado e ter a vida que ela realmente queria, não basta apenas querer. Ela só precisava mudar a si mesma.

 Quando eu li o primeiro livro de Bruna, além de adorar ainda mais os textos dela, eu amei os contos. Achei incrível a forma como Bruna conseguiu me envolver nas poucas páginas de um conto  que poderia facilmente ter se tornado um grande livro (acho que quem leu "Vértices de um Amor" irá concordar comigo). Sem dúvidas Bruna escreve muito bem. Sua narrativa é fluída, os pensamentos da personagem sempre passam muita verdade, e você sente como se estivesse em uma conversa com uma amiga de longa data, mas, convenhamos, quem não tem vontade de dar uns sermões na Anita?

 Algo que me incomodou de inicio, era que Anita, mesmo com 30 anos, agia e pensava como uma garota de 15. Era como se a Anita de 15 estivesse no corpo da Anita de 30, e não ao contrário. Ao longo da leitura entendi que Bruna quis nos mostrar que não importa a idade que tenhamos, sempre teremos medo de errar, medo de nos expor e, principalmente, medo do inevitável. Acho que Bruna criou uma personagem assim como todas nós: humana, cheia de erros, que tenta sempre acertar, mas acaba errando de alguma forma. Essa proximidade com certeza é um ponto positivo.

 Quando eu digo que Anita é uma personagem que assim como nós é cheia de erros, eu podia dizer que ela tem apenas um gravíssimo: Henrique. O cara é tipo maravilhoso e apaixonado por ela desde sempre, deu vários sinais, e nada de a Anita entender. Desculpe o spoiler a seguir, e indico que os que não leram o livro pulem para o próximo parágrafo. Daí ele resolve seguir em frente e ter uma namorada, e a Anita simplesmente resolve que agora sempre foi apaixonada por ele.  Masoque, minha gente? Ok, lendo assim parece que ela simplesmente falou "opa, ele arranjou alguém, não quero ficar sozinha, quero ele agora", mas não foi assim. Eu só fiquei um pouco (bem pouco, sabe...) revoltada por ela nunca ter demonstrado para ele que sentia algo, mas é claro que nós conseguimos perceber isso. É sempre ele que está ali do lado dela a qualquer momento, e ela sente falta quando isso não acontece. Obvio que ela percebe como foi mais uma vez tola e pretende mudar isso rápido. Na hora que acompanhei esses acontecimentos fiquei revoltada com a personagem. Mas depois, percebi como a autora deixou uma mensagem importante através disso: tudo tem um motivo para acontecer. Não importa se você julga sua última atitude errada, tudo acontece por um motivo, e tudo contribui para que você seja quem você realmente é.

 A diagramação do livro está linda! A Editora inclui ilustrações que nos encantam ao longo da leitura. Acho que todo mundo vai adorar ver uma folha de bloquinho, a janela do chat do Facebook, o iPod, ou a caixa do e-mail ao longo da leitura. As letras estão em tamanho ótimo e as folhas amareladas ajudam para que a leitura flua ainda mais. Adorei o fato de cada capítulo se iniciar com uma frase de reflexão, e Bruna as escolheu perfeitamente. Se pudesse, colocaria todas aqui.
 Bruna escreveu um livro que fará com que muitos repensem suas próprias atitudes. Como disse anteriormente, Anita é uma personagem que fará com que muitas leitoras se identifiquem com ela e, claro, sintam até um pouquinho de inveja por ela poder voltar ao passado e ter a oportunidade de mudar coisas ruins (e boas também) em sua vida. Este é um livro que encantará a todas as leitoras: as blogueiras, as que querem fazer um blog, as que tem medo de se relacionar, as que tem medo de seguir em frente, as que tem medo de acertar e, também, as que são seguras de si. "De Volta Aos Quinze" é o primeiro livro da trilogia "Meu Primeiro Blog", e mal posso esperar para poder ler o segundo, que tem lançamento previsto para a Bienal de SP no ano que vem.

 No lançamento de seu primeiro livro Bruna me concedeu uma pequena entrevista e ainda mandou um recado para os leitores do ML. Confiram:


SORTEIO

 Quem tá afim de ganhar 2 marcadores autografados e 3 bottons da Bruna Vieira? Para concorrer basta:
- Seguir o ML atravésdo Google Friend Connect (clique em "Participar deste Site" na barra lateral)
- Comentar nessa resenha. 

OBS:
- Comentários como "participando" e "adorei a resenha" não serão contabilizados. Faça comentários coerentes e relacionados ao post e seu conteúdo para participar.
- O sorteio se inicia hoje, 22 de Dezembro, e termina no dia 10 de Janeiro de 2014;
- O resultado será postado em um novo post no dia 11 de Janeiro de 2014;
- O ganhador tem 48h para enviar um  e-mail com seus dados através da aba "contato" do blog.
- Leia a Política de Envio do blog clicando aqui.

 Comentem e boa sorte!