[Resenha] Álbum de Casamento | Nora Roberts

Título: Álbum de Casamento
Título Original: Vision in Whit
Autora: Nora Roberts
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 288
ISBN: 139788580412215
Assunto: Romance
Sinopse: Quando crianças, as amigas Parker, Emma, Laurel e Mac adoravam fazer casamentos de mentirinha no jardim. E elas pensavam em todos os detalhes. Depois de anos dessa brincadeira, não é de surpreender que tenham fundado a Votos, uma empresa de organização de casamentos bem-sucedida. Mas, apesar de planejar e tornar real o dia perfeito para tantos casais, nenhuma delas teve no amor a mesma sorte que tem nos negócios. Até agora. Com várias capas de revistas de noivas no currículo, a fotógrafa Mac é especialista em captar os momentos de pura felicidade, mesmo que nunca os tenha experimentado em sua vida. Por causa da separação dos pais e de seu difícil relacionamento com eles, Mac não leva muita fé no amor. Por isso não entende o frio na barriga que sente ao reencontrar Carter Maguire, um colega de escola com o qual nunca falara direito. Carter definitivamente não é o seu tipo. Professor de inglês apaixonado pelo que faz, ele cita Shakespeare e usa paletó de tweed. Por causa de uma antiga quedinha por Mac, fica atrapalhado na frente dela, sem saber bem como agir e o que falar. E mesmo assim ela não consegue resistir ao seu charme. Agora Carter está disposto a ganhar o coração de Mac e convencê-la de que ela é capaz de criar suas próprias lembranças felizes.
“Momentos vêm e vão, pensou. É o amor que une todos eles para formar uma vida.”

 Acreditem se quiserem, eu nunca havia lido nada de Nora Roberts até "Álbum de Casamento" chegar em minhas mãos. Eu sempre tive curiosidade em conhecer a escrita de Nora, ainda mais com tantos comentários positivos à respeito de suas obras, mas só quando estive na Editora Sextante, e ganhei o livro, que tive a oportunidade de ler algo de Nora.


 Neste livro, que é o primeiro da série "Quarteto de Noivas", nós conhecemos quatro amigas que desde pequenas adoravam brincar de casamento. Elas enfeitavam o jardim, e "casavam" até com seus animais de estimação, só para dar uma variada. Mackenzie - que é a protagonista desse primeiro volume da série - hoje admira a fotografia graças a um acontecimento do passado: seu pai que não era muito presente, resolve presenteá-la com uma câmera fotográfica profissional. Um presente nada adequado para uma menininha de oito anos, mas um presente que decidiu o futuro dela. Hoje, ela e as suas três amigas, tem funções diferentes na empresa Votos, empresa esta que as quatro criaram juntas, para planejar e organizar casamentos, como faziam desde sempre. Mac é a fotógrafa, Parker é a responsável pela organização geral do casamento, Emma é a decoradora, e Laurel é a responsável pelos bolos incríveis e buffet.

 Mac, apesar de adorar trabalhar com casamentos e ver tantos novos felizes, não acredita no amor. Graças às marcas do passado e a vida tribulada que teve, por conta da separação dos pais, ela acha que o amor não serve para ela, mas quando Carter Maguire, um antigo colega dos tempos do colégio, volta a fazer parte de sua vida, ela descobre que um cara que veste terno Tweed pode sim mexer com seu coração. 
“Ser feliz para sempre talvez fosse conversa fiada, mas ela sabia que queria tirar as fotos de momentos que fossem felizes. Porque, assim, eles permaneceriam para sempre.”
  A leitura foi muito fluída, li o livro em dois dias, e mal posso esperar para conhecer mas de Nora Roberts. Ela é tudo aquilo, e muito mais, do que já haviam me falado. Adorei sua calma e os detalhes.  Algumas vezes ou os acontecimentos de um livro passam rápido demais, ou lentos demais. Nora sabe fazer tudo na medida certa.

A Mac é uma personagem adorável. Na verdade, todos as meninas são. O livro, apesar de ter ela como personagem principal, também gira em torno não só de suas amigas, como dos outros personagens que aparecem ao longo da leitura. Digamos que do quarteto, a Mac é minha favorita até agora. Eu me identifiquei bastante com ela, pois além de ela ser ruiva (eu não sou ruiva, mas já fui, amo e quero ser de novo!), ela é destemida, meio cabeça dura e não é romântica (pelo menos antes de Carter). Ela é alegre, e mesmo quando está de mal humor, consegue nos divertir de alguma forma.

 Carter, no inicio, não me agradou muito. Comentei com algumas amigas que leram o livro e a primeira coisa que as duas falaram foi "o jeito tímido do Carter me encantou". Só a mim que não, gente? Não sei, mas eu não acho esse jeito tímido fofo. O que achei fofo foi sua admiração por Shakespeare. Depois, ao longo da leitura, se torna impossível não se apaixonar suas citações, pelo seu jeito tradicional e que, além de tímido, só sabe ser romântico, doce e carinhoso. 
“Homens apertam as mãos depois de terem saído no braço, nós comemos chocolate.”
 É lindo ver a relação de amizade e irmandade de Mac, Parker, Emma e Laurel. A forma como elas encaram os problemas, estão à frente de uma empresa juntas e, acima de tudo, dão apoio uma às outras, é emocionante. A amizade delas é pura, verdadeira, forte e encantadora, e nos deixa ainda mais curiosos para saber o que vai rolar por aí na vida delas ao longo dos próximos três livros da série.

 "Álbum de Casamento" é o primeiro livro da série "Quarteto de Noivas". O segundo livro, intitulado "Mar de Rosas", é protagonizado pela florista Emma, e se não me engano, será lançado em Abril pela Editora Arqueiro.