[Resenha] Quando Eu Era Joe | Keren David



Autora: Keren David
Título: Quando Eu Era Joe
Título Original: When I Was Joe
ISBN: 9788581633398
Editora: Novo Conceito
Selo: Novo Conceito
Número de páginas: 320
Gênero: Ficção, Thriller
Sinopse: Imagine o que é perder, em uma única noite, sua casa, seus amigos, Como é possível viver mentindo sobre todas as coisas? Sua escola e até mesmo o seu nome. Aos 14 anos, Ty presencia um crime bárbaro num parque de Londres. A partir desse momento, tudo muda para ele: a polícia o inclui no programa de proteção à testemunha, e Ty é obrigado a assumir uma vida diferente, em outra cidade. O menino ingênuo, tímido, que costumava ser a sombra do amigo Arron, matricula-se na nova escola como Joe... E Joe não poderia ser mais diferente de Ty: faz sucesso com as meninas, torna-se um corredor famoso... Joe é tão popular que acaba incomodando os encrenqueiros da escola. Ser Joe é bem melhor do que ser Ty. Mas, logo agora, quando ele finalmente parece ter se encaixado no mundo, os atentados e ameaças de morte contra sua família o obrigam a viver no anonimato, em fuga constante e sob a pressão de prestar depoimentos sobre uma noite que ele gostaria de esquecer. Um livro – de tirar o fôlego! – sobre coragem e sobre o peso das consequências do que fazemos.
"Não sei se minha vida,acordado ou dormindo, algum dia voltará ao normal." - Pág. 201

 Ty pensava que estaria ajudando a polícia, mas não sabia que essa ajuda poderia custar muito caro. A vida dele se transforma totalmente de forma inesperada, e ele não pode mais ser o garoto que sempre foi, principalmente diante de pessoas como Arron, que o achavam um pirralho. A partir de agora, Ty e sua mãe serão acompanhados diariamente por agentes de proteção a testemunhas vulneráveis, como ele. Ty acabará tendo não só duas, como várias identidades até que ele finalmente se torna Joe, o garoto novo em um colégio novo, onde mesmo sabendo que não poderia fazer amizades, ele terá momentos muito importantes.


 Ty, ou melhor, Joe, conhece Ellie, uma menina de 17 anos que é campeã das paraolimpíadas e é muito bem sucedida. Ellie tem uma irmã maiis nova, Claire, que é um tanto estranha mas que acaba sendo significativa na vida de Joe. Agora, no meio de gente nova e interessante, Joe percebe o quão difícil pode ser esconder tantas mentiras. Como ele enfrentará todos os obstáculos que estão surgindo? Como ele irá superar todas as dificuldades e continuar a ser quem ele realmente gosta de ser: o Joe?
"[...] às vezes a humilhação é pior do que o medo."- Pág. 287 
 Este livro me surpreendeu bastante! Eu já havia lido muitas pessoas falarem o quanto estavam ansiosas para que ele fosse lançado aqui no Brasil e mesmo quando ele chegou aqui em casa, eu ainda estava meio receosa. Ele parecia ser muito bom, mas ainda assim eu achava que tinha criado mais expectativas do que deveria. Por sorte, eu estava engada. A trama envolve todos os ator de Ty/Joe narrados por ele mesmo em primeira pessoa, e de uma forma totalmente fluída. A escrita da autora é ótima e ela sabe explorar muito bem o bullying, automutilação e os vários desafios que a vida nos propõe.

  Algo que a autora sobre abordar muito bem também, foi a relação de Ty com sua mãe e sua avó. Enquanto o seu carinho e amor por sua vó é recíproco, sua mãe até está com eles nos bons e maus momentos, porém ela não é tão equilibrada assim e Ty nem sequer a chama de mãe, ele a chama de Nicki. Ela é jovem, tem que largar os estudos por conta da mudança de identidade, e Ty (já como Joe) tem que aguentar muitas piadas de seus "colegas" a respeito de sua mãe por ela ser jovem. Muitos momentos de fúria dele vem daí, mas a autora sabe mostrar os lados positivos e negativos dessas duas relações. 

"Quando Eu Era Joe" é o primeiro livro de uma trilogia escrita por Keren David. Neste primeiro livro ela fala sobre sentimentos, confiança, incertezas, e principalmente, mentiras. Tenho certeza que nos próximos dois volumes terenos muitos momentos instigantes, ainda mais depois do gostinho de quero mais que a autora nos deixa, ao revelar o primeiro capítulo do segundo livro, "Quase Verdade". Mal posso esperar para ver a Novo Conceito anunciando o lançamento do próximo livro. A ansiedade já está me consumindo!


Comentários

  1. Oi, Mariana! Adorei sua resenha, vi todos os parceiros da NC recebendo esse livro mas não tinha lido nem a sinopse nem nenhuma resenha, agora fiquei curioso *-*
    Espero poder ler logo \o/
    Beijos!

    Gustavo Valim
    http://jantandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar desse livro mas sua resenha me deixou interessada

    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Vi esse livro em vários outros blogs mas ainda não tinha lido uma resenha e agora estou meio que "Uau", essa história realmente me chamou a atenção como eu pensei que nunca chamaria. Gostei bastante e pretento comprar o livro.
    Ótima resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. A sua resenha foi bom, mas eu acho que você não passou a quantidade de informação certa. Eu já li e é só uma opinião.

    ResponderExcluir
  5. Você sabe a respeito da continuação ?? Quase Verdade

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas