[Resenha] De Repente Acontece | Susane Colasanti


Título: De Repente Acontece
Título Original: When It Happens
Autora: Susane Colasanti
Editora: Novo Conceito
Selo: Novo Conceito
ISBN: 9788581633183
Número de páginas: 288
Gênero: Ficção, Romance
Sinopse: De repente acontece fala daquelas paixões que começam do jeito errado e têm tudo para terminar errado – mas, depois de ler a última página, a gente acredita que o amor existe.
 Se você é uma menina, este livro vai ajudá-la a entender o que se passa na cabeça dos garotos.
 Se é um menino... Bem, se você é um menino, também vai gostar de De repente acontece.
 Uma história simpática, com cara de vida real. E que poderia acontecer com você ou com a sua
melhor amiga!
"Não quero me interessar por um babaca qualquer só porque ele está mais próximo. Quero um namorado com tudo que tem direto. O pacote completo."
 Sara e suas duas melhores amigas estão no último ano do Ensino Médio e resolveram escolher, cada uma, uma meta para este novo ano. Laila quer ser oradora da turma, Maggie quer se tornar mais inteligente, e Sara quer um namorado que seja "o pacote completo". Todas elas estão na expectativa para o ano que se inicia, e Sara mal pode esperar para rever um garoto que ela já estava afim, desde o ano anterior, mas a pergunta é: será que ele sente o mesmo?
 "Agora estou tentando convencer a pessoa mais inteligente da classe de que também sou inteligente. Ao menos o suficiente para que ela aceite ficar comigo."
 Dave é um garoto lindo, interessante e que já faz  parte do grupo popular do colégio, mesmo que tenha chegado apenas no final do ano que passou. Ele nunca teve problemas com as garotas, mas por enquanto se sente um pouco intimidado por uma garota tímida e inteligente, que é totalmente o oposto das garotas com quem ele já ficou. Agora como ele irá conquistá-la se fazem parte de grupos opostos?
"- A vida é muito mais do que apenas estar vivo, Tobey."
 Tobey tem apenas uma meta para este ano: ganhar a Batalha de Bandas do colégio. Ele, ao contrário dos amigos Josh e Mike, não está nem aí para suas notas e para a faculdade, mesmo sendo um garoto inteligente. Ele é forte, mas não se considera bonito, e gosta de uma garota que conhece há anos, e que nunca demonstrou interesse por ele. Agora ele está disposto a fazê-la notar sua presença e seus sentimentos, mas como conseguir se tem outro cara na jogada?

 Acho que não é segredo para ninguém o quanto eu admiro Susane Colasanti como autora e como pessoa, não é? Me surpreendi com sua simpatia em um Hangout do qual participei com ela, e me impressiona cada vez mais com seus livros, que sempre me prendem do inicio ao fim. Dessa vez a narrativa em primeira pessoa se divide em dois personagens: Sara e seu amigo... ou seria pretendente? (risos). Não vou contar quem é para que vocês descubram ao longo da leitura, porém já adianto que adorei o fato de os capítulos se revezarem entre os dois. É legal poder ver a opinião e dúvidas da personagem principal, acompanhar também o crescimento do outro personagem, ver como cada um se sente diante um do outro, e como as vezes eles dois erram ao pensar algo como "ela não reparou em mim" e depois ver que na verdade, ela só queria que ele desse o primeiro passo (é apenas um exemplo, mas é mais ou menos assim que as coisas acontecem).

 O livro pode ser considerado o típico livro adolescente com uma história bem clichê (se eu fosse resumir a história para vocês, sem dúvidas vocês falariam "ah, já li um livro assim"), mas Susane inova em vários aspectos e não deixa repletos de informações e acontecimentos. Tudo acontece em seu tempo e de uma maneira divertida e encantadora. A leitura foi bastante fluída e eu comecei a ler o livro na manhã de um Sábado, e terminei na tarde do mesmo. Susane sabe como nos fazer iniciar a leitura e não querer parar mais.

 Eu adorei a Sara!  Ela é cativante, tem suas dúvidas, mas é muito segura; eu só queria que ela largasse o primeiro namorado dela no livro (novamente não direi quem é) assim que começou o namoro (risos). Ele até a tratava bem, mas eu torcia mil vezes mais para o outro "pretendente". Como eu disse acima, os capítulos se alternam entre Sara e um dos dois, e não sei se isso ajudou para que eu torcesse mais para um deles, mas tenho certeza que mesmo que os capítulos não se alternasse, eu teria torcido para o mesmo cara.
When It Happens, by Robert McGill
 Existe alguém que não amou essa capa? Ela é tão simples e ao mesmo tempo tão linda. A capa americana (essa ao lado) não tinha me chamado muita atenção, tanto que quando vi que o livro seria lançado e associei o título original, tive que voltar ao site de Susane para tirar a dúvida. A única coisa que a capa nacional pode ter de ruim é que ela deixa um grande spoiler sobre o final do livro (esse é o motivo de eu dar 4.5 estrelas para o livro), mas ainda acredito que isso não vai atrapalhar tanto as surpresas ao longo da leitura, pois tenho certeza de que, assim como eu,  muitos torcerão para Sara termine com o cara certo. As fontes usadas na capa, contra-capa e título dos capítulos são bem fofas e as folha amarelas e tamanho da fonte do texto ajudam bastante no rendimento da leitura. Cada capítulo possui um título, além do dia e hora em que os acontecimentos acontece, como vocês podem ver na imagem acima.

 Em "De Repente Acontece" é um livro onde Susane mostra que não importa há quanto tempo estamos a procura de um amor verdeiro, ele só irá aparecer no momento certo - mesmo que já esteja a seu lado e você não tenha reparado. Amor, amizade, destino e futuro são os elementos que farão qualquer leitor torcer pela felicidade de Sara, não largar o livro até chegar ao fim, e quando terminar, ansiar por mais. Como foi escrito pela Kirkus Reviews: "Susane Colasanti sabe como funciona a cabeça dos adolescentes."

Comentários

  1. Capa linda!! To curiosa e preciso dele logo

    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da capa, como você disse é simples e linda! Fiquei bem curiosa a respeito da história e quero conhecer melhor os personagens que tem tudo pra me conquistar. As vezes o amor está ao nosso lado e nem percebemos,né? Bela resenha!

    ResponderExcluir
  3. Amo a Susane Colasanti... Já li "Bem mais perto" "Tipo destino" e "Esperando por você" ! amei todos assim que tiver oportunidade vou ler este porque acho a escrita dela bem interessante e compreensível, além de ser romance leve... Não vejo a hora de tê-lo em mãos... Amei a resenha =)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas