[Resenha] Poseidon | Anna Banks


Autora: Anna Banks
Título: Poseidon 
ISBN: 9788581633152 
Editora: Grupo Editorial Novo Conceito
Selo: Novo Conceito 
Número de páginas: 288 
Gênero: Ficção, Fantasia, Romance 
Sinopse: Além da beleza fora do comum, com seu cabelo quase branco e seus olhos cor de violeta, Emma chama a atenção por ser um pouco desajeitada. Ela não se sente muito à vontade em lugar nenhum... e não sabe que sua misteriosa origem é a fonte dessa sensação. Galen, príncipe dos Syrenas, vasculha a terra procurando uma garota especial, capaz de se comunicar com os peixes — e que poderá salvar seu reino. Quando ele se encontra com Emma, a conexão é imediata: embora não saiba, Emma parece ter o dom que Galen procura. Mas, então, por que ela não conseguiu salvar sua melhor amiga do ataque do tubarão? Cabe ao príncipe convencer a teimosa Emma a enfrentar sua real natureza e aceitar o desafi o. E nada pode impedi-lo de alcançar seu objetivo.
"Talvez atualizada não seja certa para a nova eu. Talvez diferente seja mais adequado. Quem sabe até indiferente."
 Emma se considera uma garota comum, tirando o fato de ter os olhos de cor violeta e o cabelo loiro platinado, praticamente branco; porém se não fosse por sua amiga Chloe e por ser totalmente desastrada, Emma nem seria percebida pelos outros no colégio. Agora ela está passando o verão com Chloe e os pais dela na Flórida, só não sabia que sua vida poderia mudar completamente depois daquele verão.
"[...] Você confia em mim, Emma?
 Confirmo comum movimento de cabeça, porém algo me diz que eu não deveria confiar."
 Galen é um homem que poderia até passar despercebido, se não fosse pela cor de seus olhos e seu belo físico. Os humanos não sabem, mas Galen é um Syrena, e está na Flórida a procura de uma garota que seu amigo afirma fazer parte de sua espécie também. Quando ele cruza, digamos assim, com Emma pela primeira vez, ele sabe que ela não poderia ser de sua espécie por causa de sua pele e cabelos brancos, mas como ele pode senti-la se ela é humana?
"[...] nosso relacionamento é platônico. E todo mundo sabe o que platônico significa: rejeitado."
 Eu estava cheia de expectativas a respeito desse livro. Quando a NC divulgou a capa, vi várias pessoas comentando sobre o livro e sobre como estavam ansiosos para que ele chegasse ao Brasil. Claro, fui pesquisar mais a respeito e vi como os leitores amavam Anna Banks e seus livros. Quando o livro chegou a ansiedade aumentou ainda mais, e agora que terminei a leitura só tenho uma palavra para a história: maravilhoso!

 Eu adorei como Emma é uma personagem espontânea. Desde as primeiras páginas ela já se mostra cheia de personalidade, e quando ela sofre uma grande perda, nós sofremos junto a ela. Sem dúvidas a narrativa nos ajuda bastante a conhecer mais da personagem, mas adorei que o livro tem capítulos alternados entre a narrativa em primeira pessoa de Emma, e a narrativa em terceira pessoa voltada para Galen. A escrita de Anna Banks é super fácil e fluída, você consegue ler o livro sem ver as horas passarem, mas só há um motivo para eu ter dado 4,5 estrelas para o livro: algumas coisas foram mencionas logo no início do livro, e depois da metade, as mesmas coisas - que já haviam sido justificadas - foram questionadas por Emma novamente. Acho que a autora quis fazer com que sintamos que Emma está a par de tudo (algumas das coisas foram mencionadas apenas nos capítulos voltados para Galen), mas mesmo assim acho que ela poderia ter abordado algumas coisas apenas uma vez.
"- Eu gosto da Emma. - Eu também. - Mentiroso. Você a ama."
 Todos os personagens presentes no livro são significativos, mas se tem uma personagem que eu estou completamente apaixonada é Rayna. Gente, como ela é incrível! (risos) Ela é irmã de Galen, e consegue ser engraçada até quando está com raiva. Eu me identifiquei muito com ela, e fiquei desejando imensamente que a autora colocasse um capítulo narrado ou voltado para os pensamentos dela. Isso não acontece, mas eu torço para que tenhamos mais a presença de Rayna nos próximos livros da série.
 A diagramação do livro é simples e ao mesmo tempo muito linda. Temos uma pequena ilustração (que sega essa da imagem, presente em todos os inícios de capítulos) nos rodapés das páginas, a fonte e o tamanho das mesma, além das folhas amareladas, ajudam bastante na leitura, e como eu não poderia deixar de mencionar: alguém aí não amou essa capa? Impossível! Não consigo imaginar uma capa diferente para o livro. Espero que a capa dos próximos livros sigam a linha desta.

  Anna Banks escreveu um livro ontem surpresa é a palavra chave. Com personagens carismáticos e envolventes, a autora nos faz desvendar os mistérios dos Syrenas e, claro, torcer para que Emma aceite sua nova vida rapidamente. "Poseidon" é o primeiro livro de uma série, que é seguido por "Of Triton" e "Of Nepline". Não temos uma previsão de lançamento para o próximo livro aqui no Brasil, mas eu espero que seja logo, pois terminei o livro há menos que 24 horas e já quero mais!