[Resenha] Eco | Alyson Noël


Título: Eco
Título Original: Echo
Autora: Alyson Noël
Editora: Leya Brasil
Número de Páginas: 288
ISBN: 9788580448740
Gênero: Fantasia, Romance
Sinopse: No segundo volume da série The Soulseekers, Daire Santos está de volta para continuar com sua missão de Buscadora. A garota acaba de salvar a vida de sua avó, mas um custo. Os Richter, perversa família de feiticeiros, foram soltos no Mundo Inferior. Daire e seu namorado, Dace, devem voltar a trabalhar juntos para encontrá-los antes que eles perturbem o equilíbrio entre o bem e o mal, e destruam não só a sua pequena cidade no Novo México, mas o mundo inteiro. 
À medida que a relação entre Daire e Dace se aprofunda, Cade vai ficando mais forte do que nunca, construindo seu poder e forçando Daire a enfrentar a terrível profecia que envolve todos eles, e que a deixará sem escolha além de reivindicar seu destino como Buscadora, às custas de um sacrifício inimaginável para o bem maior de todos. 
Com profecias, demônios e mortos-vivos, Eco revela uma trama intrigante e cheia de surpresas.
"Por trás de toda criação, apoiando-a como um arco, está a fé. Entusiasmo não é nada: ele vem e vai. Mas, se alguém acredita, então o milagre acontece."

 Que saudade eu estava da Alyson Quem acompanha o blog sabe o quanto amo/admiro esta autora! "Eco" foi lançado no ano passado pela Leya e eu, até agora, ainda não havia lido. O livro estava na estante e eu olhava para ele quase todos os dias, mas vocês sabem como é: a gente compra muitos livros, recebe de parcerias, daí vem uma nova promoção no Submarino e olá, - falência - falta de tempo. Mas agora, com o lançamento de "Místico" no mês de março, não teve como aguentar mais e tive que ler o segundo livro da série. 

 Daire Santos é uma garota de 17 anos que vivia viajando com a mãe, que é uma maquiadora de Hollywood. Daire começa a ter sonhos esquisitos, que se tornam ainda mais graves quando se tornam visões, que a fazem parecer louca na frente de outras pessoas. Para não ser internada, Daire acaba aceitando ir morar no Novo México com a avó, que é uma curandeira e que ela nem conhece. Com a avó, Daire descobre que é uma Buscadora e que tem uma missão. Isso tudo vocês já sabem (quem não leu o livro pode conferir a resenha clicando aqui), mas agora Daire está se aventurando - ou não -  enquanto descobre mais de suas habilidades no Mundo Inferior, que está corrompido. A culpa da perda de equilíbrio entre os mundos é de Cade, que fica cada vez mais forte enquanto o amor de Daire e de seu gêmeo Dace aumenta. Como se não bastasse ter que defender o Mundo Inferior, Daire tem que, de uma vez por todas, fazer algo para que a profecia não se cumpra.

 Dessa vez a Alyson resolveu dar atenção a cada personagem do livro e, o que mais me agradou, foi saber mais da mãe e da avó de Daire, e dos irmãos Richter. Ainda acho Dace romântico demais, porém Cade não é, digamos assim, um grande partido. Não existe nem chances de ele ficar com Daire, mas como eu sempre falo, eu sempre acabo gostando do vilão ou do cara que a mocinha vai deixar de lado ao invés do galã (risos). Algo que gosto nessa série é que o romance não é o foco principal. Existe sim toda a história da profecia, que de certa forma está ligada ao lado romântico do livro, mas Alyson foca mesmo no lado mais fantástico do livro. Depois de entrevistá-la no início no final de 2012  eu passei a olhar essa série com outros olhos. Eu havia adorado o primeiro volume, mas saber das pesquisas e da viagem que a autora fez em busca de informações a tornou ainda mais especial.

 A narrativa de Alyson é bem fluída e detalhada. Há quem ache os detalhes desnecessários ou exagerados, eu acho que eles estão presentes na medida certa, ainda mais com as cenas de ação. Nesse segundo volume a série ganha mais aventuras, mais lutas, mais ensinamentos e mais cenas de tirar o fôlego. É impossível não querer devorar as páginas e não querer parar de ler nunca mais. Nem comento sobre o final, porque só estou conformada pois já recebi o e-book de "Místico" da parceria com a Leya, caso o contrário, eu estaria enlouquecendo de ansiedade!

A diagramação é bem simples, mas uma das coisas que gosto nas séries da Alyson é que no início do livro ela tem sempre um tipo de guia. Nesse caso, temos um "Guia dos Espíritos Animais", que nos deixa ainda mais familiarizados com os detalhes sobre os espíritos e as próprias personagens. A capa é simplesmente linda, os capítulos não possuem títulos porém não numerados de forma extensa, as folhas amareladas, fontes e tamanho das mesmas são ótimas para que a leitura seja fluída.

 Alyson Noël deixa os leitores ainda mais ansiosos para o desenrolar da série, e cada vez mais envolvidos com a saga de Daire Santos. Alguns personagens estão de volta, outros possuem mais presença, as dúvidas do primeiro livro obtêm respostas, porém agora novas perguntas estão presentes. Mal posso esperar para concluir a leitura de "Místico", que é o penúltimo livro da série.

 Não deixe de ler a entrevista que fiz com Alyson Noël clicando aqui.