[Resenha] Adultério | Paulo Coelho


Autor: Paulo Coelho
Titulo: Adultério
Número de Páginas: 240
Editora: Sextante
ISBN: 978854310045
Gênero: Romance
Sinopse: Minha tristeza se tornou rotina, ninguém percebe mais. Não consigo mais dormir direito. Sinto-me egoísta. Continuo tentando impressionar as pessoas como se ainda fosse criança. Choro sozinha e sem motivo no banho. Só fiz amor com vontade mesmo uma vez em muitos meses – e você sabe bem de que dia estou falando. Já considerei que tudo isso seja um rito de passagem, consequência de eu ter passado dos 30 anos, mas essa explicação não basta. Sinto que estou desperdiçando minha vida, que um dia vou olhar para trás e me arrepender de tudo o que fiz. Menos de ter me casado com você e tido nossos lindos filhos. 
– Mas isso não é o mais importante? 
Para muitas pessoas, sim. Mas para mim não é o suficiente.
 "Ora, o que há de errado com a rotina e o tédio?
  Para se sincera, absolutamente nada. Só... só o terror secreto de que tudo mude de uma hora para outra, pegando-me completamente desprevenida."

 Linda é uma jornalista de 31 anos que trabalha no jornal mais importante de Genebra, onde mora com o marido e os filhos. Seu marido, que é uma das 300 pessoas mais ricas do país, pode ser uma ótima pessoa, mas nos últimos meses a rotina tem feito o sentimento de amor se transformar em dúvidas para Linda. Ela quer algo novo em sua rotina, quer mudar os hábitos sem deixar o marido perceber que ela se sente insegura e, principalmente, quer ter mais prazer em seu relacionamento. 

 E é nesse momento de sua vida que surge a oportunidade de entrevistar Jabob König, um dos candidatos a um cargo no governo Suiço. O problema é que Jacob é seu ex-namorado dos tempos de escola e, além de estar casado com uma mulher que nem liga para suas traições, ele está mais interessante que nunca. Sem nem lembrar o porquê da separação dos dois, eles aproveitarão a coincidência de estarem com os casamentos abalados e tentarão aproveitar o momento sem pensar nas consequências.

 Paulo Coelho tem mais de 20 livros publicados e, acreditem ou não, este é o primeiro que leio. Acompanho o autor nas redes sociais, li e leio textos do mesmo, porém nunca li um livro até então. Quando "Adultério" chegou em minha casa, eu não pensei duas vezes: comecei a ler o livro no mesmo instante. Se restava alguma dúvida sobre Paulo Coelho elas haviam acabado, pois em menos de uma hora eu estava quase chegando na página 100 e só conseguia pensar: o cara é incrível.

 A escrita do autor consegue ser séria e sútil, de forma que o leitor, em um primeiro momento, pense que a narrativa está arrastada, mas ao parar para ver como a leitura está avançada, percebe que o autor consegue nos fazer sentir as impressões que a personagem principal tem de sua vida: uma vida parada e sem nada de novo. Rapidamente percebemos como estamos sentindo a história e, consequentemente, torcendo para que coisas novas aconteçam na vida de Linda. Não para que a história melhore, porque a essa altura, a leitura está ainda mais fluida, mas para que a vida da personagem sim.

 Linda e Jacob mostram que, na maioria das vezes, mulheres e homens acabam tentando resolver seus problemas no casamento fora de casa, ao invés de tentar melhorar e buscar uma solução com seu companheiro. A reação da esposa de Jacob diante dos fatos, a alienação do marido de Linda que não percebe os problemas da mulher dentro de casa, os pensamentos quase de uma adolescente da personagem principal ao trair o marido pela primeira vez e os pensamentos de Jacob a respeito de uma traição são os acontecimentos que tornam o livro ainda mais próximo da realidade e faz com que a leitura pareça mais com uma conversa entre amigas do que uma ficção

  Amor, traição, desejo e perdão são alguns dos elementos que fazem com que eu afirme, definitivamente, que Paulo Coelho sabe como fazer seu leitor refletir e pensar mais sobre a vida. Você pode até ler essa resenha e pensar: "não terei o que refletir pois não aceito traição" mas eu teria que dizer: você pode até estar pensando que "Adultério" é um livro apenas sobre traição, mas vai muito além disso.

Comentários

  1. ótima resenha Mari, agora fiquei na curiosidade de ler esse livro RSRSR
    Bjs
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um sério problema em ler algo do Paulo Coelho. Nenhum livro dele funciona para mim e acho que esse não seria diferente.

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu quero muito ler esse livro, ainda não li nenhum dele, tenho Brida aqui em casa, mas não dei uma chance ao livro, Adultério me agradou muito e pretendo começar por ele, adorei a sua resenha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já lí o Brida zilhões de vezes,é meu favorito.

      Excluir
  4. Não se ache anormal pois eu também não li nenhum livro do autor, apesar de admirá-lo mesmo assim. Já vi muitos comentários negativos a respeito dos livros que me deixaram com vontade de continuar a ler apenas os textos e acompanhar as redes sociais dele. mas depois dessa resenha, acho que vou aproveitar e comprar o livro para ser minha companhia do feriado.

    ResponderExcluir
  5. Sou leitora e muito fã do autor. Não li esse livro ainda mas quando você disse que iria resenhá-lo, Mari, eu logo fiquei ansiosa para saber suas impressões. Agora acho que não restam dúvidas: preciso desse livro para ontem Rsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Poxa, já ouvi ótimos comentários sobre a obra do autor, mas nem mesmo a sua resenha bem elaborada consegui me conquistar.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  7. Não sei se leria esse livro. Apesar de saber que o autor é super respeitado, nunca li nenhuma obra dele e nunca fiz questão de tal.
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  8. Já li um bocado de coisa dele, mas acho ele muito ruim, não sei se já disse aqui, mas detesto o autor, não conseguiu me ganhar em nenhum de seus livros (e olhe que já tentei) e esse eu passo sem o mínimo de dor na consciência. Me perdoem os fãs dele mas pra mim se ele fizesse outra coisa da vida dele seria mais bem aproveitado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compartilho da mesmo idéia que você, mas esse é realmente diferente, eu que não leio livros estou contando as horas do dia para voltar para casa e continuar minha leitura.

      Abraços

      Excluir
  9. adorei a resenha, apesar de nao ser muito a favor dessas atitudes ahuuahauhauhuah mas fiquei curiosa p saber como tudo isso vai terminar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estou muito curiosa para saber como Paulo Coelho vai conduzir e desfechar essa história.Confesso que o livro causou-me surpresa desde o título a capa,não me parecia ser de Paulo CoelhoFoi o livro que comprei mais rápido,estou com ele,mas só vou ler quando acabar o que estou lendo.Quando ele chegou e li o que diz no marcador de páginas fiquei meio decepcionada.

      Excluir
  10. "O Alquimista", " O Zahir" e "Margem do rio Piedra" são os que eu mais gostei. "Manuscrito encontrado em Accra" foi o que menos me identifiquei, achei muito fraco e parecido com O Profeta. Gostei de sua resenha. Vim parar aqui porqur o próprio Paulo tuitou o link. Vou colocar "Adultério" na minha lista de "vou ler" :) Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Paulo Coelho é incrível, foi o único escritor que me ganhou logo no primeiro livro que li dele que foi "o diário de um mago". Ótima resenha e to indo comprar o livro.

    ResponderExcluir
  12. Também adorei sua resenha,passou aquela nuvem negra que pairava sobre o livro.

    ResponderExcluir
  13. Olá Mari!
    O livro parece ser bom, e bem, pelo autor, claro que é!
    Mas não chega a ser meu gênero de livro favorito!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Hola! Cuando sale en España el nuevo libro?!

    ResponderExcluir
  15. Holaaaaa! Adoro a Paulo C. y sus libros. Para cuando sale en español el nuevo libro "Adulterio" porfavor, tengo muchisimas ganas de tenerlo ya y leer me lo

    ResponderExcluir
  16. Acredita que eu também nunca li nada dele?! Para dizer a verdade esse é o primeiro livro que paro par ler a sinopse e sinceramente ele me interessou. gosto de livros que nos fazem refletir, e esse com certeza é um deles. Só o tema já é o suficiente para isso haha =)

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  17. Eu não li nenhum livro do Paulo Coelho ainda, minha mãe vive me enchendo o saco pra ler, mas nunca leio (preguiça sempre vencendo u.u).
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  18. Li só um livro dele tbm, não foi ruim, mas tbm nao me cativou a ponto de querer ler outro livro dele... =/
    vou ver se mais pra frente leio outro, pra ver se melhora um pouco minha opinião sobre o autor..

    ResponderExcluir
  19. Olha, eu respeito o Paulo Coelho, por mais que não tenha lido nenhum livro dele, mas realmente nenhum livro dele já me interessou, e esse não fugiu a regra. O livro parece ser bom, mas o assunto "Adultério" não acho muito legal, eu sei que, infelizmente, é algo normal na nossa sociedade, mas não me acrescenta em nada, não é algo que eu ache bom, enfim, boa leitura pra quem gostou ;)

    ResponderExcluir
  20. Teve uma época que li vários livros dele para um trabalho no colégio, mas atualmente eu não sei se leria o livro, é outro que já me parece previsível entende?

    ResponderExcluir
  21. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços.
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir
  22. Amo todos os livros dele.

    ResponderExcluir
  23. Paulo Coelho é um dos meu autores preferidos, já li alguns livros dele e quando vi esse livro na banca de revistas, fiquei ouriçada. Estou louca para ler. Adorei a resenha!!

    ResponderExcluir
  24. Eu preciso ler esse livro,pois estou vivendo algo semelhante,e gosto dos livros de Paulo Coelho, já li varios.

    ResponderExcluir
  25. este livro foge completamente ao estilo dele....me decepcionei...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas