[Resenha] Adultério | Paulo Coelho


Autor: Paulo Coelho
Titulo: Adultério
Número de Páginas: 240
Editora: Sextante
ISBN: 978854310045
Gênero: Romance
Sinopse: Minha tristeza se tornou rotina, ninguém percebe mais. Não consigo mais dormir direito. Sinto-me egoísta. Continuo tentando impressionar as pessoas como se ainda fosse criança. Choro sozinha e sem motivo no banho. Só fiz amor com vontade mesmo uma vez em muitos meses – e você sabe bem de que dia estou falando. Já considerei que tudo isso seja um rito de passagem, consequência de eu ter passado dos 30 anos, mas essa explicação não basta. Sinto que estou desperdiçando minha vida, que um dia vou olhar para trás e me arrepender de tudo o que fiz. Menos de ter me casado com você e tido nossos lindos filhos. 
– Mas isso não é o mais importante? 
Para muitas pessoas, sim. Mas para mim não é o suficiente.
 "Ora, o que há de errado com a rotina e o tédio?
  Para se sincera, absolutamente nada. Só... só o terror secreto de que tudo mude de uma hora para outra, pegando-me completamente desprevenida."

 Linda é uma jornalista de 31 anos que trabalha no jornal mais importante de Genebra, onde mora com o marido e os filhos. Seu marido, que é uma das 300 pessoas mais ricas do país, pode ser uma ótima pessoa, mas nos últimos meses a rotina tem feito o sentimento de amor se transformar em dúvidas para Linda. Ela quer algo novo em sua rotina, quer mudar os hábitos sem deixar o marido perceber que ela se sente insegura e, principalmente, quer ter mais prazer em seu relacionamento. 

 E é nesse momento de sua vida que surge a oportunidade de entrevistar Jabob König, um dos candidatos a um cargo no governo Suiço. O problema é que Jacob é seu ex-namorado dos tempos de escola e, além de estar casado com uma mulher que nem liga para suas traições, ele está mais interessante que nunca. Sem nem lembrar o porquê da separação dos dois, eles aproveitarão a coincidência de estarem com os casamentos abalados e tentarão aproveitar o momento sem pensar nas consequências.

 Paulo Coelho tem mais de 20 livros publicados e, acreditem ou não, este é o primeiro que leio. Acompanho o autor nas redes sociais, li e leio textos do mesmo, porém nunca li um livro até então. Quando "Adultério" chegou em minha casa, eu não pensei duas vezes: comecei a ler o livro no mesmo instante. Se restava alguma dúvida sobre Paulo Coelho elas haviam acabado, pois em menos de uma hora eu estava quase chegando na página 100 e só conseguia pensar: o cara é incrível.

 A escrita do autor consegue ser séria e sútil, de forma que o leitor, em um primeiro momento, pense que a narrativa está arrastada, mas ao parar para ver como a leitura está avançada, percebe que o autor consegue nos fazer sentir as impressões que a personagem principal tem de sua vida: uma vida parada e sem nada de novo. Rapidamente percebemos como estamos sentindo a história e, consequentemente, torcendo para que coisas novas aconteçam na vida de Linda. Não para que a história melhore, porque a essa altura, a leitura está ainda mais fluida, mas para que a vida da personagem sim.

 Linda e Jacob mostram que, na maioria das vezes, mulheres e homens acabam tentando resolver seus problemas no casamento fora de casa, ao invés de tentar melhorar e buscar uma solução com seu companheiro. A reação da esposa de Jacob diante dos fatos, a alienação do marido de Linda que não percebe os problemas da mulher dentro de casa, os pensamentos quase de uma adolescente da personagem principal ao trair o marido pela primeira vez e os pensamentos de Jacob a respeito de uma traição são os acontecimentos que tornam o livro ainda mais próximo da realidade e faz com que a leitura pareça mais com uma conversa entre amigas do que uma ficção

  Amor, traição, desejo e perdão são alguns dos elementos que fazem com que eu afirme, definitivamente, que Paulo Coelho sabe como fazer seu leitor refletir e pensar mais sobre a vida. Você pode até ler essa resenha e pensar: "não terei o que refletir pois não aceito traição" mas eu teria que dizer: você pode até estar pensando que "Adultério" é um livro apenas sobre traição, mas vai muito além disso.