[Resenha] Cartas ao Harry Potter | Bill Adler


Autor: Bill Adler
Título: Cartas ao Harry Potter
Título Original: Kids' Letters to Harry Potter
ISBN: 9788599560204
Grupo Editorial: Novo Conceito
Selo: Novo Conceito
Gênero: Literatura Infanto-juvenil, Fantasia
Sinopse: Em uma coletânea muito especial de cartas de crianças de todo o mundo, fãs do muitíssimo popular Harry Potter compartilham com seu herói seus segredos, sonhos, preocupações e fantasias. Para esses jovens leitores, os livros de Harry Potter tornaram-se senhas e portas de entrada para um mundo de magia e de aventuras extraordinárias. Crianças do mundo inteiro escreveram as cartas. A leitura revela a força da curiosidade e da imaginação das crianças.
"Prezado Harry,
 Oi! Sou a Karen, das Filipinas. Você deve ficar se perguntando de onde vêm essas toneladas de cartas. Nós, as crianças, ganhamos a chance de escrever para você. Eu me sinto muito sortuda de ter uma chance dessas."
 Minha história com Harry Potter começou quando eu tinha 8 anos. Naquela época, eu e os meus amigos/vizinhos descíamos de segunda a sexta para brincar no play do nosso prédio. Um dia, os quatro mais velhos (de 10 e 11 anos) começaram a comentar que estavam ansiosos para assistir ao próximo filme de um tal Harry Potter que eles adoravam, e que lançaria na semana seguinte. Mas quem era o tal Harry alguma coisa? Eles começaram a contar, para os que não conheciam a tal série, sobre a mesma e, claro, que ficamos empolgados. Na semana seguinte, lá estava minha mãe e uma das outras mães como responsáveis entrando com 11 crianças(!) no cinema para ver a estréia do filme que havíamos comentado. O filme era "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban". Esse foi o filme que mais havia me encantado até então. Pedi para minha mãe e minha avó comprarem pra mim as fitas (saudades, rebobinar a fita) dos dois primeiros filmes e assistia loucamente repetidas vezes quando chegava do colégio (e fiz meus amigos ficarem chateados por trocarem eles pelo Harry - olha a intimidade).

 Quando fiz 11 anos e estava a espera da minha carta de Hogwarts, minha avó me presenteou com o livro "Harry Potter e o Enigma do Príncipe" logo após o lançamento do filme "Harry Potter e a Ordem da Fênix". Depois de ler o sexto livro, ela e minha mãe compraram os anteriores e eu reli todos tantas vezes que já perdi a conta. A verdade é que desde pequena minha mãe me fez ter o hábito de leitura (ela lia pra mim desde que eu estava na barriga), mas J.K. Rowling me fez gostar de Fantasia.
"Querido Harry, 
 Como vão as coisas? Aqui nos Estados Unidos não está acontecendo nada demais. Bom... exceto todas essas bobagens de presidente. Ah, Harry, queria ser como você...
 Espera um pouco... não... não queria não. Acho que a mágica e tudo mais seria legal, mas acho que eu não ia gostar de ter o Voldemort me perseguindo.
 Eu não sabia da existência de "Cartas ao Harry Potter" até a Bienal do Ano Passado, quando vi o livro sendo vendido a 10 reais (!) no estante da Novo Conceito. Acabei me distraindo com os eventos que aconteciam no estande e acabei não comprando, mas uma amiga me presenteou com ele recentemente (obrigada, Maju ) e eu li o livro no mesmo dia em que ele chegou. Ele consiste em uma coletânea com cartas direcionadas ao Harry escritas por crianças e adolescentes, que foram (pelo menos a maioria delas) entrevistada pelo autor do livro respondendo a perguntas como "O que você mais gosta no Harry Potter?", "Qual o seu segundo personagem favorito?" e "Se você pudesse ter um dos poderes de Harry, qual seria?". Achei bem divertido ver como, algumas dela, achavam que Harry Potter, na verdade, era o autor do livro e estava contando suas experiências como bruxo!

 Quando as crianças eram questionadas sobre o porquê ou o que mais gostam nos livros. As respostas eram tão sinceras que me fizeram até ficar emocionada, mas as que me fizeram rir mesmo foram as perguntas sobre o relacionamento de Harry e Hermione e o qual a sugestão que eles dariam para J.K. para os próximos livros. Ah! O livro foi lançado nos EUA após o lançamento do quarto ("Harry Potter e o Cálice de Fogo") livro, então é bem engraçado acompanhar as "dicas" das crianças para Harry sobre Draco, os Durley e Voldemort, e para Hermione e Rony sobre eles mesmos, além de ver que alguns até chegaram perto sobre algumas coisas que aconteceram nos livros que sucedem estes. Também me diverti ao ver a imaginação das crianças que dizem conversar com Hermione a respeito dele, que dizem fazer parte de alguma casa de Hogwarts ou que se denominam mentores, aurores ou tem "um nome de bruxo". 
 O que mais me emocionou, de fato, foram as cartas onde eles agradeciam à J.K. ou ao Harry pelos livros maravilhosos e por compartilhar o mundo dos bruxos com a gente, meros trouxas (risos). Eu pude relembrar toda aquela emoção ao ver o castelo de Hogwarts pela primeira vez, relembrar o carinho que senti por Bicuço, a admiração pela bravura de Harry e a amizade dele com Hermione e Rony, o desejo de ter um vira tempo e de ter professores como Dumbledore, Minerva e Lupin. Acho que nunca vou esquecer todas as coisas maravilhosas que J.K. me proporcionou com seus livros. 
"'Será que algum dia você vai se cansar de Harry Potter?', perguntei. Ao que ela ela respondeu de imediato: 'Eu gostaria que tivesse um por mês. Eu gastaria toda a minha mesada com eles! J.K. é demais'."
"Cartas ao Harry Potter" me fez lembrar dos bons tempos onde ansiedade por mais um livro ou por mais um filme da Saga (realmente, foram sensações únicas) era boa demais. O livro, e todas as cartas de crianças que compartilharam do mesmo amor que eu e, que graças à J.K. amaram ainda mais a leitura, me fizeram chorar de emoção, de saudade, de alegria, de tristeza, de amor... de saudade. Indico para todos os fãs da Saga e, claro, para todos os que sentem saudades imensas de quando esperavam sua carta de Hogwarts - eu ainda espero!

Comentários

  1. Eu não curti muito os livros da saga, acho que vi uns 2 filmes só, mas nem sei se assisti tudo, mas fiquei curiosa pelo livro, adoro livros em forma de diário, cartas, e-mail...é uma leitura gostosa!
    já anotei a dica aqui.

    http://detudoumpouco28.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não li nenhum dos livros da saga Harry Potter. Não é o tipo de leitura que me agrada. Assisti apenas o primeiro filme e desisti de ver os outros... Mas gostei da ideia desse livro. Deve ser muito legal ver a sinceridade nas palavras das crianças nas cartas por elas escritas. Minha prima que é fã adoraria ler. Parabéns por mais uma linda e excelente resenha!! Beijos, Luiza.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito dos livros de Harry Potter, mas não sei gostaria desse não. Fica meio que parecido com uma auto-promoção da série, o que acaba deixando-a um pouco arrogante. O legal de ler os livros da J.K Rowling é a simplicidade que tem cada livro, mas essa atmosfera de MARAVILHOSO que se coloca tira um pouco o brilho natural. Criar expectativas acaba com muitas das boas leituras

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro não, mas deve ser emocionante ler essas cartas, e relembrar da saga. Gosto muito de HP, fez parte da minha infância, e até hoje, de vez em quando, releio os livros e vejo os filmes novamente *u*

    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  5. awwwn , que lindo *o*
    achei muito fofa a proposta do livro *---*
    quero ler , quero ler, quero ler ! haha
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  6. Interessantíssimo! Mariana parabéns pela linda resenha!
    Saudades... =(

    ResponderExcluir
  7. Adorei a proposta do livro, super fofa. Não tenho nem o que comentar sobre Harry Potter né? É muito amor.

    ResponderExcluir
  8. Heeey Mari!
    Quando vi que a NC iria lançar um livro sobre o Harry, eu fiquei meio... "Cara, será que isso é verdade?" Não por gostar tanto assim do Harry, mas pelo fato de os livros dele terem sidos lançados pela Rocco.
    Mas eu amei a capa do livros e a diagramação está perfeita!
    Quando eu ler os livros do Harry, vou logo comprar este! *-*
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Nunca li Harry Potter e nem vi os filmes também, simplesmente não tenho curiosidade. Mas confesso que amei a ideia desse livro! Deve ser tão legal escrever uma carta pro seu personagem favorito. Imagino o quão deve ser lindinhas e emocionante as cartas. Adorei essas da foto! hehe
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente nunca li a série completa Harry Potter.
    A série me encanto simplesmente pelos filmes e o único livro que li da série foi o Enigma do Príncipe (até hoje não assisti kk).
    Asim que eu criar vergonha na cara vou ler a série completa e ver o que me aguarda nos livros.
    Bjokas
    http://nerdworldofgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Só de ler a sua resenha me vieram tantas lembranças que deu um apertozinho no coração.
    Eu não comecei a ler por causa de HP exclusivamente, mas nunca tiraria dele o mérito de ser uma leitora compulsiva hoje - no bom sentido, claro.
    Só uma pergunta, quantos anos você tem?! hahaha acho que na época de prisioneiros de Azkaban eu tinhas uns 12 anos.

    Voltando, rs, uma pena eu não ter visto esse livro lá na bienal. Eu teria comprado com certeza ♥

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  12. Confesso que comecei a gostar de ler eu ja tinha 18 ou 19 anos, nessa época se nao me engado estava pra sair As reliquias da morte parte 1...
    nessa época eu tinha começado a gostar de ler e só lia Agatha Christie, até que um dia teve uma promoção no submarino com a coleção completa de Harry Potter e eu aproveitei e comprei... e comecei a ler, antes de ler eu não era fã dos filmes, eu gostava, mas não tinha aquela coisa de esperar o lançamento do filme igual quando a gente lê um livro e fica ansioso pela adaptação...
    enfim comecei a ler Harry Potter e fui apaixonando com esse mundo, realmente o livro traz detalhes que te fazem ficar fascinado, virei fã, vi todos os filmes de novo e fiquei ansioso pelo ultimo filme... *-*

    ResponderExcluir
  13. Olá querida, tudo bem??
    Ainda não tive a oportunidade de ler esta série, mas tenho ela como uma das minhas metas para este ano ( ao menos inicia-lá),vi todos os filmes , mas quero poder ler Harry.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  14. Ah gente, eu não conhecia esse livro não, mas agora eu quero muito. Lembro de quando eu conheci Harry, tinha 7 anos, e aos oito ganhei a VHS de A pedra filosofal de aniversário, rs. Nos cinemas só vi as Relíquias da morte, parte 1, não sei pq meus pais não me levaram, mas eu perdoo eles, rs. Acho que não tem nada demais ser de uma das casas de Hogwarts, até pq eu sou da Grifinória, rs u.u Eu só não consegui comprar os livros ainda, só tenho em PDF, mas é só chegar meu aniversário ou algo assim, pra ganhar um dindin extra e comprar a coleção.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Conheci o Harry aos 10 anos, um pouco depois das meninas e meninos da minha idade, vi todos os filmes (lançados ate entao) em apenas 1 dia, e desde entao, vivia um amor platonico por ele, ate conhecer minha replica do Felipe Neto uahauhauhaauh. Enfim, sempre quis ter tempo para ler todos os livros dele, e esse tambem ira entrar para listinha dos livros do Harry. Ate porque, viajei muito com meus primos e amigos (em pensamento, CLARO.) brincando de "harry potter"' .

    ResponderExcluir
  17. own!! Que post fofo!!!
    Eu não li os livros do Harry Potter... ok, já pode me chamar de louca... kkkk
    A verdade é que na adolescencia eu n era mt ligada em leitura e depois quando viciei eu fui mais pro lado dos romances e não tive a oportunidade de ler os livros da J.K...
    Amei a sua história com os livros e filmes, mas as cartinhas são mt fofas, mostram a paixão e a inocência ao mesmo tempo!!

    bjx
    Rafaella
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  18. Ahhhh que livro perfeito, eu queroooo. Eu não sabia da existência dele até agora, ele parece ser simplesmente perfeito, sou muito fã de Harry Potter, e esse livro é com toda certeza um livro essencial para todo fã, a capa é linda e a diagramação dele também, adorei a resenha e eu queria ter ido na bienal e comprado ele por 10 reis seria ótimo.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  19. Você vê como é boboca e ridícula em questão de HP quando lendo essa resenha vem lágrimas aos olhos.
    Eu sinto muita e muita falta de ter um novo livro dele para esperar.
    Ainda comprarei esse livro. *-* Parece lindo demais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas