[Resenha] O Fogo | James Patterson e Jill Dembowski


Autores: James Patterson e Jill Dembowski
Título: O Fogo
Título Original: The Fire
ISBN: 9788581633855
Grupo Editorial: Novo Conceito
Selo: Novo Conceito
Número de páginas: 272
Gênero: Ficção, Fantasia, Distopia
Sinopse: Whit e Wisty Allgood sacrifi caram tudo para liderar a Resistência contra o regime sanguinário que governa o mundo. O líder supremo, O Único Que É O Único, baniu tudo o que havia de bom: livros, música, arte e imaginação. Mas o poder dos dois irmãos parece estar longe de conseguir deter O Único, e agora ele executou a única família que eles tinham.
VOCÊ NÃO VAI ENCONTRAR O ÚNICO AQUI.
Wisty sabe que o momento se aproxima. Em breve ela estará cara a cara com O Único. A sua bravura e o seu dom canalizam ainda mais poder para esse ser, que já é invencível. De que maneira ela e Whit poderão se preparar para o confronto iminente com o implacável vilão que devastou o seu mundo – antes de ele se tornar verdadeiramente onipotente?
NEM SEMPRE SEREMOS FELIZES DEPOIS QUE ACABAR.
No impressionante terceiro livro da série Bruxos e Bruxas, a tensão está maior do que nunca – e as consequências mudarão tudo.
"Bem, aqui estamos nós. É o fim. Isto aqui não é um conto de fadas, e não rola um 'felizes para sempre'. Nosso mundo não acaba quando você fecha o livro. Nosso mundo é real. Real demais."
 Parece que James Patterson tem o dom de me surpreender, seja de forma negativa ou positiva. Em "Bruxos e Bruxas" eu fiquei surpresa pelo livro não ter sido tudo o que eu esperava, em "O Dom" fiquei impressionada com a forma incrível que melhorou praticamente 100% de um livro para outro e, agora, com "O Fogo" ele me deixou inconformada. Por que? Com o final de "O Dom" eu esperava que esse terceiro livro fosse ainda mais incrível, e na verdade, o que realmente valeu foi o final do livro.

 Mais uma vez cabe aos irmãos Allgood salvar não só a eles como a todos a sua volta, porém, primeiro Whit tem que salvar sua irmã. Wisty está quase morrendo e, sem saber em quem confiar e como impedir que sua irmã morra, Whit corre contra o tempo para encontrar algum lugar no qual eles possam ficar, já que agora as pessoas que apoiam O Único estão acusando até crianças inocentes de bruxaria, e queimando pessoas vivas em público. Será que Wisty ficará forte a tempo de tentar acabar, finalmente, com o poder do Único Que É O Único?

 Ainda não sei exatamente o porquê de o livro não ter me empolgado tanto quanto o anterior. Há muita ação, muito suspense, muita aventura e muitas cenas de tirar o fôlego, mas o livro não me entusiasmou como "O Dom". Não foi como o primeiro da série que eu meio que me decepcionei por esperar demais, nesse é como se eu apenas tivesse lido uma história que não me acrescentou nada, nem me fez ter uma opinião totalmente formada - ainda. Mas aí, me lembro do final do livro e: fala sério, que final é esse? Eu simplesmente não consigo nem imaginar o que o autor está guardando para o final. Acho que se me dissessem que a série acabou nesse terceiro livro eu até acreditaria (o final é fofo, emocionante e nos deixa com aquela sensação de que "tudo ficará bem"), mas como sabemos que existe mais um, mal posso esperar pelas surpresas que virão por aí (e espero que ele seja realmente incrível como vi alguns leitores americanos falando). 

 Este é o livro mais sério até agora. Não temos mais tantas piadas ou tiradas que nos fazem rir ou gargalhar como nos volumes anteriores, mas acho que é porque esse volume, mais do que os dois anteriores, mostra muito mais de Whit. Eu sempre achei que a Wisty tinha muito mais capítulos (os livros são narrados em primeira pessoa e os capítulos alternados entre os irmãos) e dessa vez eu percebi que me acostumei e identifiquei tanto com ela, que nos vários capítulos onde ela está doente e apenas Whit é o narrador, eu estava muito ansiosa para ouvir/ler os pensamentos autênticos dela.

 Durante a leitura podemos até não ter tantas tiradas engraçadas, mas no final ainda temos um "manual" de coisas proibidas pela Nova Ordem. Algumas são:
CUÍQUER: Um sistema quase incompreensível de mensagens curtas e secretas que ajudou a Resistência a trocas informações nocivas entre seus simpatizantes. Os esforços da Nova Ordem para eliminar esses meios altamente criminais de comunicação foram ágeis e absolutos.
JOST: Esse drama segue um grupo e rebeldes da Resistência cujo avião - alterado com sucesso pelos valentes soldados da Nova Ordem - cai em uma ilha deserta. Os passageiros são submetidos a testes por algo que eles acreditam ser uma "ilha mágica" (na verdade, trata-se de um espaço criado por cientistas da Nova Ordem), somente para descobrir que ficarão presos por lá até que sejam executados pelos crimes que cometeram contra o governo.
QUEM QUER SER O ÚNICO QUE É O ÚNICO?: Um programa de televisão popular, com perguntas de conhecimentos gerais para os participantes, que prometia aos vencedores a chance de se sentar no trono por um dia. Ninguém conseguiu levar o prêmio máximo antes de o programa ser retirado do ar, devido a objeções do Único Que É O Único.

 James Patterson e seu colaborador Jill Dembowski escreveram um livro que, diferente dos anteriores da série, não passa tanta emoção mesmo com suas várias cenas de ação e suspense. Realmente espero que o próximo livro, intitulado "The Kiss" ("O Beijo") nos Estados Unidos feche a série de uma maneira épica, pois é isso que espero desde o início.

Comentários

  1. Gente como assim: o primeiro foi ruim o segundo bom e o terceiro sei lá?? hihihi, Bom ainda não li, o meu Bruxos e Bruxas está em trânsito pelos correios, o Dom foi extraviado, mas já pedi outro, E com essa resenha estou mais curiosa ainda, gosto de ficar desafiada a ler e dar minha opinião... Gente as capas são lindas né?? Não vejo a hora de pegar os meus e ler também

    ResponderExcluir
  2. Bom, já vi tantas pessoas falarem mal dessa trilogia que eu já desisti. No começo tava super afim de ler, mas os comentários que James Patterson tinha escrito o livro de uma forma péssima, me desanimaram por completo. Essa é uma trilogia que eu passo.

    ResponderExcluir
  3. é um livro que me chamou atenção pela capa e também pela história. Porém, sinopse não é tudo. Essas oscilações entre a qualidade do primeiro até até o terceiro comprometeu a credibilidade do livro comigo. Não sei se leria.
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo leu o primeiro livro, vocês dois tem opiniões diferentes, ele super me indicou o primeiro livro, disse que era muito bom e que eu ia amar. Não sei oque fazer agora u.u quero ler por curiosidade, mas to com medo de me decepcionar.

    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  5. Essa série parece ser excelente. Na verdade, gosto de todos os livros do James. Já comprei o primeiro livro e pretendo começar a ler em breve.
    Adorei a resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril

    ResponderExcluir
  6. Eu pensava que este era o último livro O.o
    Então, eu não sei como você gostou de O Dom, eu achei o livro com uma escrita muito ruim que me deu realmente agonia! Sinceramente gostei mais de Bruxo e Bruxas, foi bem engraçadinho e sem ser forçado como O Dom foi. Estou ansiosa para ler O Fogo mesmo que essa série de James Patterson não seja a melhor que já li sobre bruxos.

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir
  7. Oiii, não tenho muito o que dizer sobre esse livro... Já li milhares de resenhas sobre a série, mas nenhuma me faz ficar com vontade de ler.
    Gosto muito do James Patterson mas esse livro dele não me chamou atenção, infelizmente.
    Só as capas que eu acho muito lindas!
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi muito sobre a série Bruxos e Bruxas, e tenho muita curiosidade em conhecer as obras do James Petterson (esse autor escreve sobre tudo kkk).
    Enfim, espero que logo loga eu possa ler os livros e tenho boas expectativas sobre ele.
    Bjokas
    http://nerdworldofgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oii Mari!
    Nas resenhas dos outros livros da série, você deve ter visto meus comentários falando que iria ler.
    Mas, sinceramente, agora eu estou com um pé atrás por conta do livro. Pelas resenhas que li e os comentários negativos que fazem sobre ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá querida, tudo bem?
    Tenho os dois primeiros livros da série, mas estava super empolgada para ler, mas depois de ler tantas resenhas negativas sobre os livros estou atrasando ela um pouco. Tenho vontade de ler, mas confesso que irei adquirir O fogo antes de ler o primeiro pois se gostar vou ler todos numa vez só!!
    Beijos!!♥

    ResponderExcluir
  11. Desde as resenhas do primeiro livro eu desanimei com leitura da série. E pelos seus comentários ela é bem inconstante. Como não li nenhum livro, fiquei bem perdida nas partes em que você fala do enredo hahaha
    Enfim, vamos ver o que o autor está guardando para o último livro. Espero que você goste mais dele =))

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  12. Sinceramente, li os dois primeiros e não curti. O Dom, como você mencionou, deu uma pequena melhorada, mas para mim não bastou, estou até receosa de ler O Fogo, na verdade, nem decidi se irei lê-lo.
    Senti a mesma coisa quando terminei Starters, foi um livro que li e só, não senti carisma nem pelos personagens nem pela história =/

    Samantha Artes e Books

    ResponderExcluir
  13. Tenho os dois primeiros livros aqui, ainda nao li nenhum, mas apesar de vários pontos negativos do primeiro livro eu tenho muita vontade de conhecer a série e poder tirar minhas próprias conclusões, o bom dos pontos negativos é que vc vai com pouca expectativa em relação ao livro, assim vc não espera tanto e acaba não sendo tao ruim...rsrs

    ResponderExcluir
  14. Oi! Ainda não li e nem tenho nenhum livro dessa série, não sei pq, nunca me chamou a atenção. Parece ser bem legal, sério, não tinha lido nem uma resenha se quer. Olha, talvez o livro não seja tão ruim, talvez o segundo tenha sido tão bom, que você ficou com ressaca, não acha? Até pq vc disse que teve muita ação e talz nesse 3 livro. Eu vou é esperar o 4 da série, que eu nem sabia que tinha, se eu gostar eu começo a ler.

    ResponderExcluir
  15. Essa é uma triologia que eu passo, como ja disse, sou fa de romances, sao pouquíssimos outros livros que me dispertam interesse, e esse nao foi um deles.

    ResponderExcluir
  16. Ai ai, mais uma série que ainda não li, mas já ouvi falar muuuuuito!!
    Sou viciada em uma série da TV chamada Castle e o nome do James Patterson aparece zilhões de vezes nela... já comprei alguns livros, mas ainda estão na infinita fila!!
    A série bruxos e bruxas parece ser fantástica! Mas já estou indignada antes de ler, como assim um mundo sem livros????? kkkk

    bjx
    Rafaella
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, já ouvi falar muito dos livros dessa série, anda não li nenhum, também não sinto tanta vontade assim de ler, que pena que o livro não te agradou tanto quanto O Dom, tem gente que fala bem e tem gente que fala mal, fico na duvida assim, que bom que você gostou muito do final, por mais que eu não esteja acompanhando a série, espero que o autor nos dê um ótimo desfecho.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  18. Eu ganhei o primeiro livro, só que ainda não chegou.
    Mas parece unanime que esse não é mesmo o melhor livro do James Patterson.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas