[Resenha] Uma Carta de Amor | Nicholas Sparks



Autor: Nicholas Sparks
Título: Uma Carta de Amor
Título Original: Message in a Bottle
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580412475
Páginas: 288
Gênero: Romance
Sinopse: Há três anos, a colunista Theresa Osborne se divorciou do marido após ter sido traída por ele. Desde então, não acredita no amor e não se envolveu seriamente com ninguém.
Convencida pela chefe de que precisa de um tempo para si, resolve passar férias em Cape Cod. Durante a semana de folga, depois de terminar sua corrida matinal na praia, Theresa encontra uma garrafa arrolhada com uma folha de papel enrolada dentro. 
Ao abri-la, descobre uma mensagem que começa assim: "Minha adorada Catherine, sinto a sua falta, querida, como sempre, mas hoje está sendo especialmente difícil porque o oceano tem cantado para mim, e a canção é a da nossa vida juntos." 
Comovida pelo texto apaixonado, Theresa decide encontrar seu misterioso autor, que assina apenas "Garrett". Após uma incansável busca, durante a qual descobre novas cartas que mexem cada vez mais com seus sentimentos, Theresa vai procurá-lo em uma cidade litorânea da Carolina do Norte. 
Quando o conhece, ela descobre que há três anos Garrett chora por seu amor perdido, mas também percebe que ele pode estar pronto para se entregar a uma nova história. E, para sua própria surpresa, ela também. 
Unidos pelo acaso, Theresa e Garrett estão prestes a viver uma história comovente que reflete nossa profunda esperança de encontrar alguém e sermos felizes para sempre. 
"Ela não sabia onde Garrett estava, mas ele existia de verdade, e uma das coisas que ela aprendera bem cedo na vida fora que, quando uma pessoa encontra algo que mexe com ela, é melhor tentar descobrir mais sobre essa coisa. Se ela ignorar os próprios sentimentos, jamais descobrirá o que poderia acontecer, e por vários motivos isso é pior do que constatar que estava errada desde o início. Porque, ainda que esteja equivocada, ela será capaz de seguir sua vida sem olhar para trás e sem ficar imaginando o que poderia ter acontecido."

 Nicholas Sparks é, sem dúvidas, meu romancista favorito. Não importa quantos personagens morram em seus livros e quantas vezes ele me faça soluçar de tanto chorar, suas palavras, histórias e personagens sempre me comovem de uma maneira única, que me fazem amar cada vez mais o autor. "Uma Carta de Amor"  foi o terceiro livro publicado de Nicholas Sparks. No Brasil, ele foi publicado pela primeira vez pela Editora Objetiva, porém neste ano a Editora Arqueiro relança o livro em uma edição incrível. 

 Theresa está aproveitando ou, pelo menos, tentando aproveitar as férias. Seu filho, Kevin, está passando as férias na Califórnia com o pai e a nova família dele, quando ela não para de pensar no filho. Em uma de suas caminhadas na praia de Cape Cod ela encontra um objeto que foi arrastado pelo mar para a areia. Curiosa, ela vê uma garrafa com um papel dentro e logo a abre para saber o que tem nele. A folha, datada de três semanas atrás, continha uma carta emocionante e cheia e amor assinada por Garret, um homem que ela nem imaginava quem podia ser, porém que a fez acreditar, depois de três anos, no verdadeiro amor através de uma carta.

 Eu estava super ansiosa para ler "Uma Carta de Amor". Até hoje não vi o filme que é uma adaptação deste livro, mas meus conhecidos que leram a primeira edição do livro ou assistiram ao filme sempre me falaram que era emocionante. Já no Prólogo o autor no deixa curiosos para saber o que há por trás do mistério que é a garrafa e a mensagem de Garret e, quando Theresa lê a carta, toda a emoção contida na mesma passa de Theresa para todos os leitores. Dessa vez, Sparks quis começar a nos fazer chorar logo no início.

 Garret é um homem doce, sensível, que toca não só o coração de Theresa como o nosso também.Theresa, por sua vez, decide tentar conhecer esse homem que não tem medo de demonstrar seus sentimentos através de cartas para sua amada Catherine. É impressionante a forma como Sparks consegue nos deixar - pelo menos as mulheres - apaixonadas por seus personagens que, sempre, tem atitudes admiráveis em relação ao amor. O relacionamento de Garret e Theresa é algo tão inspirado que, mesmo com vários obstáculos, será impossível não querer viver um amor intenso como esse.

 A escrita de Nicholas é sempre fluída, com os detalhes na medida certa e envolvente como tem que ser. Ficaria impossível colocar todos os quotes que amei do livro, mas já adianto: ele está cheio de scrapbooks! Nicholas não escreve um romance meloso, com finais sempre felizes e é isso que mais agrada no autor. Por mais que seja difícil encontrar amores - quase - impossíveis como nos livros dele, toda a trajetória das personagens mostra como eles podem ser reais e como o "felizes para sempre", sem nenhum defeito, está difícil nos dias de hoje.

 A diagramação do livro é simples, o tamanho das fontes e as mesmas são ótimas para que a leitura seja fluída e a capa, para mim, é a mais bonita publicada pela Arqueiro. Ela segue a linha do "Uma Longa Jornada", publicado ano passado pela Editora e, sem dúvidas, é bem mais bonitas do que as capas publicadas nos EUA. Eu encontrei várias capas americanas, mas essa ao lado foi a "melhorzinha" (risos).

 Mais uma vez Nicholas Sparks nos emociona com sua sensibilidade e o realismo de suas palavras que nos envolvem, nos emocionam, nos deixam feliz e tristes ao mesmo tempo. "Uma Carta de Amor" entrou para o meu Top 5 do autor, ficando atrás apenas de "Querido John" (que é o meu livro favorito ever!) e agora só posso dizer: onde eu consigo assistir ao filme????



Comentários

  1. Oi Mari :)
    O Nicholas também é o meu romancista favorito! E Querido John também é o meu livro favorito dele (dos que eu já li). haha
    Estou ansiosa pra ler Uma Carta de Amor logo. O enredo desse livro, acho um dos melhores do Nicholas. Super interessante essa coisa da carta numa garrafa. Estou curiosa pra saber como foi essa procura, até o encontro dos personagens. Deve ser muito lindo, como sempre. <3
    A sua resenha me deixou mais empolgada e espero gostar tanto igual você gostou, pois minhas expectativas estão enormes! hehe
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nicholas Sparks é um ótimo romancista, que já escreveu várias histórias lindas que sempre me encantam. É um enredo bem original, e já achei fofo. Leria com certeza !
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada dele (oi? onde essa louca mora!!) hihihi, bom o problema não é que não queira ler, é que sempre tenho tantos livros na fila que acabo deixando um pouco de lado (e na maioria das vezes me arrependo pois todos dizem amar). Por isso não sei bem o que dizer, só sei que tenho de ler...

    ResponderExcluir
  4. Não adianta, ninguém consegue competir com Querido John, mas se você está comparando os dois esse livro deve ser muito bom MESMO!
    Eu assisti o filme outro dia por acaso.. estava zapeando pela tv e encontrei o inicio do filme. quando vi que era baseado em um romance do Nicholas parei tudo e comecei a assistir. A capa brasileira lembra um pouco o filme.. E fato, ela é lindíssima! O bom que é esse novo padrão é mais parecido com as capas lançadas pela Novo Conceito. Assim, para quem gosta de colecionar, como eu, fica lindo *-*
    Mal posso esperar para iniciar essa leitura *-*

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Nicholas Sparks também é o meu romancista favorito! Ainda não li "Uma Carta de Amor". Mas a sua resenha, que é a primeira opinião que leio a respeito do livro, me deixou super na vontade de ler o livro e assistir ao filme. O Nicholas é demais!!! Ele sempre nos surpreende com suas belíssimas histórias. Parabéns pela resenha! Beijos, Luiza.

    ResponderExcluir
  7. Sou suspeita para falar do Nicholas Sparks, só faltam dois livros para eu completar a coleção dele ~dos que foram lançados aqui~ e Uma Carta de Amor é um desses dois ): Gosto bastante dos romances água com açúcar que ele escreve, me faz suspirar e querer ter uma história de amor como as que ele escreve Hahah espero ter esse livro o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Romance, romance, romance. <3
    Tenho vontade de ler todos! Infelizmente eu só tenho um do Nicholas. :'( A falta de grana tá brava aqui.
    Ainda vou comprar e ler loucamente. KKK
    Ótima resenha, post muito bom!
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  10. tenho quase todos os livros dele aqui, mas até hoje li só 1.. =/
    é bom sabe, mas eu gosto de outros estilos, então eu fico enrolando pra ler outro livro dele, me falaram que A ultima música é muito bom, eu tenho aqui, mas ainda não li...
    Sério que Querido John é o seu favorito???
    o pessoal que eu conheço aqui e gostam do Nicholas falam que esse é meio chato, minha irmã adora os livros dele, e disse que nao gosta muito de Querido John

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha, ainda não li o livro, mas se tratando de Nickolas Sparks o livro deve ser ótimo, gosto de ler os romances água com açúcar dele de vez em quando!!tenho vários de seus títulos na minha estante e espero poder adquirir este em breve!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Mari!
    O Nicholas é um dos meus escritores favoritos também.
    Eu o considero o mensageiro da alma, sabe? Suas palavras e histórias inspiram muitas pessoas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Nicholas Sparks dificilmente nos decepciona, não é?
    Mas estou morrendo de medo de ler esse livro, pois minha amiga falou que o livro não é lá essas coisas.
    Ainda assim, logo logo vou ler o livro, e já estou preparada para as minhas lágrimas.
    Bjokas
    nerdworldofgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu A-M-O o Nicholas Sparks, é um dos meus autores favoritas, sei que tem gente que não gosta dele, mas sou apaixonada pelos livros que ele escreve. O meu favorito dele é "A escolha", não sei se você já leu, mas se não leu, pelo amor de Deus, corra e leia, é MUITO lindo <3 Estou curiosa quanto a esse livro dele também, parece ser muito bom.

    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  15. Oi :)
    Acredita que eu nunca li Nicholas Sparks? Eu até tenho um dele, Um homem de sorte, mas ainda nem comecei a ler, rs. Mas já vi um filme baseado em um livro dele, Para sempre, é muito lindo. Fiquei interessada nesse, até pelo fato de ter me identificado com a história dela, só falta eu receber a carta e talz, rs.

    ResponderExcluir
  16. Oiii =)
    Começo hoje, concordando com voce: Nicholas Sparks é um dos meus autores favoritos! Meu livro preferido dele é "Diario de uma paixao." e um dos meus favoritos no geral tambem. Sou suspeita pra dizer que estou louca pra ler "Uma carta de amor." mas esse, em especial, passei janeiro inteiro atras dele, ja que nao o encontrava em lugar algum, nem na internet! Ate que um passarinho lindo, me contou que a arqueiro iria relançar os livros dele, e com isso, eu teria enfim a oportunidade de ler esse livro! Sua resenha só serviu pra me deixar mais curiosa, nao é justo! ahahahah

    ResponderExcluir
  17. Rios e rios de lágrimas!! É o que mais me lembro de quando li esse livro... eu tinha ele em pdf uns anos atrás e ainda não me arrisquei a ler novamente. O Nicholas Sparks tem uma capacidade de me envolver nas histórias que me faz não desgrudar do livro até que a ultima frase seja lida eeeeeeee me faz chorar em vários lugares incomuns... kkkk
    no ponto de ônibus... no ônibus... no metrô.... ai ai ai sou uma manteiga derretida e nem passo rímel quando tenho q sair de ksa no meio de uma história dele!
    Na época que li esse livro fiquei com uma ressaca literária daquelas...Repensei em muitas coisas da minha vida e passei a dar mais valor ainda para as pessoas que eu amava...

    bjx
    Rafaella
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
  18. Ahhhhh que saudades de ler um livro do Nicholas Sparks, eu adoro os livros dele, ainda não li esse livro, mas tenho muita curiosidade em ler, tenho certeza de que irei me emocionar muito com esse livro, pois Sparks tem o dom de fazer com que nos envolvemos inteiramente com a historia, sempre me pego refletindo quando leio os livros do Nicholas, a historia parece ser muito linda, adorei a resenha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  19. Eu realmente ficaria animada por ler esse livro se não fosse do Sparks, parece lindo, mas eu tenho implicância com o autor e seus ingredientes de sempre.

    ResponderExcluir
  20. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas