[Resenha] Austenlândia | Shannon Hale


Titulo: Austenlândia
Titulo Original: Austenland
Autora: Shannon Hale
Grupo Editorial: Record
Editora: Record
Número de Páginas: 240
Sinopse: Jane Hayes tem 33 anos e mora na Nova York atual. Bonita, inteligente e com um bom emprego, guarda um segredo constrangedor: é obcecada pelo Sr. Darcy, personagem criado por Jane Austen. Com uma vida amorosa lamentável, Jane decide aceitar seu destino: noites solitárias no sofá assistindo a Colin Firth em Orgulho e preconceito. Contudo, ao ganhar uma viagem de férias para Austenlândia, um misterioso lugar onde todos devem se portar como se estivessem em uma obra da consagrada escritora, Jane tem a chance de viver o romance que sempre sonhou. Mas pode a vida imitar a arte?
"Não adianta se apoiar na história a vida toda. Sabe, aquele livro não fez nenhum bem a própria  Austen. Ela morreu solteirona.
Jane Hayes é uma mulher de 33 anos cujo único desejo na vida é encontrar um homem como ninguém mais, ninguém menos que o Sr. Darcy. Apaixonada pela historva de "Orgulho e Preconceito", Jane vive escondendo seus DVDs da minissérie para que ninguém saiba que ela possui um amor platônico pelo personagem interpretado por Colin Firth, mas sua tia-avó Corolyn descubriu seu pequeno segredo durante uma vizita e, quando vem a falecer, deixa, como herança, uma viagem para Pembrook Park.
"Descubra o que é real para você"
 Pembrook Park é onde fica localizada a Austenlândia, um local feito para que os visitantes aproveitem alguns dias como se vivessem no século XVIII e, com a presença de atores que interpretam os personagens do livro de Jane Austen, sintam como se realmente fizessem parte da história. Acontece que ficar vivendo durante 18 dias na época do Sr. Darcy pode não ser tão perfeito. Aliás, o próprio Sr. Darcy pode não ser tão perfeito assim.

 Quando vi essa capa pela primeira vez eu a achei bem fofa, porém não chamou muita minha atenção. Depois li a sinopse e não restavam dúvidas: eu precisava ler! Tenho muitas amigas que amam Jane Austen e me julguem eu nunca li nem assisti "Orgulho e Preconceito". Já li várias resenhas e fico encantada com a história só pelos comentários de outras pessoas, então, quando comecei a leitura de "Austenlândia", foi risada garantida. Jane (a personagem tem, por acaso, o nome da autora favorita) é tão divertida que fica impossivel não amá-la. Ela tem umas tiradas ótimas e seu amor único, mesmo sendo meio exagerado, pelo Sr. Darcy, fará muitas leitoras lembrarem daquele personagem favorito com quem já pensou em se relacionar.

 Eu gostei bastante da escrita de Shannon Hale e achei bem interessante a forma como é a sua narrativa em terceira pessoa. Não sei como explicar, exatamente, porém ela consegue, de alguma forma, fazer com que, mesmo com a narrativa em terceira pessoa, a gente sinta como se fosse uma conversa com a personagem. As vezes também soa como em um daqueles filmes onde a personagem tem um tipo de consciência conselheira que sempre nos faz rir com as dicas e piadas.

 Eu achei muito original a ideia de um lugar como Austenlândia. Acho que nós, leitores, sempre imaginamos como seria viver nos mundos cheios de magia e fantasia dos livros fantásticos, mas como seria ir para um tipo de parque onde a gente viveria a história dos nossos personagens favoritos? E, principalmente, como seria viver, durante alguns dias, como no século XVIII? Sem tenologia, com vestidos longos, homens e mulheres elegantes...?

 "Austenlândia" vai fazer com que os leitores de Jane Austin matem um pouco da saudade da autora, e com que os leitores em geral se identifiquem com a personagem Jane em alguns aspectos. Quem nunca sonhou em conhecer um personagem do seu livro favorito?

 O livro foi adaptado para o cinema no ano passado e não sei se lançarão no Brasil, mas eu gostei bastante do trailer e fiquei louca para assistir. Confiram e me digam: qual personagem literário está sempre na mente de vocês?