[Resenha] Insurgente | Veronica Roth


Titulo: Insurgente
Titulo Original: Insurgent 
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Selo: Rocco Jovens Leitores
ISBN: 9788579801556
Número de páginas: 511
Sinopse: Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.
"Uma coisa que a Audácia sabe fazer, e a Franqueza não, é lutar, mesmo quando isso parece inútil. [...]
 Por outro lado, uma coisa que a Franqueza sabe, e a Audácia não, é como não perder o controle."

Quem leu a resenha de "Divergente" postada na última semana ou acompanha as redes sociais do blog viu como eu estou totalmente viciada na trilogia. "Insurgente" é o segundo livro da trilogia e, assim como o primeiro livro, li este em um dia. Minha amiga me emprestou o livro físico e eu devorei o mesmo no último domingo. Além de ter ido assistir a adaptação do primeiro livro mais uma vez (se dependesse de mim, eu ia todo dia ao cinema só para assisti-lo). 
 "Decido guardar a camisa, para me lembrar do motivo original que me levou escolher a Audácia: não foi por eles serem perfeitos, mas porque estão vivos. Porque são livres."
 Neste livro a leitura se inicia com a chegada de Tris, Tobias, Caleb e Marcus na sede da Amizade. Lá é todo mundo alegre demais na opinião de Tris e são totalmente apaziguadores. Eles se recusam a participar de uma guerra, mesmo se ela for contra eles, só para permanecer em paz, além de terem uns soros que deixam qualquer uma alegre demais, se é que me entendem (ainda não consigo me lembrar de ter rido tanto lendo uma cena como a de Tris drogada com o efeito do soro). Muitas pessoas da Abnegação, além de pessoas da Audácia e da Erudição - que não aprovam a união dessas duas facções por causa dos atos sem compaixão das mesmas - estão na sede da Amizade. Quando Tris e Tobias percebem que a permanência deles no local pode ser prejudicada por Peter, eles resolvem ir para a sede da Sinceridade, onde outras tantas pessoas buscaram apoio. Mas no caminho os dois encontrarão os sem-facção e, como se já bastasse se ameaçados de morte por eles, Tris descobrirá um segredo que pode afetar sua relação com Tobias.

 Sendo bem sincera, esse livro não foi tãaaao bom quanto o primeiro apenas pelo fato de eu odiar profundamente a Tris e o Tobias em alguns momentos - mesmo que no minuto seguinte eu voltasse a amá-los. Na verdade, a amar o Tobias porque a Tris poderia até se afastar, por conta do que aconteceu no primeiro livro, mas parece que ela criou uma guerra interna penas com o Tobias. Acontece que ela também ficou com a mania de querer fazer tudo sozinha e não comunicar a ninguém, então o Tobias... não, nada de spoiler (risos). Quem leu tem que concordar: é de ficar sem paciência e com raiva dos dois. Ao mesmo tempo, Tris está um tanto mais madura e é graças a teimosia dela muitas coisas acontecem até chegarmos ao final incrivelmente surpreendente.
"Não sei em qual mundo você vive, mas, no meu, as pessoas só fazem coisas para as outras por dois motivos. Ou elas querem algo em troca, ou sentem que querem alguma coisa."
 Esse livro tem uma pouco mais ação da metade para o final, muito mais mistério e muito mais informações sobre as outras facções. Eu gostei bastante do livro nesse sentido porque nos podemos, finalmente, ter uma opinião concreta sobre cada facção e sem os sem facção também. Gostei de Veronica esclarecer algumas coisas que nem Tris sabia e uma coisa sobre a Audácia que eu havia me perguntado ao assistir ao filme e ao ler o primeiro livro depois (não vou falar pois muitos devem ter a mesma dúvida, mas será bom lerem para se surpreenderem). Cada líder das facções também está bem presente nesse livro e eu realmente adoraria conhecer alguém da Amizade (além de querer testar o pão deles, mas não o soro haha) porque, gente, as observações da Tris a respeito deles são sérias e sinceras, sem finalidade de nos fazer rir, mas eu confesso que soltei algumas risadas imaginando como seria viver no meio dessa gente sempre feliz e saltitante.

 Sobre a diagramação, ela é bem simples, porém algo que me deixou meio em dúvida foi a capa. A capa publicada pela Rocco é a mesma que a original, com a diferença apenas no tom das cores, mas eu achei que nós só saberiamos sobre a Amizade, mas como a Franqueza também tem seu grande momento nesse livro, fiquei me perguntando por quê eles não fizeram uma capa com os dois símbolos? 

  A narrativa continua surpreendentemente rápida, tornando a leitura fluida. Eu nunca li um livro com mais de 500 páginas em um dia e, graças a autora, eu li dois em uma semana!  "Insurgente" é o livro que faz os leitores terem certeza do quão boa é a autora Veronica Roth. Tris e Tobias são personagens destemidos que, sem dúvidas, faz qualquer um quer ter um pouquinho da coragem e do amor dos dois. Mal posso esperar para o final de semana chegar e minha amiga me emprestar "Convergente" que, pelo que li, é de deixar todo mundo em lágrimas com o final. #MedoDaVeronica

Comentários

  1. Olha eu ainda não comprei a minha trilogia, mas estou angustiada e com medo de não comprar logo e eles mudarem a capa para a capa com imagem do filme)prefiro as originais), não leio uma resenha negativa desta série e estou cada vez mais decidida de ler logo, aff, quero muito saber por meus olhos e é bom mesmo assim!

    ResponderExcluir
  2. Tenho medo de comprar essa trilogia, acho que vou ver o filme primeiro e se eu gostar eu compro!

    Minha acha Insurgente muito parado haha

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não lugar nenhum livro da trilogia, mas quero ler em breve.

    ResponderExcluir
  4. AAAAIN, eu quero muito ler essa trilogia logo. Tenho o primeiro, Divergente, que ganhei em um sorteio, mas minha mãe não quer comprar os outros dois para eu começar a ler eles logo! Raivinha, argh.

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não li nenhum dos livros ainda. Mas, adorei o filme. E se a adaptação para as telas foi boa o livro deve ser bem melhor.
    Adorei a resenha Mariana, e a trilogia da V. Roth já está na minha lista! =)

    ResponderExcluir
  6. Estou super ansiosa para ler essa Trilogia! Já está na minha lista de desejados!!!
    Parabéns pela resenha, Mari!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Estou super ansiosa para ler essa Trilogia! Já está na minha lista de desejados!!!
    Parabéns pela resenha, Mari!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu quero muito ler a trilogia, ainda não li nenhum livro, mas é ótimo saber que o segundo livro também é bom, espero poder ler em breve, parabéns pela resenha esta ótima.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  9. Oii Mari!
    Amei a resenha e devo dizer que a cada vez que eu vejo as resenhas de Divergente ou os outros títulos da trilogia, me dá vontade de parar o que eu estou fazendo e correr para o shopping para comprar o meu u.u

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu vi o filme e amei. Tenho certeza que o livro deve ser infinitamente melhor. Já consegui o primeiro volume em uma troca no Skoob, estou doida pra chegar logo e poder ler. Pretendo adquirir os outros volumes logo, estou muito curiosa pra ler essa série!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas