[Resenha] Um Caso Perdido - Hopeless | Colleen Hoover




Título: Um Caso Perdido
Título Original: Hopeless
Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501403940
Páginas: 384
Gênero: Ficção estrangeira, Romance
Sinopse: Sky cataloga garotos como sabores de sorvete. Alguns são baunilha, outros um pouco mais ousados. Mas nenhum a empolga. Em seu último ano de escola, conhece Dean Holder, um rapaz com uma reputação capaz de rivalizar com a dela. Em um único encontro, ele conseguiu amedrontá-la e cativá-la. E algo nele faz com que memórias de seu passado conturbado comecem a voltar, mesmo depois de todo o trabalho que teve para enterrá-las. Mas o misterioso Holder também tem sua parcela de segredos e quando eles são revelados, a vida de Sky muda drasticamente.
"[...] só é possível medir a estupidez de uma decisão com tempo."

"Um Caso Perdido" é um livro que me surpreendeu bastante. Acho que a palavra para descrevê-lo seria esplêndido. Esta é uma daquelas histórias das quais não conseguimos desgrudar e, quando terminamos a leitura, seus personagens deixam saudade.

Sky tem 17 anos e só queria ser uma adolescente normal. Ela tem a fama de garota oferecida por ficar com vários garotos, sendo mal vista aos olhos das pessoas. Apesar de ser assim, ninguém sabe como é a sua vida em casa. Ela é proibida por sua mãe, Karen, de usar a internet, TV, celular e nem pode frequentar um colégio. Será porque Karen é tão rigida? Por que quer isolá-la de tudo? Graças a ajuda de sua amiga, Six, ela consegue convencer a mãe de frequentar o Ensino Médio em uma escola pública, mas, infelizmente, isso acontecerá ao mesmo tempo em que Six fará um intercâmbio e não poderá estar do seu lado. 

 Sky está em uma fase na qual começa a refletir sobre sua mãe e sobre como ela a criou tão afastada da tecnologia, colocando a culpa na "maldade do mundo", mas seria esse o real motivo? Em contradição, Karen não se importa que Sky saia com Six. As melhores amigas vivem grudadas há 4 anos e, com suas janelas sendo bem próximas, elas recebem garotos em casa e compartilham a aventura. Quando Sky começa a frequentar as aulas, não é bem recebida e todos os dias recebe ofensas escritas em seu armário. É julgada frequentemente, mas não liga para opinião dos outros e só os ignora, porém Sky conhece Dean Holder um cara que, assim como ela, não tinha uma reputação muito boa. Ao mesmo tempo em que ela fica fascinada por ele, se assusta com o seu jeito explosivo, mas é com ele que Sky conhecerá sensações que até então não conhecia.
"A vida não pode ser dividida em capítulos... só em minutos."
  Narrado em primeira pessoa ao olhar de Sky e com capítulos destacando as datas e o ano dos acontecimentos, esse é um livro onde tudo está bem explicado. O passado e o presente são abordados e a infância de Sky é destacada, além de sua adolescência. Collen Hoover sabe como passar as emoções e a desenvoltura de sua personagem para os leitores. Sky é uma protagonista que muda da água para o vinho. Ela poderia ser mais uma adolescente problemática com todos seus defeitos e problemas do passado, mas soube encarar tudo de uma maneira decisiva, o que a tornou coerente. Ela não é a santinha e nem a garota tão irresponsável que acham. Ela sabe o que quer e soube lidar com os tantos conflitos de sua vida. Karen me surpreendeu muito. Ela que, ao meu ver, poderia te sido apagada na história, no fim é uma figura muito importante. Com declarações decisivas para a trama suas intenções mudaram o que eu pensava dela.
"[...] não tem problema sermos fracos, contanto que estejamos juntos."
 Holder é um personagem surpreendente, intenso, temperamental, instável e irresistível. No inicio a autora nos apresenta um Holder com jeito de brigão, envolvido com boatos que afirmam esse aspecto, mostrando uma imagem negativa, no entanto, essas característica vão desaparecendo ao decorrer da história. Mesmo sabendo que é passado ao olhar de Sky , o que observei foi que ao mesmo tempo que suas atitudes eram de encantar Holder age com firmeza e tem opinião por isso não perdeu todo seu charme. 
"Quando você for minha, vai ser para sempre." 
 Collen Hoover nos apresenta a personagens tão reais que terminei o livro já com saudade de sua história. "Um Caso Perdido" é um livro magnifico com um toque vibrante em sua história, sem perder o foco, e entrelaçando cada ponta solta ao final. Nesse livro a autora nos mostra como a memória pode ser traiçoeira, de uma forma em que as lembranças conseguem fugir, nos fazendo duvidar da nossa própria verdade. Devemos ter coragem para aceitar nossos erros e encontrar a verdade, além de ir em busca da esperança. Collen sabe prender o leitor e deixar aquele gostinho de "quero mais".


Comentários

  1. Vou ser sincera, já tinha visto o livro (só a capa mesmo) mas não me chamou a atenção. Agora me arrependo de não ter entrado na promoção que tinha esse livro como prêmio. Parece ser incrível e você deu tantos elogios que eu fiquei super empolgada. Até eu estou curiosa para saber pq a mãe de Sky a isolava tanto, e já sei que vou me apaixonar pelo Holder, só pela descrição do jeito dele, haha.

    ResponderExcluir
  2. Vi uma crítica à sinopse desse livro no cabal Cabine literária e perdi completamente o encanto por esse livro, parece ser uma coisa tão mesquinha dizer que porque a menina sai com muitos carinhas que ela tem má reputação, e quando se trata do homem ele é tipo: garanhão??? Achei isso o ponto mais absurdo, mas no contexto geral deve ser interessante!

    ResponderExcluir
  3. Acho o enredo desse livro bem interessante, adoro essa capa, e apesar de eu não curti muito o gênero eu leria esse livro.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu já tinha visto o livro, mas não tive nenhuma intenção de ler, acho que a capa me pareceu ser algo totalmente o contrário do que eu realmente achava, mas agora me arrependo bastante de não ter lido nenhuma resenha dele antes e me surpreendi bastante com o que li na resenha!

    ResponderExcluir
  5. Não tinha lido nenhuma sinopse até agora sobre esse livro, tinha visto apenas a capa e não me interessei muito. Agora, criei uma nova expectativa sobre essa história. Estou bastante ansiosa em me aventurar nessa leitura e entender melhor como é a vida de Sky.

    ResponderExcluir
  6. Primeira vez que leio uma resenha sobre esse livro. Parece ser o tipo do livro que a gente não espera muito e no final revela-se uma grata surpresa. Vou ler se tiver oportunidade.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Essa capa me deixou angustiado. -_-"
    Não sei o que é, se aquele vazio do céu claro ou o olhar perdido da Sky na capa. #estranho

    Resenha excelente e detalhada Mariana, sem spoiler, o que é melhor. rs Adoro seus textos.
    Não me parece mais um romance adolescente, oferece profundidade.
    Tenho a impressão de um bom livro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas