[Resenha] O Maravilhoso Agora | Tim Tharp

Título: O Maravilhoso Agora
Título Original: The Spectacular Now 
Autor: Tim Tharp
Grupo Editorial: Record
Editora: Record
ISBN: 9788501403902
Número de Páginas: 320
Sinopse: Sutter Kelly é O Cara, o rei das festas. Porém, diferente dos amigos adolescentes, não está preocupado com o futuro, está mais interessado em viver o agora. Com um 7Up batizado nas mãos ele está pronto para qualquer coisa. Mas nem tudo anda bem para ele. Vive discutindo com a mãe, o pai há anos não dá notícias, e sua namorada Cassidy lhe deu um pé na bunda. Em meio a esse caos, a doce Aimee pode despertar Sutter para outra realidade. E, pela primeira vez, ele tem o poder de fazer a diferença na vida de alguém, ou de arruiná-la para sempre. O livro que deu origem ao filme.
"Tudo que existe é o agora. Não quero pensar em mais nada além disso."
 Eu me tornei grande fã de Shailene Woodley depois de ver várias entrevistas da atriz que deu vida à Tris, de "Divergente" e à Hazel, de "A Culpa é das Estrelas". Em algumas delas ela mencionava o filme "The Spectacular Now", que foi gravado antes da adaptação de "Divergente" no ano passado, mas pesquisando vi que não havia chegado ao Brasil. Por sorte, meses depois, anunciaram que o filme seria lançado aqui e, por mais sorte ainda, a Record lançou este mês "O Maravilhoso Agora", livro de Tim Tharp que deu origem ao filme.
"A vida é maravilhosa. Tome um drinque e deixe o tempo levar os problemas para onde quer que seja."
 Sutter está acostumado a ser o cara popular que sempre foi e a não se preocupar com o futuro. Mesmo não admitindo ser um alcoólatra, ele tem que admitir que sua vida anda cheia de problemas e, bom, algumas aventuras. Ele vive brigando com a mãe, não faz nem ideia de onde o pai está  e agora não tem mais namorada. Em um dia como outro qualquer - em que ele bebe tanto que se esquece como foi parar em tal lugar - ele acorda em quintal e é acordado por uma garota que pode não ser uma estranha para ele.
"Estou encantado por ela. Qualquer um ficaria se visse o jeito como seu rosto se ilumina enquanto se agarra aos seus sonhos com toda força."
 Aimee é uma menina doce e ingênua que conhece muitas pessoas, mas nem 90% delas a conhece. Ela é quieta, passa despercebida e, como boa nerd, está mais acostumada a estudar do que ir a baladas. Sutter sente que há algo mais nela que ele precisa conhecer e vai contra as opiniões dos amigos para se aproximar mais de Aimee, sem segundas intenções. Porém, mesmo ele não querendo, o inevitável acontece e ele passa a se tornar mais especial do que deveria para a "nova amiga".
"Sabe, eu não me importaria de perder a vida sozinho, mas jamais me perdoaria se levasse alguém no processo."
 Eu achei incrível a forma como Tim Tharp nos apresenta esse romance. É tão previsível e imprevisível ao mesmo tempo que se torna difícil de falar sobre a história se Sutter. O autor escreve de uma maneira inovadora, e a narrativa em primeira pessoa nos apresenta a um personagem autentico, que está sempre pronto para dar uma resposta engraçada em um momento sério. Senti que demorou um pouco para as coisas realmente acontecerem mas, quando Aimee chega na vida do nosso protagonista, é que as coisas começam a ficar mais interessantes. A narrativa é rápida, realmente boa, e ainda mais com os capítulos curtos.

 Aimee é uma personagem tão doce que dá vontade de abraçar. Ela não vê maldade nas coisas, é simples , acaba pensando mais nos outros do que nela mesma, e nem percebe quando essas mesmas pessoas estão fazendo mal para ela simplesmente porque não consegue sentir raia. É bonito ver alguém que seja tão bom assim nesse mundo que vivemos - e é exatamente isso que Sutter pensa. O final do livro é muito bonito, mesmo que eu tenha ficado com aquela sensação de que poderia haver mais algumas cenas, mas o mais bonito é a mensagem que a leitura passa para nós.
"O fim é iminente."
 Em "O Maravilhoso Agora" Tim Tharp fala de como podemos sim pensar e sonhar com o futuro, mas o importante mesmo é viver o agora. Sutter é um personagem real e esta é uma história fascinante que mostra muito da nossa realidade, além de nos presentear com uma leitura que passa tão rápido quanto nosso presente e que mostra como devemos valorizar o nosso maravilhoso agora.

Comentários

  1. Aimee esse nome já me encantou (minha filha se chama Aimê), e a sinopse me deu muita vontade de ler o livro e assistir o filme. Gostei da maneira delicada que você falou dos personagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante do nome e que legal ser o nome da sua filha, Adriana :D
      Obrigada pelos vários comentários, é sempre bom te ver por aqui <3

      Excluir
  2. Tenho bastante interesse em realizar a leitura deste livro, ainda não tido a oportunidade de ler uma resenha sobre esta esta historia, e confesso que fiquei super curiosa. Creio que seria uma leitura super proveitosa, cheia de lições e a forma que você descreveu o livro faz a gente querer poder ler . Sem falar que esta capa é linda demais!! Livro incluído a lista de desejados!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal esta ser a primeira resenha que você lê do livro, Mi :)
      A capa é linda mesmo e a leitura foi ótima. Assisti ao filme logo depois que terminei a leitura, se quvser ler, o post já está no blog.
      Beijos,
      e obrigada pelos comentários!

      Excluir
  3. Que lindo!! Não conhecia o livro, mas fiquei encantada com a resenha. Parece ser um livro com uma história muito sensível e delicada, cheia de lições e com uma bela mensagem final. A capa também é muito linda! Quero muito ver o filme e o livro já foi pra minha lista de desejados.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é um dos lançamentos deste mês da Record e super indico a leitura, Érika!
      A capa é linda mesmo e o livro é realmente maravilhoso.
      Eu assisti ao filme e fiz um post que já está no blog, agradeço se conferir :D
      Beijos

      Excluir
  4. Não conhecia o livro, mas amei essa capa, muito perfeita, infelizmente não me interessei pelo enredo "/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena não ser o seu estilo de leitura, Jéssica, mas a é linda mesmo :D

      Excluir
  5. Estou no finzinho do livro (enrolando, para ele não acabar, rs), e estou adorando. Apesar do excesso de consumo de álcool, rs, o Sutter é um personagem incrível, admiro a forma como vê as pessoas, sem preconceitos e sem julgar.
    Achei seu blog por acaso pesquisando sobre o filme na net, vc menciona no seu post que será lançado no Brasil, vc sabe quando?
    Eu pesquisei muito e não achei nenhuma info sobre lançamento no Brasil, quero muito ver!
    Bjs e parabéns pela resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima leitura, né, Gi?
      Foi justamente o que me deixou encantada. O Sutter, mesmo sendo um dos populares que deveria se achar, não julga ninguém e tenta ajudar os outros.
      Eu comprei o DVD faz um tempo (ele foi lançado no inicio desse ano nos EUA) e o filme chegará aos cinemas aqui em Agosto. Fiz um post sobre ele aqui no blog, se quiser conferir: www.magialiteraria.net/2014/06/das-paginas-para-as-telas-spectacular.html
      Seja bem-vinda ao ML! Espero receber sua visita mais vezes ;)

      Excluir
  6. Amei a sua finalização da resenha. Só ela já me deixou super morrendo de vontade de ler o livro!
    Pretendo lê-lo!!

    Um beijo,
    Livrologias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Pri!
      Fico feliz que tenha gostado e SUPER indico a leitura.
      Beijão

      Excluir
  7. Que resenha mais lindo, Mari!
    Eu estava com o pé meio atrás com relação a esse livro, mas agora estou ansioso para começar a leitura! Acho que vou colocar na minha listinha da Bienal.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super obrigada, João!
      Espero que goste do livro tanto quanto eu gostei, e não se esqueça de me contar suas impressões ;D
      Beijo,
      e volte sempre

      Excluir
  8. Confesso que não tinha ficado com vontade de ler o livro, mas depois dessa resenha fiquei com muita vontade e fui surpreendido por uma história que irei gostar, com personagens que pelo menos um pouco me identificarei, preciso ler e passar bons momentos ao lado de Sutter e Aimee.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, David :D
      Este é um livro que, mesmo sendo ficção, os personagens se aproximaram bastante da nossa realidade, o que o torna ainda mais emocionante!
      Quando ler, me diga o que achou!

      Excluir
  9. Nossa, fiquei super curiosa. Agora preciso ler esse livro rs... Amei a resenha, Mari.

    ResponderExcluir
  10. Oi! Primeira vez que visito seu blog, amei! Não sabia que The Spectacular Now era um livro, e a sua resenha me deixou ansiosíssima para dar a ele um lugar entre meus livros. Já entrou para a wishlist :) Amo essas histórias <3 Só tinha ouvido falar do filme, mas recentemente tenho visto amigos meus comentando sobre o romance.
    Beijos!

    Letícia Valle
    http://litteraturamundi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Onde eu acho esse filme legendado ? Li o livro e to desesperada atrás do filme pq amo o Miles, me ajudem pfvr ):

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas