[Resenha] O Maravilhoso Agora | Tim Tharp

Título: O Maravilhoso Agora
Título Original: The Spectacular Now 
Autor: Tim Tharp
Grupo Editorial: Record
Editora: Record
ISBN: 9788501403902
Número de Páginas: 320
Sinopse: Sutter Kelly é O Cara, o rei das festas. Porém, diferente dos amigos adolescentes, não está preocupado com o futuro, está mais interessado em viver o agora. Com um 7Up batizado nas mãos ele está pronto para qualquer coisa. Mas nem tudo anda bem para ele. Vive discutindo com a mãe, o pai há anos não dá notícias, e sua namorada Cassidy lhe deu um pé na bunda. Em meio a esse caos, a doce Aimee pode despertar Sutter para outra realidade. E, pela primeira vez, ele tem o poder de fazer a diferença na vida de alguém, ou de arruiná-la para sempre. O livro que deu origem ao filme.
"Tudo que existe é o agora. Não quero pensar em mais nada além disso."
 Eu me tornei grande fã de Shailene Woodley depois de ver várias entrevistas da atriz que deu vida à Tris, de "Divergente" e à Hazel, de "A Culpa é das Estrelas". Em algumas delas ela mencionava o filme "The Spectacular Now", que foi gravado antes da adaptação de "Divergente" no ano passado, mas pesquisando vi que não havia chegado ao Brasil. Por sorte, meses depois, anunciaram que o filme seria lançado aqui e, por mais sorte ainda, a Record lançou este mês "O Maravilhoso Agora", livro de Tim Tharp que deu origem ao filme.
"A vida é maravilhosa. Tome um drinque e deixe o tempo levar os problemas para onde quer que seja."
 Sutter está acostumado a ser o cara popular que sempre foi e a não se preocupar com o futuro. Mesmo não admitindo ser um alcoólatra, ele tem que admitir que sua vida anda cheia de problemas e, bom, algumas aventuras. Ele vive brigando com a mãe, não faz nem ideia de onde o pai está  e agora não tem mais namorada. Em um dia como outro qualquer - em que ele bebe tanto que se esquece como foi parar em tal lugar - ele acorda em quintal e é acordado por uma garota que pode não ser uma estranha para ele.
"Estou encantado por ela. Qualquer um ficaria se visse o jeito como seu rosto se ilumina enquanto se agarra aos seus sonhos com toda força."
 Aimee é uma menina doce e ingênua que conhece muitas pessoas, mas nem 90% delas a conhece. Ela é quieta, passa despercebida e, como boa nerd, está mais acostumada a estudar do que ir a baladas. Sutter sente que há algo mais nela que ele precisa conhecer e vai contra as opiniões dos amigos para se aproximar mais de Aimee, sem segundas intenções. Porém, mesmo ele não querendo, o inevitável acontece e ele passa a se tornar mais especial do que deveria para a "nova amiga".
"Sabe, eu não me importaria de perder a vida sozinho, mas jamais me perdoaria se levasse alguém no processo."
 Eu achei incrível a forma como Tim Tharp nos apresenta esse romance. É tão previsível e imprevisível ao mesmo tempo que se torna difícil de falar sobre a história se Sutter. O autor escreve de uma maneira inovadora, e a narrativa em primeira pessoa nos apresenta a um personagem autentico, que está sempre pronto para dar uma resposta engraçada em um momento sério. Senti que demorou um pouco para as coisas realmente acontecerem mas, quando Aimee chega na vida do nosso protagonista, é que as coisas começam a ficar mais interessantes. A narrativa é rápida, realmente boa, e ainda mais com os capítulos curtos.

 Aimee é uma personagem tão doce que dá vontade de abraçar. Ela não vê maldade nas coisas, é simples , acaba pensando mais nos outros do que nela mesma, e nem percebe quando essas mesmas pessoas estão fazendo mal para ela simplesmente porque não consegue sentir raia. É bonito ver alguém que seja tão bom assim nesse mundo que vivemos - e é exatamente isso que Sutter pensa. O final do livro é muito bonito, mesmo que eu tenha ficado com aquela sensação de que poderia haver mais algumas cenas, mas o mais bonito é a mensagem que a leitura passa para nós.
"O fim é iminente."
 Em "O Maravilhoso Agora" Tim Tharp fala de como podemos sim pensar e sonhar com o futuro, mas o importante mesmo é viver o agora. Sutter é um personagem real e esta é uma história fascinante que mostra muito da nossa realidade, além de nos presentear com uma leitura que passa tão rápido quanto nosso presente e que mostra como devemos valorizar o nosso maravilhoso agora.