[Resenha] Princesa Adormecida | Paula Pimenta


Titulo: Princesa Adormecida
Autora: Paula Pimenta
ISBN: 9788501034205
Número de Paginas: 192
Grupo Editorial: Record
Editora: Galera Record
Gênero: Literatura Infanto-Juvenil, Ficção, Romance
Sinopse: Era uma vez uma princesa... Você já deve ter ouvido essa introdução algumas vezes, nas histórias que amava quando criança. Mas essa princesa sou eu. Quer dizer, é assim que eu fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário. Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era normal. Tá, quase normal. Vivia com meus (superprotetores) tios, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou. Imagina acordar um dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e, especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida. Se alguma vez passar por isso, saiba que você não é a única. Eu não conheço a sua história, mas a minha é mais ou menos assim...
"Eu não sei a sua história, mas a minha é mais ou menos assim...
  Eu amo os contos dos irmãos Grimm, os contos de Perrault, as princesas da Disney, a série Once Upon a Time e tantas outras releituras e histórias que misturam magia e realidade. Quando Paula anunciou o lançamento de "Princesa Adormecida", que é o primeiro livro da  Coleção Paula Pimenta, eu logo fiquei ansiosa. A ideia de trazer releituras moderna de "A Pequena Sereia", "A Bela e a Fera" e "Branca de Neve" me fez imaginar de imediato como seriam as história dessas princesas nos nossos dias, sem magia ou encantamentos. Eu só não sabia que ficaria tão encantada assim logo no primeiro livro da coleção.

"-De tanto viver enclausurada, você criou um mundo paralelo na sua imaginação e acha que a vida é um livro de princesas. Pois saiba que a realidade é diferente. Não existem príncipes destinados para nós desde o nascimento, nem bruxas malvadas, muito menos fadinhas para realizarem nossos sonhos. Na vida real, são os amigos que nos ajudam a conseguir o que queremos. [...] É uma pena que você não saiba disso."
 Áurea Roseanna, ou melhor, Anna Rosa é uma menina de 16 anos que foi criada por três tios super protetores, porém de personalidades diferentes: Florindo, que é dono de um salão de beleza; Fausto, que é músico; e Petrônio, que é professor. Os três cuidam da sobrinha desde que ela tinha 5 anos e, além de contarem várias histórias para a menina (tantas que ela chega a se confundir sobre o que é real e o que não é), tentam fazer com que ela fique o mais próxima possível dos olhares deles. Anna não entende o porquê de tanta proteção, só quer ser uma adolescente normal que sai com as amigas e conhece garotos interessantes com quem pode chegar a viver uma grande paixão. Ela só não sabe que sua vida já é um verdadeiro conto de fadas...

  Eu estava meio ansiosa-barra-nervosa por conta da prova da UERJ (que foi ontem) e decidi me distrair um pouco na manhã anterior lendo o "Princesa Adormecida". Conclusão: terminei o livro 4 horas depois. Definitivamente um record! O primeiro livro da Paula Pimenta que li foi "Apaixonada Por Palavras", seguido de "O Livro das Princesas" (que conta com contos de Patricia Barboza, Meg Cabot e Lauren Kate também) e sempre quis ler uma história dela que não fosse um conto ou crônicas. Hoje posso dizer que, se tem uma coisa que a Paula Pimenta sabe fazer (e muito bem!), é prender o leitor. A narrativa  e a escrita dela são totalmente fluidas, possuem um ritmo envolvente e nos fazem querer ler mais, mais e mais.

  Eu adorei a Aurora que a Paula criou. Áurea é muito cativante e nos ganha logo nas primeiras palavras que nos direciona. Como o livro é narrado em primeira pessoa, nós ficamos ainda mais próximos da personagem e podemos acompanhar seu crescimento. A autora conseguiu fazer com que todos os elementos e personagens existenciais estivem presentes na releitura sem que ela deixasse de ser atual, o que faz com que o livro se torne ainda melhor, uma vez que, mesmo sendo uma releitura, parece ser a ideia original.

 As fadas madrinhas, no conto original, são Flora, Fauna e Primavera. Na história de Paula dos tios da personagem se encarregam de cuidar da menina e são Florindo, Fausto e Petrônio. Eu achei o máximo que a autora, além de conseguir nomeá-los de forma com que lembremos logo dos nomes das fadas madrinhas, fez com que eles tivessem mais ou menos a mesma personalidade de cada uma. Claro que, assim como as madrinhas de Aurora, os tios de Áurea tem grande importância na vida da personagem. E não é que até a bruxa possui um nome à altura? Marie Malleville é a encarregada pelas maldades na vida de Áurea. Adorei a forma como ela foi retratada na história e como Paula Pimenta conseguiu fazer com que nenhuma coisa do livro saísse de nossa realidade.
A diagramação do livro também não deixa a desejar!
 "Princesa Adormecida" é uma releitura que não deixa a desejar em nada. Paula Pimenta sabe como agradar os leitores e como escrever uma boa história. Se você procura uma leitura leve, divertida e envolvente, esse é o pedido. Mas aviso: quando você começar a ler, não vai parar até terminar.

Comentários

  1. Eu não conheço de ler nenhum livro da Paula Pimenta, mas tenho boas referências dela, pois todos que leem gostam, e eu especificamente sou apaixonada por recontos de antigos contos de fadas, adorei a maneira como ela mudou as fadas para tios!!! hihihihi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adorei essa e as outras mudanças, Drica!
      Espero que possa ler um livro dela em breve pois, os que li, são ótimos. Quero ler as outras séries da Paula também :D

      Excluir
  2. Não conheço o trabalho da Paula, por não ser exatamente minha linha de leitura ou escrita.
    Mas, seu nome é uma lenda e a fama precede sua pessoa.
    Não sei se gostaria desse livro, assistir um filme como releitura as vezes é legal, mas ler, me remete ao original sempre e fica difícil não fazer comparações. #QuemNunca

    Vi recente num site de literatura uma resenha negativa sobre este livro. Não dou muita ênfase, pois como disse não é minha linha. Mas, para distração, pode ser que "Princesa Adormecida" seja uma boa opção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que toda forma de releitura está sujeita a comparação - é impossível não fazê-lo! - e com certeza muitos vão gostar e outros muitos talvez não, mas essa foi realmente uma ótima leitura.
      Não é mesmo seu estilo, Fábio, mas com certeza concordo com sua opinião a respeito da Paula :D
      Beijoo

      Excluir
  3. Oii Mari!
    Confesso que ainda não li nenhum livro da Paula, mas vontade não falta!
    Amei as folhas do livro e a resenha! Ambos estão ótimos!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabendo do seu tipo de leitura, sei que vai amar, Nathi!
      A diagramação está linda, não?
      Obrigada pela visita!
      Beijoo

      Excluir
  4. Oi!
    Como eu já disse por ai, estou querendo muito esse livro!
    Estou super louca para lê-lo.
    Um beijo.

    Promoção no Livrologias.
    http://livrologias.blogspot.com.br/2014/06/post-especial-oitnb-sorteio.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pri :D
      Espero que possa ler logo e, quando o fizer, volte aqui para me dizer o que achou!

      Excluir
  5. Estou louca por este livro. Se fosse só a capa, já ia gosta, mas junta com essa diagramação e um monte de opiniões positivas... morri! Acho interessante esse projeto de releituras, uma forma atual de manter os clássicos em voga.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Giulia! E eu também adorei a ideia. Quando ler me conte o que achou ;)
      Beijooos

      Excluir
  6. Adoro contos de fada e suas releituras. Achei a capa linda e compraria o livro só por causa dela. Achei as ideias da Paula super originais, modernizando o conto sem alterar muito a história. fiquei muito curiosa para ler o livro!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, Érika!
      Espero que possa ler o livro logo pois, se assim como eu você gosta de releituras, vai amar!
      Beijo

      Excluir
  7. Olá florzinha...Sou uma apaixonada por releituras e desde o lançamento deste livro fiquei muito interessada e apesar de ainda não ter tido a oportunidade de ler nada da autora, não vejo a hora de ler algo dela e pretendo conferir este livro em breve e matar minha curiosidade.
    Beijos e adorei conferir e saber mais sobre o mais novo sucesso desta autora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi :D
      Ah, eu super indico a leitura. Espero que possa conhecer a escrita da Paula em breve :D

      Excluir
  8. Oii Mari, novamente =3
    Só passei pra avisar que eu comprei o livro hoje, porque fiquei definitivamente apaixonada pelo modo que você falou do livro e a diagramação. Muito perfeito!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooooi, Nathi :D
      Tô com saudade dos seus comentários, viu? hahah
      Que lindaaa <3 Espero que goste e venha me contar depois!

      Excluir
  9. Também sou fascinado por releituras de contos e essa é mais uma que pretendo conferir, mesmo não conhecendo o trabalho da autora, escrever em primeira pessoa e trocar de fadas-madrinhas para os tios da personagem foi uma grande sacada, quero saber o que a "bruxa" do livro Marie fará para atormentar a vida de Áurea, pretendo dar uma chance e quem sabe ler o livro rapidamente igual você fez, espero ficar preso a escrita da Paula e não desgrudar até terminar essa história, tomará que não me decepcione! Detalhe para todo trabalho de edição do livro que ficou muito bem feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, David!
      O trabalho gráfico ficou muito lindo e eu adorei a releitura. Paula conseguiu me surpreender de verdade e espero que aconteça o mesmo com você :D
      Obrigada pelo comentário, e volte sempre!

      Excluir
  10. Parece muito bom esse livro, nunca li nada da autora, mas já vi muitos elogios para com suas obras, e essa parece bem legal, Pq simplesmente amo contos de fadas modernos! !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jess!
      Eu também amoooo releituras e, se você também gosta, vai adorar essa, tenho certeza!

      Excluir
  11. Amei a resenha! Gostei muito da analise que você fez do livro!!!
    Tbm fiz uma resenha desse livro. Se quiser ver, ficaria muito feliz!
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com.br/2014/06/resenha-do-livro-princesa-adormecid.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ana!
      Vou dar uma olhada no seu blog e ler a resenha sim, obrigada pelo elogio e pela visita :D

      Excluir
  12. Amo os livros da Paula e adorei este, mas tive problemas quanto à participação da Cintia no livro - achei que o diálogo entre elas foi muito 'quando-eu-era-criança-sonhava-assim' - e como todo capítulo terminava com 'mas não seria assim...' ou coisinhas do tipo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Leticia?
      Sobre a Cintia, não cheguei a reparar tanto, mas sobre o final do capitulo, eu até gostei desse aspecto.. parecia estar vendo um daqueles filmes com narrador, sabe? hahah

      Excluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas