[Resenha] Esta é uma História de Amor | Jessica Thompson


Título: Esta é uma História de Amor
Título Original: This is a Love Story
Autora: Jessica Thompson
ISBN: 9788581634708
Número de Páginas: 400
Grupo Editorial: Novo Conceito
Selo: Novo Conceito
Gênero: Romance
Sinopse: Um rapaz conhece uma menina e a menina se apaixona pelo rapaz – até aí, nenhuma novidade. Mas, com Sienna e Nick, as coisas não acontecem do jeito que costumam acontecer nas histórias de amor. Tudo bem que ela o achou superparecido com o Jake Gyllenhaal, seu ator preferido. E ele teve o maior frio na barriga quando viu aqueles lindos olhos azuis-escuros no metrô. Nada disso importa quando a gente está fechado para balanço. Ela é frágil... Tem tantos segredos. E ele não está a fim de nada sério. Engraçada e ao mesmo tempo triste, esta é a história de duas pessoas destinadas a não ficarem juntas... mesmo sendo a coisa que elas mais querem no mundo.
"Tenho somente vinte anos, mas lamento o dia em que morreram as boas histórias de amor à moda antiga."
 "Esta é uma História de Amor" é narrado por Sienna e Nick, um casal que sem nem se conhecer, se apaixonam a primeira vista. Sienna está trabalhando em uma editora, ela é jornalista, mora em Londres e, como é sonhadora, observa os relacionamentos dos outros desejando ter o seu próprio amor. Ela vive um drama desde de seus 10 anos, quando sua mãe se separou de seu pai no momento mais difícil de sua vida: ela teve a comprovação de uma doença rara, a Narcolepsya. Sienna passou sua infância cuidando de seu pai e com mágoa de sua mãe, mas agora, com 20 anos, nem imaginava que seu grande amor poderia estar no metro. 
"Não sentia uma felicidade assim havia muito tempo, um tipo de alegria delirante que faz você querer dançar com estranhos ha rua e atirar doces para crianças."
 Nick é muito preocupado quando o assunto é a idade. Ele tem 27 anos e está apavorado com a quase chegada dos 30. Como estará sua carreira e sua vida amorosa quando essa idade chegar? Mesmo assim, ele tem bom humor e é divertido mesmo tendo passado pela traição de sua namorada que também era sua colega de trabalho. Ele fez uma promessa: não se envolverá com colegas de trabalho. Mas, o que ele não sabia é que o destino mudaria esse pensamento. Destino, acaso ou coincidência? Não se sabe, mas quando olhou para Sienna no metrô, a certeza se tornou dúvida. O destino só poderia estar brincando quando ele descobre que trabalhavam no mesmo lugar. E agora, Nick se envolveria novamente?
"Tentei imaginar quanto pesaria o amor [...]"
 Ao decorrer de toda leitura observamos a evolução do relacionamento dos dois e, então, uma amizade nasce, mas o amor está aumentando cada vez mais. Eles não se revelam apaixonados e vivem amores que não superam o que sentem um pelo outro. Apesar de estar apaixonada por Nick, e com medo de perder sua amizade, Sienna se relaciona com Ben, assim como Nick está se relacionando com Chloe. Vejam, as vezes vemos tantos casais juntos cenas de amor em público, porém o coração não os pertence... Quem não teria medo de arriscar uma grande amizade que se tornou um grande amor?

Cinco anos e mais de 300 se passam e Sienna não pode nem imaginar perder a amizade de Nick pois ele significa muito para ela. Mas você, leitor, começa a pensar: por que eu ainda estou lendo isso? Sério, se eu contar quando os dois ficam juntos vai ser um grande spoiles, mas, gente, o livro possui 400 páginas e, mesmo com uma história boa, é impossível não ficar frustrado ao chegar no final do livro - não estou dizendo que eles não ficam juntos, mas o que os leva ao final do livro é de deixar qualquer um frustrado por ter lido tantas páginas e isso não acontecer antes.

 Nós vamos observando a evolução do relacionamento de Sienna e Nick, seus momentos de dúvida e de certeza, momentos em que não se separam e os momentos em que eles constroem barreiras ao redor de si mesmos. Você sabe, amar alguém tanto assim e ter de guardar numa caixinha, e fazer de conta que não existe, deve ser difícil, mas o momentos mais esperado por Sienna por Nick - e também pelo leitor - demora a acontecer e você vai lendo o livro e começa a ficar agoniado, como se eles fossem seus amigos e você quisesse dar um puxão de orelha para ver se "acordavam". Certas histórias que lemos podem estar acontecendo bem ao nosso lado.

 O que gostei do livro é que ele mostra como algumas pessoas fazem grande diferença na vida de outras. Mostra o risco de revelar o amor principalmente esse amor ser o seu amigo e o receio de que o outro não sinta o mesmo. Acho que, com "Esta é Uma História de Amor", Jessica Thompson quer nos dizer que, às vezes precisamos nos arriscar e deixar o amor fluir, afinal, o amor não envolve segurança, mas sim riscos. Se você não se arriscar, nunca saberá, mas a felicidade pode estar ao seu lado.