[Resenha] O Códex dos Caçadores de Sombras | Cassandra Clare e Joshua Lewis

Titulo: O Códex dos Caçadores de Sombras
Titulo Original: The Shadowhunter's Codex
Autores: Cassandra Clare e Joshua Lewis
Grupo Editorial: Record
Editora: Galera
ISBN: 9788501403957
Número de Páginas: 288
Gênero: Sobrenatural
Sinopse: Anjos, demônios, fadas, vampiros, lobisomens, feiticeiros: todos eles existem e precisam ser administrados e mantidos em paz. "O Códex dos Caçadores de Sombras" abrange tudo: a história e as leis do mundo dos Caçadores de Sombras; como identificar, interagir e, se necessário, matar os diferentes tipos de habitantes do Submundo; qual lado da estela você deve usar para escrever. Com estudos sobre geografia, história, magia e zoologia, todos condensados em um só volume, o Códex está aqui para ajudar novos Caçadores de Sombras a navegar pelo lindo, porém muitas vezes brutal mundo que habitamos.
"Bem-vindo e Parabéns. Você foi escolhido para se tornar um dos Nephilim."
 Escrito por Cassandra Clare e seu esposo Joshua Lewis, "O Códex dos Caçadores de Sombras" é um manual que nos apresenta tudo sobre o mundo Nephilim com as anotações e observações super divertidas de Clary, Simon e Jace. Na imagem acima, vocês podem ver que, já na página em que, normalmente, contém informações sobre edições e tradução do livro, os autores resolveram começar de maneira engraçada: Clary, Simon e Jace anotam seus nomes informando a data e o local da revisão deles - dessa maneira se torna possível reconhecer a letra de cada um ao longo da leitura.
"Quando o Códex não indica o que você deve fazer, presuma que o conselho é 'corra'"!"
 "O Códex", que está dividido em introdução, oito módulos e dois apêndices, tira todas as dúvidas que tínhamos a respeito dos caçadores de sombra, além de conter "Bestiários", que nos dão mais informações sobre demônios,  anjos, fantasmas, renegados, mortos e os integrantes do submundo: licantropes, vampiros, feiticeiros e fadas. 

 Sobre os Caçadores de Sombras, nos é informado seu juramento, lugares, nomes, armas, marcas, além de um artigo escrito por Magnus sobre a Clave, o Conselho, o Cônsul e o Pacto. Gostei muito da parte sobre treinamento, armas, armadura e ferramentas, onde falam profundamente sobre cada uma delas, e o que rende algumas das respostas mais engraçadas (de Clary e Simon) do "Questões Para Discussão e Coisas a se Tentar" que temos no final de cada módulo.
"Se demônios tumultuando o nosso mundo fossem as únicas criaturas criaturas com as quais tivéssemos que nos preocupar, nossas vidas seriam consideravelmente mais fáceis."
 Eu gostei muito da parte sobre as Fadas (as anotações deles nessas partes são as melhores!). Lobos e vampiros também são seres que eu gosto bastante de ler sobre, mas gostei de ir mais afundo sobre os demônios. Nos apresentam informações sobre o Vazio (lar dos demônios), ao qual mundanos, religiosos ou não, se referem a "inferno", "caos" ou "abismo". Também abordam assuntos como doenças causadas por contato individo com eles, e a cidade demoníaca Pandemônio.

 Além das anotações dos personagens que amamos, "O Códex" nos proporciona uma ótima leitura sobre o mundo tão real que Cassandra Clare criou. Se você não é fã da série pode até não achar a leitura tão proveitosa, mas quem é fã com certeza vai amar o livro. Ele tem, realmente, a estrutura de um manual, com instruções, apresentações, discussões e, claro, revelações. Você sente como se realmente fosse um Nephilim aprendendo sobre absolutamente tudo, mas claro, que quem já é fã da série já conhece muitas coisas e alguns tópicos podem se entediantes - como são para os próprios personagens, segundo as observações (risos).

Clique nas imagens para ver maior.
 Separei essas imagens para vocês terem um pouco de noção da maneira como Clary, Jace e Simon fazem suas observações e nos divertem ao longo da leitura, mas o achei mais legal, é o fato de Clary ignorar todos os avisos de "papel frágil demais" e fazer com que praticamente todas as páginas contém desenhos feitos por ela. Nós também temos algumas páginas com marcas selecionadas que nos dão a maior vontade de escolher várias e sair tatuando - estou pensando em usar as tatuagens de rena que ganhei em um evento, mas ainda estou com pena! #quemnunca

 Com uma diagramação incrível e conteúdo super completo, "O Códex dos Caçadores de Sombras" não deixa a desejar. Cassandra Clare e Joshua Lewis nos presenteiam com livro maravilhoso, perfeito para uma tarde tranquila, e muito conteúdo que ficará guardado na nossa estante sempre que quisérmos matar a saudade dos caçadores de sombras. 



 A leitora Rena Késsia deixou um comentário aqui no blog dizendo que gostaria de ver mais sobre a diagramação dos livros nas resenhas, então aproveito esse livro com diagramação espetacular pra anunciar que, a partir de agora, todos os livros que tenham algum detalhe em sua diagramação, terão fotos das mesmas postadas na Fanpage do ML. Já postei algumas que já aparecerem aqui no blog esse ano e vocês podem conferir clicando aqui. - tem mais fotos do Códex lá!.