[Resenha] Seis Anos Depois | Harlan Coben

Título: Seis Anos Depois
Título Original: Six Years
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580412536
Número de Páginas: 272
Gênero: Romance, Suspense, Policial
Sinopse: Jake Fisher e Natalie Avery se conheceram no verão. Eles estavam em retiros diferentes, porém próximos um do outro. O dele era para escritores; o dela, para artistas. Eles se apaixonaram e, juntos, viveram os melhores meses de suas vidas. E foi por isso que Jake não entendeu quando Natalie decidiu romper com ele e se casar com Todd, um ex-namorado. No dia do casamento, ela pediu a Jake que os deixasse em paz e nunca mais voltasse a procurá-la.
Jake tentou esconder seu coração partido dedicando-se integralmente à carreira de professor universitário e assim manteve sua promessa... durante seis anos.
Ao ver o obituário de Todd, Jake não resiste e resolve se reaproximar de Natalie. No enterro, em vez de sua amada, encontra uma viúva diferente e logo descobre que o casamento de Natalie e Todd não passou de uma farsa.
Agora ele está decidido a ir atrás dela, esteja onde estiver, mas não imagina os perigos que envolvem procurar uma pessoa que não quer ser encontrada.
Em Seis Anos Depois Harlan Coben usa todo o seu talento para criar uma trama sensacional sobre um amor perdido e os segredos que ele esconde.
"É impressionantes como conseguimos racionalizar tudo quando queremos muito alguma coisa."

  Agora eu, finalmente, entendo o que um amigo quis dizer quando me aconselhou a não começar a leitura de "Seis Anos Depois" à noite porque não iria dormir. Perguntei o porquê, imaginando que o livro poderia ter alguma cena forte demais e ele só me respondeu com "comece a leitura de dia e depois me conte". Foi o que diz e agora passo o conselho à vocês: não comecem a ler esse livro  ànoite porque, provavelmente, você não irá dormir até terminar.
"Lembranças dolorosas nunca chegam suavemente - elas arrombam a porta e entram todas ao mesmo tempo."

 Jacob é um professor universitário que, há seis anos atrás, assistiu ao casamento de sua amada Natalie. Eles eram imensamente felizes e Jake não sabe, até hoje, o motivo de Natalie dizer ser apaixonada por outro homem de uma hora para outra. Além de ter se casado com o tal cara da forma mais rápido possível. Em um dos seus dias comuns na faculdade onde dá aula, Jake se depara com o obituário de um dos antigos alunos e se surpreende ao ver que é Todd, o homem com quem sua ex-namorada se casou. Será que essa seria uma chance de vê-la novamente? Mas se aproximar depois da morte do marido seria uma boa ideia?
"Você fez uma promessa."
  Pode ser contraditório, mas Jake vai ao enterro de Todd na esperança de ver Natalie seis anos depois de vê-la se casando com ele. Seis anos depois de tê-la que não iria atrás dela e que a deixaria em paz. Ao chegar no local Jake é mais uma vez surpreendido: quem é aquela mulher que está no lugar de Natalie? E quem são esses adolescentes que dizem ser filho de Todd? Esquecer Natalie foi uma tarefa que ele não conseguiu cumprir, mas agora ele vai fazer de tudo para encontrá-la.
"Certos homens arrastam uma asa por amores antigos e, alguns, não muitos, ficam completamente incapazes de voar."
 Ainda estou impressionada com a forma como Harlan Coben conseguiu me prender durante a leitura. Ultimamente eu tenho lido livros muito bons, com leitura super fluida e que eu termino de maneira muito rápida, mas nenhum deles me pegou de jeito, como foi com "Seis Anos Depois" apesar de ter sentido falta de alguns pensamentos do personagem principal (algumas vezes ele apenas comenta sobre o fato sem falar o que realmente acha, apenas apresentando-o), acho que o autor fez isso de propósito para que o leitor anseie cada vez por mais e não queira, a nenhum momento, parar a leitura.

 O personagem principal foi muito bem construído e não perde nenhuma de suas características ao longo da história, mas ganha novas. Foi muito bom acompanhar o crescimento de Jacob e ver como ele estava determinado a encontrar Natalie, mesmo sabendo de todas as possibilidades possíveis sobre a vida dela antes e depois de tê-la conhecido. Natalie, por sua vez, se torna uma incógnita para Jacob e para os leitores, uma vez que vamos descobrindo tudo sobre ela e sua história de uma maneira confusa, com pontas soltas. Nada possui um desfecho, ninguém sabe onde ela pode estar e, principalmente, nós nem sabemos quem ela é realmente.
 A diagramação do livro é bem simples e, apesar das páginas amareladas, eu fiquei com a vista cansada por conta das letras que me pareceram menores do que o normal. Eu gostei bastante da capa da Arqueiro, ainda mais da forma que eles organizaram a fonte do título e não gosto muito da capa original - sempre achei sem noção a maneira como algumas editoras estrangeiras usam uma imagem que quase não pode ser vista de forma detalhada, já que o título do livro e o nome do autor são com uma fonte gigante e com cores chamativas em contraste com a imagem.

"Seis Anos Depois" foi uma bela surpresa. Um livro que fala sobre as verdades e mentiras que escolhemos guardar para nós mesmos e sobre confiança; Jacob descobriu que não conhecia Natalie por completo, mas não deixou de confiar em nenhum minuto. Harlan Coben prende o leitor do inicio ao fim e nos presenteia com uma incrível leitura. Mal posso esperar para ler mais livros do autor.