[Resenha] Antes Que o Verão Acabe | R. Dover


Título: Antes Que o Verão Acabe
Autora: R. Dover
Gênero: Romance
Sinopse: Brígida, Daniel e Vitor se conheceram em um verão quando crianças. Juntos formaram um trio inseparável durante anos e se não fosse pela antiga amizade, Brígida e Daniel até fariam um casal que teria tudo para dar certo. Porém, o forte laço se rompe quando Brígida, sem dar motivos, foge para o exterior. Após oito anos, Brígida ainda carrega o segredo que a levou embora, mas volta para seus grandes amigos com esperança de reparar os erros do passado. Nem todos os corações estarão preparados para perdoá-la e agora ela precisa se resolver com todas as palavras não ditas antes que o verão acabe.
"Quando as lágrimas vieram, nada vez com que elas parassem, como se fossem iguais a propulsores de montanha russa, uma vez desengatadas, só quando a pista acaba é que param, lentamente, até você perceber que a corrida já passou e que pode levantar novamente."

 Quando a R. Dover me convidou para ser sua leitora beta eu me senti muito honrada. Eu já ouvia falar muito bem dela graças a uma amiga que temos em comum (Maju, sua linda) e, quando recebi seu convite, não pensei duas vezes. Nos conhecemos pessoalmente na Bienal de São Paulo, ela me entregou seu manuscrito e eu mal podia esperar para conhecer a história de Brígida, Daniel e Vitor, ainda mais depois da resenha do Sociedade do Livro. Quando comecei a leitura, não queria largar mais e estava disposta até a perder uma ou outra aula em plena véspera do vestibular para ler "Antes Que o Verão Acabe".
"Estava bem nenhum dos dois encarar a verdade."
 Brígida, Daniel e Vitor são amigos. Na verdade, Brí quer ser amiga dos dois meninos que passam todos os verões no mesmo lugar que ela. Aos poucos ela consegue conquistar Vitor, que a acha engraçada e divertida, mas Daniel não consegue ver nada mais do que uma pirralha. Acontece que os meninos tem 13 anos e ela apenas 8, mas talvez isso não os impeça de ter uma amizade duradoura. Depois de alguns passeios e algumas horas juntos, Daniel até que se acostuma com a ideia de Brígida ser amiga deles, mas o verão está acabando e a dúvida chegando: será que daqui a um ano eles irão se ver novamente?

 Eles se reencontram (não vou dizer quando nem onde pois isso faz parte das surpresas) e uma amizade extremamente forte surge entre os três. Sim, Daniel já aceitou a ideia de ser amigo de Brí e, quem sabe até algo mais. Anos se passam, eles vivem momentos inesquecíveis e, de uma hora para outra, Brígida vai embora sem dizer para onde nem porquê, deixando os amigos confusos e decepcionados. Anos se passam até que ela resolva voltar e tentar reparar o erro, mas ainda não está disposta a contar o verdadeiro motivo de sua partida e será que todos estarão dispostos a perdoá-la?

 A escrita de R. Dover é totalmente envolvente. A narrativa em terceira pessoa nos permite acompanhar cada personagem sem ficar preso a apenas um ou dois, de maneira que sabemos tudo o que se passa. O ritmo da leitura não se perde no meio do caminho e o leitor só tem vontade de ler mais e mais. Em nenhum momento eu tinha vontade de parar e, quando tinha que parar, ficava pensando na história, analisando os fatos e pensando no que viria a seguir. Uma das coisas que mais gostei é que o livro é dividido entre a infância, adolescência e juventude dos personagens, mas tudo isso em flashbacks. Enquanto acompanhamos eles já adultos, depois da volta de Brí, acompanhamos também o que aconteceu até que eles chegassem até ali e isso, sem dúvidas, torna a leitura ainda mais dinâmica.

 A construção dos personagens também está impecável. A autora consegue diferenciar o Daniel, a Brígida e o Vitor crianças dos adolescentes e dos adultos. Consegue mostrar a mudança de pensamento do Daniel em relação a Brigida, a amizade dela com Vitor sendo bem diferente da amizade com Daniel, a situação do Vitor estando entre os dois e querendo fazer com que fique juntos mas não poder fazer nada significativo ao mesmo tempo.

 Eu fiquei, o tempo todo, tentando achar alguma oportunidade de palpitar sobre "a fuga de Brígida", digamos assim. Eu me apaixonei por Daniel, tive uma imensa vontade de me tornar amiga de Vitor e queria gritar com Dan e Brí por serem tão... lentos. Ok. Nem tanto. Existem outros personagens que também são BEM importantes, mas vou deixar que vocês fiquem um pouco curiosos para saber mais a respeito. No final, a autora ainda tem uma surpresinha para os leitores...

 "Antes Que o Verão Acabe" é um livro que fala sobre como, muitas vezes, perdemos a oportunidade de fazer algo ou estar com alguém que gostamos por conta de incertezas. Daniel, Brígida e Vitor são personagens que mostrarão aos leitores a importância de uma verdadeira amizade e como devemos aproveitar cada minuto ao lado de quem gostamos, afinal, é melhor se arrepender de ter feito algo do que ficar na dúvida de como poderia ter sido. Desejo que a autora escreva muitos outros livros e que muitos leitores se encantem com essa história maravilhosa.


 E se você gostou da resenha, clique aqui para adquirir seu e-book na Amazon por apenas R$3,99.



Comentários

  1. Gostei da resenha e da sinopse do livro também!Estou curiosa para saber o que Brigida fez (ou deixou de fazer) para ir embora sem ,ao menos,dar satisfaçao.A unica coisa que achei um pouco inviavel (mas nao impossivel) foi a amizade entre pessoas com a diferença de idade deles,principalmente quando a Brigida era criança e Daniel e Vitor adolescentes.

    Bj

    ResponderExcluir
  2. AI MEU DEUS DO CÉU E DO UNIVERSO, SANTINHO DOS ESCRITORES INICIANTES! MORRI katabloft! Cai dura! Estou estatelada no chão nesse exato momento tentando me recuperar da sua resenha. AI MEU DEUS! AI MEU DEUS! Só de saber que você gostou do livro já me deu um alivio incrível!!!!!!!!
    Mari, você é muito querida e agradeço todos os dias a Maju ter me apresentado a você para que lesse meu livro! Estou imensamente feliz e apaixonada pela resenha! Vou imprimir e colar com moldura na parede do quarto!!!!!!
    Muito, muito, muito, muito obrigada!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa que livro gostoso, quem não ficaria honrada não é mesmo. Amei a sua resenha, e fiquei super curiosa para ler o livro, fico imaginando, querer matar aula para terminar de ler o livro hahahaha eu já senti vontade de fazer isso até com o serviço hahahaha.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  4. Deve ser sido demais mesmo poder conferir o manuscrito deste livro, fiquei encantada e ao mesmo tempo louquinha de curiosidade, pois parece ser mesmo um livro com uma leitura cativante!! Aguardarei pelo lançamento e lerei para matar minha curiosidade sobre Brigida!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Eu estava esperando você postar essa resenha para ver se iria adquirir ou não. Resultado: já tenho Antes que o verão acabe em meu kindle!
    Deve ser bem legal ser leitora beta e ter suas opiniões levadas em conta pela autora e li os dois primeiros capítulos e adorei! A autora realmente escreve muito bem, obrigada pela dica Mari

    ResponderExcluir
  6. Poxa, q história bacana!
    já havia gostado da sinopse, qnd li a resenha gostei mais ainda!
    Gosto desse tipo de história, q envolvem amizades verdadeiras e até msmo uma pitada de mistério!
    Qro ser amiga deles tbm =)
    O melhor de td é ela ser tão baratinha neah ^^

    ResponderExcluir
  7. E mais uma se junta ao clube rsrsrs Gostei tanto da resenha que resolvi comprar o ebook :P
    A história me lembrou um pouco a trilogia verão... Que foi muito gostosa de ler, até mesmo o nome me lembrou esses livros...
    Vamos ver se irei gostar tbm!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oii Mari o/
    Adorei a premissa do livro e a história em si.
    Fiquei curiosa para saber os segredos e o fim do livro.
    O e-book tá baratinho! Comprarei com certeza!
    Beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas