[Resenha] Cidade do Fogo Celestial | Cassandra Clare

 
Titulo: Cidade do Fogo Celestial
Titulo Original: City of Heavenly Fire
Autora: Cassandra Clare
ISBN: 9788501092731
Editora: Galera Record
Número de Páginas: 534 
Gênero: Literatura Fantástica
Sinopse: ERCHOMAI, Sebastian disse. Estou chegando. Escuridão retorna ao mundo dos Caçadores de Sombras. Enquanto seu povo se estilhaça, Clary, Jace, Simon e seus amigos devem se unir para lutar com o pior Nephilim que eles já encararam: o próprio irmão de Clary. Ninguém no mundo pode detê-lo — deve a jornada deles para outro mundo ser a resposta? Vidas serão perdidas, amor será sacrificado, e o mundo mudará no sexto e último capítulo da saga Os Instrumentos Mortais.
"Somos todos parte do que nos lembramos. Guardamos em nós as esperanças e os medos daqueles que nos amam."

 Depois de dois longos anos (o livro anterior foi lançado nos EUA em 2012, no Brasil em 2013) chegou a hora de se despedir de Jace, Clary, Simon, Izzy, Alec e Magnus e saber o que acontecerá no final da série "Os Instrumentos Mortais". 

 Não quero comentar muito sobre a história em si pois qualquer coisa pode ser um grande spoiler, tendo em vista que esse é uma série com 6 livros, mas tenho que destacar que o livro tem mais emoções do que podemos imaginar. Temos muitos detalhes, cenas de tirar o fôlego e de cortar o coração e, no final, não conseguimos nos decidir se estamos felizes de saber o final ou se estamos tristes em chegar ao final.
''Isto - indicou sua Marca de parabatai - significa que você é minha metade, a melhor de mim, e eu me importo mais com você do que comigo. Lembre-se disto."
 Emma é uma das personagens mais fortes de Cassandra, Clary não deixa a desejar e está mais forte, Jace é uma pessoa melhor e adoro cada vez mais sua personalidade, Magnus rouba a cena quando aparece, Alec tem sua importância, Alec dá vontade de levar pra casa, Simon tem um final surpreendente e muita importância durante a trajetória de Clary, Izzy é a amiga que todos queriam ter e Sebastian, bom.. é um personagem que está dividido entre o bem e o mal e, para saber mais, vocês precisam ler.

 A narrativa tem um ritmo ótimo, percebemos toda a evolução de Cassandra até o momento, mesmo com as mais de 500 páginas não sentimos a leitura cansativa e não queremos parar a nenhum momento. Toda a trama foi muito bem planejada, com todos os elementos que adoramos nos outros livros estão presentes de uma forma ainda melhor e o final não poderia ser mais perfeito. Cassandra já disse que ainda pretende escrever mais sobre o mundo dos caçadores e podemos perceber ao longo da leitura que algumas coisas poderão ser abordadas pela autora em livros futuros, pois ela deixa algumas pontas soltas.
"Contando que exista amor e lembrança, não existe perda de fato."
 A verdade é que é bem difícil falar de livros que são de séries, principalmente quando se trata do final de uma, por isso peço que cada um de vocês que tenha lido o livro entre em contato comigo porque eu necessito falar sobre a Clave, sobre Valentim e a batalha. "Cidade do Fogo Celestial" tem um final memorável e nos deixa emocionados e tristes ao mesmo tempo. Neste livro tivemos a presença de personagens importantes que deixarão os leitores surpresos, empolgados e, claro, ansiando por mais. Cassandra nos deixa lições sobre amor, amizade e familia, além de marcar nossas vidas com personagens sensacionais que nos mostraram o amor em geral. E eu só tenho três palavras para este livro e toda a série: já sinto saudade.