[Resenha] Sábado à Noite 3 - Com Amor e Música | Babi Dewet


Título: Sábado à Noite 3
Subtitulo: Com amor e música
Autora: Babi Dewet
ISBN: 9788563993984
Editora: Generale
Número de Páginas: 330
Gênero: Literatura Juvenil, Romance
Sinopse: Esse pode ser o fim da trilogia, mas “Sábado à Noite 3 – Com amor e música” é apenas o começo da vida de Daniel Marques, o famoso vocalista e guitarrista da Scotty. Alta Granada não é mais o palco principal, agora, a banda formada por ele, Caio, Rafael e Bruno toca em shows lotados no país inteiro. Os músicos já não são mascarados amadores, são reconhecidos e estão aproveitando o máximo no melhor estilo rockstar, sem precisarem esconder os rostos, estampados nas capas de revistas, jornais e nos noticiários. Amanda, por outro lado, deverá decidir entre viver o sonho de sua vida ao lado de quem ama ou continuar na segurança da cidade pequena de sempre. Será que ela pode ser muito mais do que os outros pensam? Jogar tudo para o alto e lutar pelo amor nascido nas praias do interior e nos bailes de sábado à noite do colégio valerá a pena? Junto a seus melhores amigos, Daniel e Amanda enfrentarão a maior decisão de suas vidas no desfecho tão esperado dessa história. Junte-se a eles e mergulhe nas páginas recheadas de música, dramas e amizade do último volume de SAN.
"Era como se sua vida estivesse incompleta, sem sentido. E ninguém pudesse substituir isso."
 Conheci SAN graças a uma amiga durante a Bienal de 2011, porém apenas em 2012 conheci a Babi pessoalmente e pude garantir meu autógrafo, meu livro e minha foto. O carinho pela Babi e seus personagens foi crescendo a cada evento e cada encontro. Na Bienal de SP, neste ano, estava andando pelos corredores e comentando com minha mãe que não havia encontrado muitos autores que queria rever, principalmente a Babi, que estava lançando SAN3 e que.... epa! "Aquela ali é a Babi!"(risos) Pude abraçar, apertar e matar as saudades da Babi e, claro, garantir meu livro. Comecei a ler SANlogo depois que cheguei no Rio e não consegui fazer a resenha até hoje. Por que? Porque ainda não acredito que a trilogia "Sábado à Noite" chegou ao fim.

 Amanda e Daniel passaram por altos e baixos nos dois primeiros livros da trilogia. Quando conhecemos esses dois personagens que ganharam nossos corações, Amanda era fútil e Daniel um fofo toda vida, mas durante o primeiro e o segundo volume eles foram amadurecendo, até que neste terceiro volume já são adultos. Adultos com problemas, incertezas e muito amor.
"Ele sorriu sozinho, quase malicioso. Como a vida era fácil sendo um Scotty. Não feliz. Fácil."
 Já se passaram alguns anos desde que Daniel e os meninos da banda Scotty deixaram a cidade de Alta Granada para seguir o sonho de ter sucesso com a banda. Eles conseguiram, acabaram perdendo o contato com as pessoas da antiga cidade, mas isso não significa que as esqueceram. Principalmente se tratando de Amanda, já que Daniel é apaixonado por ela e não consegue esquecê-la mesmo tendo se envolvido com várias mulheres. Surge então uma oportunidade de os dois se reencontrarem e de Daniel tentar reparar um grande erro. Será que ele consegue?

 Eu ainda não tenho palavras para descrever esse livro.  Todos nós sabíamos que este era um livro cheio de amor e música, mas ele foi além de minhas expectativas. Muito além! Eu não quero falar tanto dos personagens e da história pois imagino que alguns não leram nem o segundo livro, então não quero que vocês deixem de se surpreender durante a leitura, mas garanto que os personagens, no geral, estão mais maduros, porém continuam tão divertidos, ou melhor, mais divertidos do que antes.

 Babi focou bastante na história dos outros marotos dessa vez, fazendo com que nenhum deles fosse esquecido e que tivessem seus momentos importantes, assim como Amanda e Daniel. Foi muito bom acompanhar o sucesso da Scotty, a vida de celebridades nos bastidores e as confusões em que eles estão envolvidos, ao mesmo tempo que pude matar a saudade de personagens queridos como Kevin, Maya, Anna, Bruno e Rafael.

 A escrita de Babi é sempre ótima. A narrativa em terceira pessoa é muito rápida e nos permite tirar nossas próprias conclusões a respeito de cada situação. Temos muito diálogos, que tornam a leitura ainda mais dinâmica e, quando chegamos ao final, nem parece que acabamos de ler 300 páginas. Falando do final, tenho que admitir que fiquei emocionada ao relembrar momentos dos marotos e me dar conta de que era realmente o final da trilogia.

 Eu adoro as capas que a Generale preparou. Elas continuaram a seguir o gênero da capa da primeira edição (independente) de SAN e só ficaram melhores. Essa se tornou minha favorita por retratar um momento importante e mostrar a mudança de Daniel, além de ser cheia de detalhes.

 Babi Dewet encerra sua trilogia realmente com muito amor e muita música. "Sábado à Noite 3" cumpre com a promessa de envolver ainda mais os leitores e nos deixar com muita saudade antes mesmo de chegar ao fim. Daniel e Amanda são personagens que, junto aos seus amigos, me mostraram o valor da verdadeira amizade e me lembraram que todos podemos ter dúvidas na vida, o importante é não esquecer quem realmente somos e qual o verdadeiro motivo de estarmos onde estamos. Babi, te aplaudo de pé por essa trilogia maravilhosa e mal posso esperar pelos seus próximos livros.


 Não deixem de conferir o booktrailer do livro, que vai fazer os que estão com vontade de ler ficarem ainda mais ansiosos e os que não haviam se interessado ficarem curiosos a respeito: