[Por Dentro dos Eventos] Feira de Cultura Literária 2014

 Quando recebi um convite para participar na organização da Feira de Cultura Literária da Região da Leopoldina fique muito animada, mas não imaginei que chegaríamos tão longe, admito. Desde o meu primeiro ano do Ensino Médio convido autores para realizarem palestras no colégio em que estudo e, neste ano (que é o meu último no colégio), a ideia da coordenadora do GAU, Dirce Ramos, era realizar um evento literário em uma região carente de eventos há algum tempo. Logo ela me informou o local que a feira seria realizada e, assim, eu estava livre para fazer os convites.

 A quantidade de autores que foram aceitando o convite e que entravam em contato querendo participar me deixou muito feliz. As editoras também foram abraçando o projeto e nos deixando ainda mais animados. Nossa feira foi divulgada no Jornal Extra (e mais dois jornais da região no dia do evento), o que fez com que mais autores e editoras entrassem em contato. Na semana da feira já contávamos com mais de 10 editoras e 40 autores.
 O grande dia chegou. Cheguei cedo no Salão Nobre do Olaria Atlético Clube para recepcionar os autores e editoras, juntamente a coordenação do GAU. O evento não era apenas do colégio, não era uma feira escolar. Era uma feira aberta ao público em geral e que tinha como objetivo principal, o incentivo à realização de eventos como esse em nossa região, além da divulgação de nossa literatura nacional. Os leitores, blogueiros e visitantes foram chegando e logo já estava na hora da primeira palestra.
  A primeira mesa de debate mediada por mim foi com o tema "Romances e algo mais". Convidei quatro autoras que escrevem romances de maneiras diferentes. A Bianca Carvalho, autora da Trilogia das Cartas, escreve sobrenatural com romance; a Christine M., autora de Sob a Luz dos Seus Olhos e Enquanto a Chuva Caia, escreveu um romance romântico, uma distopia com romance e um policial com romance; a Samanta Holtz, autora de O Pássaro e Quero Ser Beth Levitt, escreveu um romance de época e outros dois romances contemporâneos; e Janda Montenegro, autora de Por Enquanto, Adeus, escreveu um romance baseado em fatos reais. Uma das perguntas que fiz para elas foi como elas conseguem ser criativas e escrever bons romances que tanto agradam o público, uma vez que, nos dias de hoje, todos os outros gêneros literários tem um pouco de romance envolvido. As autoras deram algumas dicas para os leitores presentes e acho que todos aproveitaram bastante o bate-papo.
A segunda mesa de debate foi com autoras de gêneros variados: Aimée Oliveira, Clara Savelli, Márcia Rubim, Carolina Estrella, Lu Piras e Thati Machado apresentaram seus livros para os leitores presentes: Pela Janela indiscreta, Mocassins & All Stars, Adeus à Humanidade, Garota Apaixonada Para Sempre, Um Herói Para Ela e Ponte de Cristal, respectivamente. Elas responderam as perguntas de maneira animada e acredito que tenham encantado o público pelos comentários da platéia.
 Depois foi a vez da Carina, da Editora Valentina, apresentar as autoras nacionais da editora, além de comentar sobre alguns lançamentos e livros já publicados pela Valentina. Tammy Luciano falou sobre Sonhei Que Amava Você, seu mais novo livro; Fernanda Belém falou sobre Ah, o Verão! seu primeiro livro lançado pela editora e Fml Pepper falou sobre sua Trilogia Não Pare! que será lançada no próximo ano.
 Subi ao palco mais uma vez para falar sobre "Literatura Contemporânea para Adolescentes". Luciane Rangel, autora de Tenshi; Graciela Mayrink, autora de Até Eu Te Encontrar e A Namorada do Meu Amigo; Babi Dewet, autora da trilogia Sábado à Noite; Giulia Paim, autora de Boston Boys e Iris Figueiredo, autora de Dividindo Mel e  Confissões On-Line, contaram ao público presente como é escrever diretamente para os jovens e como é sua interação com eles. Elas contaram como foi publicar o primeiro livro e o que fazem para atrair e agradar os leitores.
  Para fechar as mesas de debate do evento, mediei um bate-papo sobre "Literatura Fantástica no Brasil" com a presença dos autores Fábio Abreu, Conto dos 7; Leandro Schulai, autor da série O Vale dos Anjos; Larissa Siriani, autora da trilogia Coração da Magia e Renata Ventura, autora da série A Arma Escarlate. Os autores falaram sobre a criação dos personagens, a presença de outros elementos para tornar a fantasia ainda melhor na história, o processo de escrita, além da aceitação desse gênero pelas editoras no Brasil, atualmente.

 Falando de editoras, deixo meu imenso OBRIGADA para as editoras que acreditaram em nosso evento e estiveram presentes com seu apoio, divulgação e estandes: Grupo Editorial Novo Conceito, Editora Era Eclipse, Editora Valentina, Grupo 5w, Editora CBJE, Editora FTD, Editora Lexikon, Editora Moderna, Editora Panda, Editora Zit, Indigo Books e JAJ Distribuidora e Comércio de Livros.

 Além dos autores que estavam nas mesas de debate e palestras, mais de 40 autores estiveram presentes autografando seus livros para os leitores. Deixo o meu MUITO OBRIGADA a cada um dos autores presentes: Adriana Brazil, Aimee Oliveira, Babi Dewet, Bianca Carvalho, Bruna Fontes, Bruna Paiva, Camille Labanca, Carlos Eduardo Bezerra, Carolina Estrella, Cátia Mourão, Christine M., Clara Savelli, Edson Gomes, Eduardo Albuquerque, Eduardo R. S., Emes de Fátima, Fábio Abreu, Fátima Venceslau, Fernanda Belém, FML Pepper, Graciela Mayrink, Giulia Paim, Iris Figueiredo, Janda Montenegro, Larissa Siriani, Leandro Schulai, Leonardo Medeiros, Lu Piras,  Luciane Rangel, Lucinei Campos, M. Pattal, Marcia Rubim, Marco de Moraes, Nanuka Andrade, Rafael Lima, Renata Ventura, Samanta Holtz, Sidney Santborg, Tammy Luciano, Thati Machado e Vinicius Grossos.

 Não tirei foto com todos nem pude conversar por muito tempo por conta da ordem das mesas e sorteios, aliás, quero deixar um agradecimento especial ao Grupo Editorial Record pois, mesmo não podendo estar presente com estande, enviou 20 livros que fizeram os leitores ficarem ainda mais animados depois das palestras. Super obrigada pela parceria, pessoal!

 Vocês podem conferir algumas fotos do evento (se você esteve presente e puder enviar algumas, envie por inbox na página do ML que darei os devidos créditos) clicando aqui e, logo abaixo, confiram um vídeo rápido da Feira:

Comentários

  1. todos extremamente talentosos e que merecem seu máximo reconhecimento
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Foi um evento muito fofo. Parabéns Mari que seja o primeiro de muitos RSR Pena que eu não pude ficar muito tempo... Esse ano com o final da faculdade está tudo uma correria.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Mariana, MUITO obrigada pelo seu convite. Foi um prazer participar do evento. Fiquei tão feliz ♥ Pode contar comigo para todas as suas empreitadas no futuro! E agora eu quero você mediando bate-papo no lançamento do meu próximo livro, hein hahaha
    Beijos
    Iris
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas