[Resenha] O Melhor de Mim | Nicholas Sparks


Título: O Melhor de Mim
Título Original: The Best of Me
ISBN: 9788580410495
Editora: Arqueiro
Número de Páginas: 272
Gênero: Romance, Drama
Sinopse: Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois.
"Eu lhe darei o melhor de mim [...]"

  Me julguem mas Nicholas Sparks é e sempre será meu romancista favorito. Ele pode ser clichê quantas vezes quiser, pode criar personagens parecidos uns com os outros mas, pra mim, ele sempre tem "o algo mais" que eu procuro nos livros. Gosto mais de uns do que de outros (nada supera Querido John para mim!), porém faltava O Melhor de Mim na minha estante. Eu não tinha o livro com a capa antiga da Arqueiro e não faço a menor ideia do porquê de eu não ter lido o livro, mas quem resiste a essa capa maravilhosa inspirada no filme?

"Ele era diferente em uma família que valorizava a lealdade entre si e a conformidade com os próprios padrões acima de tudo o mais. Não poderia haver pecado maior do que esse."
 Dawson é diferente de todos os outros membros de sua família. Eles são conhecidos na cidade principalmente por serem sem caráter, e as pessoas tentam evitar qualquer um da família Cole a todo custo. Mas Amanda não. Ela, uma menina de família rica, tinha tudo para ser mimada porém vai contra os esteriótipos e vira amiga de Dawson, o garoto que é tímido e solitário, até que a amizade se transforma em amor.
"Com Amanda, era fácil para Dawson  ser ele mesmo. Pela primeira vez na vida, ele se sentia feliz."
 Dawson e Amanda viveram dias incríveis até que Dawson resolve terminar o relacionamento. O motivo é nobre, mas Amanda não vê assim. Anos se passam até que, de certa forma, um amigo que ajudou no passado acaba fazendo com que eles se encontrem novamente. Dawson agora trabalha em uma plataforma de petróleo e é mais sozinho do que antes, Amanda é casada, mãe de três filhos, mas não é completamente feliz. Será que o destino resolveu unir os dois para dar uma nova oportunidade? Ou será que os dois precisavam terminar a história que foi deixada em aberto há anos?
"Sabia que Amanda sempre seria a melhor parte dele, o "eu" que Dawson passaria a vida inteira desejando conhecer."
 Querido John é meu livro favorito da vida (por diversos motivos) e, desde que o li pela primeira vez, em 2011, gostei de todos os livros de Nicholas de maneiras diferentes, mas O Melhor de Mim foi o que mais se aproximou em termos de emoção. Não sei se é por fazer algum tempo que não leio um livro do Nicholas, ou simplesmente porque existem algumas coisas parecidas entre as duas histórias (não é totalmente igual, mas existem alguns aspectos que se parecem tanto com o livro do John quanto com O Diário de Uma Paixão), mas eu realmente amei essa história.

 Considero a narrativa de Nicholas única. Como eu já disse, ele é sim clichê, mas o cara tem algo que torna cada livro diferente do outro mesmo sendo muito parecidos. Nós, que estamos acostumados com seu estilo de escrita, já sabemos como a história vai começar, como os capítulos serão organizados e como a história irá se desenvolver até o epílogo, mas ele sempre consegue surpreender de alguma forma. Temos as frases de efeito, os mocinhos que sempre pensam no melhor para a mocinha, a mocinha que resolveu ter uma nova vida mas ainda pensa no mocinho que ficou no passado, e por aí vai, mas sempre tem algum acontecimento que vai te deixar de boca aberta, que vai te fazer amar os personagens ainda mais.
 A diagramação do livro é simples, as folhas são amareladas e as fontes e espaçamento ajudam no rendimento da leitura. Achei a capa da nova edição maravilhosa (mal posso esperar para assistir o filme), mas a capa anterior (lado esquerdo) não havia chamado minha atenção, apesar de ser "bem Nicholas". Não aguento com essas capas americanas do Nicholas, gente. Para mim, as histórias podem até ser clichês, mas as capas não. Agora todas tem as capas com pôster do filme, mas as primeiras edições são todas com esse destaque no título e nome do autor, e um fundo com uma paisagem. Eu não compraria (risos).

 Amor e escolhas são os assuntos principais de mais esse romance mágico de Nicholas Sparks. O Melhor de Mim nos lembra que é importante pensar em si mesmo, porém quando gostamos de alguém, é importante fazermos essa pessoa se sentir amada. Nicholas, como sempre, nos mostra o amor verdadeiro e como é possível chorar e rir com uma mesma história. Este entrou para o meu Top 5 do autor, super recomendo!


Comentários

  1. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
    NÃO CREIO QUE VC LEU!
    EU AMO ESSE LIVRO!

    PARABENS MARI AMEI A RESENHA

    ResponderExcluir
  2. Não li nada do Nicholas ainda e sinceramente não tenho a mínima vontade. As estórias do livro dele não me despertam curiosidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Secalhar é porque nao gosta de romances... se lesse livros dele ficaria espantada....

      Excluir

Postar um comentário

Não saia sem comentar!
Queremos saber sua opinião ;)

Postagens mais visitadas